Card na Manga

Close

Ironforge - Análises do primeiro Master Tour de 2021

Uma análise do final de semana de disputas do Master Tour Ironforge, primeiro campeonato do ano competitivo de Hearthstone

Nesse fim de semana, de 12 a 14 de março, aconteceu o Master Tour Ironforge, evento que praticamente encerrou o Ano da Fênix em Hearthstone.

Vencido por KZGXiaobai, em grande confronto contra Maverick, o torneio vai muito além das finais: foram 392 competidores que se dedicaram durante meses nas classificatórias e nas ranqueadas. Destes, 15 brasileiros que tiveram um desempenho incrível e mostraram que o país tem muito a mostrar no cenário.

E o Card na Manga traz, como já é de costume, os dados e algumas análises do fim de semana. Os dados estão disponíveis no Off Curve, do Steve Lubitz.

Os decks mais usados e os mais vitoriosos

O domínio da Master Tour Ironforge foi, com sobras, para Sacerdotes Highlanders e Ladinos Whirlkick. A versão de Paladino Libram também não desapontou em participação, sendo usada inclusive pelo vencedor da edição. Confira os decks mais usados (clique na imagem para ampliar):

Ironforge - Classes e arquétipos mais usados
Ironforge - Classes e arquétipos mais usados

É sempre curioso observar a taxa de vitória dos decks. A versão de Bruxo Galakrond apareceu com a maior taxa de vitórias, mas não é muito utilizada. No formato MD5, como o utilizado em Ironforge, a classe esteve bastante presente, sendo a versão Zoo a mais consistente (clique na imagem para amplar):

Ironforge - Taxa de vitória dos decks
Ironforge - Taxa de vitória dos decks

Composições mais usadas

Um Master Tour Ironforge dominado pela composição formada por Druida Highlander, Paladino Libram, Sacerdote Highlander e Ladino Whirlkick. Foram 6,1% de uso, ou seja, 24 participantes com essa composição

Por outro lado, a composição usada por Xiaobai (Paladino Libram, Ladino Whirlkick, Bruxo Zoo e Guerreiro Enrage) é vista em apenas 0,5% das composições. A distribuição foi a seguinte (clique na imagem para ampliar):

Ironforge - Composições mais usadas
Ironforge - Composições mais usadas

Classes mais banidas

A composição utilizada por Xiaobai tinha a clara intenção de banir Sacerdotes e, caso o oponente não utilizasse a classe, Ladinos. Da mesma forma, as outras composições têm como foco o banimento de uma das duas, sendo as maiores ameaças do ponto de vista dos jogadores.

O desempenho dos brasileiros

Tivemos 15 brasileiros na disputa. Eles vêm apresentando um desempenho consistente já há um tempo, mesmo num cenário sem muito incentivo. Os destaques dessa edição do Master Tour ficam pro Pascoa, velho conhecido da torcida, e UnholyMurloc, que conquistaram 7 vitórias. Ainda no top 100, tivemos a Nayara Silvestre e Davi "Fled", com 6 vitórias cada. Veja o desempenho dos nossos 11 representantes:

Ironforge - Desempenho dos brasileiros
Ironforge - Desempenho dos brasileiros

O top 8

7 partidas do mais alto nível disputadas pelos 8 melhores competidores de Hearthstone do torneio. Confira o chaveamento dos confrontos:

Ironforge - Confrontos do top 8
Ironforge - Confrontos do top 8

Caso você queira, esse é o VOD de todas as 7 partidas.

A final

A grande final, disputada por KZGXiaobai e Maverick, teve um impressionante resultado para o chinês: um 3 a 0 que não permitiu chance de reação da parte de Maverick. Os destaques de cada uma das partidas foram:

  • - Na primeira partida, Xiaboai optou por reduzir ao máximo o custo de seus Gigantes de Carne, conseguindo descer ambos no turno 6. Com a redução de custo foi possível jogar Vassoura Animada e Sussurros Sanhosos, permitindo limpar todo o campo de Maverick e construindo uma mesa que dificilmente seria respondida. Dessa forma, o turno selou a vitória da primeira partida;
  • - Na segunda partida, foi a vez de Janice Barov mostrar que todo campeão também conta com a sorte. No turno 5 ela gerou um valor imenso para Xiaobai, invocando Golias Totêmico e Grifo do Carrossel. Maverick gastou todos os recursos disponíveis para eliminar o Grifo do Carrossel e não conseguiu boas compras nos turnos seguintes;
  • - A ultima partida foi a mais tranquila para Xiaboai. Ele esteve no controle durante todo o tempo, tinhas as respostas necessárias para quaisquer ameaças de Maverick e finalizou o jogo com alguns combos de Encantador de Canetas.

Você pode conferir a partida completa no vídeo abaixo:

As listas

Por fim, trago as listas utilizadas pelos dois finalistas da Master Tour Ironforge:

Maverick:

Guerreiro Enrage - AAECAQcE3q0DwLkDk9ADzt4DDRYckAPUBNypA6S2A6u2A7u5A5y7A5XNA5HQA/fUA7XeAwA=

Ladino Segredo - AAECAaIHBLICwa4D+8QD2dEDDbQB7QKXBoYJj5cDzrkD0LkDqssDpNED5dMD390D590D890DAA==

Caçador de Demônios - AAECAea5AwbtBYoHvbsD1MgDy90D0N0DDIe6A9e7A+C+A+m+A8fGA9nGA9XIA9bRA87SA93TA8fdA/PjAwA=

Sacerdote Highlander -  AAECAa0GHh6XAskG9gfTCuubA/yjA5mpA/KsA4WtA4GxA46xA5GxA5O6A5u6A6+6A8i+A8jAA97MA5XNA9fOA+PRA/vRA/7RA47UA+LeA/vfA8rhA/jjA+DlAwAA

KZGXiaobai (Vencedor):

Guerreiro Enrage - AAECAQcIHNIC3a0D3q0DwLkD48wDk9ADgeQDCxaQA9QE3KkDpLYDq7YDu7kDnLsDkdAD99QDtd4DAA==

Ladino Whirlkick - AAECAaIHBPuiA8GuA9nRA47UAw20Ae0ClwaIB4YJj5cD9acDqssDpNED390D590D890DgeQDAA==

Paladino Libram - AAECAZ8FBPsBhMEDk9AD/eMDDd0KlaYDyrgD/bgD6rkD67kD7LkDysEDlc0Dns0Dn80DwNEDkeQDAA==

Bruxo Zoo - AAECAf0GBM4H/aQD1rkDi9UDDTDCCLW5A7a5A8u5A5XNA5vNA9fOA8HRA8zSA5PeA9DhA8rjAwA=

Essas foram as análises do Master Tour Ironforge. Semana que vem teremos a segunda rodada de classificatórias para o Master Tour Orgrimmar e traremos as análises também.

Para ficar por dentro, siga a gente nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

Saiba mais sobre as novidades do Ano do Grifo e Forjado nos Sertões. Clique AQUI

See ya.

Apaixonado por Card Games, Roguelikes e pela série Souls, sempre quis escrever sobre jogos e ajudar a comunidade de Hearthstone no Brasil. A crise dos 30 deu um empurrão para ir atrás desse velho sonho.