Card na Manga

Close

Como vencer mais jogos - parte 4

Último artigo da série de dicas para melhorar seu desempenho no Hearthstone

Eu sei que atrasei, mas chegou o grande dia de terminamos nossa série de "Como vencer mais jogos". Tentei, com essa série, ajudar cada um de vocês a melhorar o desempenho na ranqueada de Hearthstone. Lembrando que essa série de dicas foi originalmente publicada pelo Tom Wayland, Coach de Hearthstone, em seu twitter.

Nela, já falamos de:

  1. 1. Otimização de Mulligan;
  2. 2. Estrutura de Turnos;
  3. 3. Plano de Jogo.

Em todos esses artigos frisei o quanto é importante pensar sobre seu jogo após o final dele. Essas reflexões fazem com que não cometamos os mesmos erros, nos ensinam novas alternativas e nos abrem a mente pra outras possibilidades de ação ou reação durante uma partida de Hearthstone. Hoje, vou dar dicas de como estruturar essas reflexões.

  1. 4. Como estruturar suas reflexões após uma partida de Heathstone

Primeiro passo:

Tente se lembrar do turno mais importante do jogo, aquele em que você não soube ao certo qual carta jogar, ou não tinha certeza de que deveria fazer trocas ou ir face.

Se você não conseguir se lembrar exatamente qual turno foi esse, você pode usar a ferramenta de Replay do HS Deck Tracker, lá você vai poder rever toda sua partida de uma forma mais dinâmica.

Após se lembrar desse turno, se pergunte: essa decisão que tomei funcionou como eu esperava? Ou havia outra escolha que poderia ter funcionado melhor?

Aqui, temos duas opções:

  • - Se sua escolha funcionou, você consegue justificar por que ela é melhor do que a outra alternativa que você tinha no turno? Você faria a mesma escolha se estivesse novamente na mesma situação?
  • - Se sua escolha não funcionou, você consegue justificar por que a outra alternativa era melhor? Seria melhor tentar uma outra alternativa se você se encontrasse nessa situação?

Segundo passo:

Depois que você pensar sobre o que expliquei no primeiro passo, escreva uma anotação, um tópico sobre seu aprendizado. Acredite, o momento mais importante do seu aprendizado é realmente fazer essas reflexões.

Se você não tem experiência, não se preocupe. Num primeiro momento seus tópicos serão mais gerais. Mas eles te ajudarão a melhorar seu desempenho como um todo, ao invés de melhorar com aquele deck em específico.

Quer exemplos: quantas vezes você se esqueceu da regra básica de sempre comprar/criar cartas primeiro? Ou quantas vezes você se esqueceu de checar se tem dano letal disponível?

Quando você adquirir mais experiência no jogo e nas suas reflexões, elas se tornarão mais específicas e te ajudarão a melhorar nos decks e confrontos específicos.

Terceiro passo:

O ultimo ponto é criar diversos tópicos que somados te trarão o melhor plano de jogo para determinados confrontos. É assim que jogadores profissionais conseguem a melhor taxa de vitória em confrontos específicos. Eles conseguem jogar centenas de jogos com o mesmo deck e isso permite que encontrem o melhor plano de jogo pra cada confronto.

Mas atenção, mesmo que você ache que seu plano de jogo é perfeito, você deve continuar refletindo após cada jogo. Talvez você encontre algo que tenha passado batido e ganhe ainda mais conhecimento extra.

Esse foi o ultimo artigo da série e eu gostaria que vocês deixassem nos comentários dicas e sugestões para mais artigos relacionados ao competitivo ou para melhorar seu desempenho no jogo. Tentarei usar essas sugestões e trazer mais artigos voltados ao tema para o Card na Manga.

See ya.

Siga a gente nas redes sociaisFacebookTwitter e Instagram

Apaixonado por Card Games, Roguelikes e pela série Souls, sempre quis escrever sobre jogos e ajudar a comunidade de Hearthstone no Brasil. A crise dos 30 deu um empurrão para ir atrás desse velho sonho.