Card na Manga

Close

Entenda o efeito psicológico do botão de "JOGAR"

Esse artigo tem como objetivo esclarecer as dificuldades que temos para jogar ou agir em qualquer situação onde acabamos pensando demais e tentamos controlar tudo, até o que é incontrolável.

Desde o início, a humanidade sempre tentou controlar tudo e ser o dono do seu espaço. Esse controle é o que nos torna seres racionais, mas, infelizmente, temos um detalhe que pode se tornar uma fraqueza: o Psicológico. O ser humano é uma criatura que depende não só do seu esforço físico, mas do mental também, e esse esforço mental é exigido 24 horas atualmente na vida moderna, ou seja, estamos cada vez mais nos esgotando e isso reflete muito nas nossas atitudes em jogos.

O Botão de Jogar 26/03/2021
O Botão de Jogar 26/03/2021

Hearthstone exige uma mentalidade fortalecida para lidar com situações mirabolantes. Não é fácil jogar contra um Sacerdote que descobre 5 decks diferentes enquanto ainda joga com o dele ou lidar com Ladino que consegue se transformar em 4 arquétipos diferentes durante uma partida só. 

Nos que somos jogadores criamos uma espécie transtorno pós traumático pela seguinte imagem:

O Botão de Jogar 26/03/2021
O Botão de Jogar 26/03/2021

Resiliência 

Por mais que o aprendizado de um deck seja importante e o domínio das classes te dão uma vantagem sobre o oponente, a sua resiliência mental vale mais que qualquer coisa. A capacidade de passar por situações extremas te transforma em uma pessoa mais preparada, portanto, quando tiver que passar de novo, já vai saber o que fazer e como lidar emocionalmente. 

Saber controlar o seu emocional é tão importante que pode impactar até o seu nível de jogo; tem jogadores péssimos e realmente tenebrosos que conseguem alcançar o ranque lenda todo e mês, mas, esses jogadores são abençoados com uma capacidade mental maior que jogadores que podem ser até melhores que estes, mas pode razões psicológicas ou mentais, não conseguem passar de 5 partidas por dia/semana/mês. Hearthstone pode ser frustrante demais…

Esse artigo é para ajudar você que se frustra demais e sabe que consegue alcançar um patamar maior, porém, devido a sua situação mental, você se sente preso e até mesmo ansioso demais para fazer algo a respeito. 

Provavelmente, quando você vê essa imagem abaixo, deve vir uma sensação de ansiedade, desespero, pânico e confusão. Bom, eu vou te ensinar a bloquear essas sensações e se transformar em algo que vamos chamar de "Símio".

O Botão de Jogar 26/03/2021
O Botão de Jogar 26/03/2021

Os Símios

Esses Símios, que são os jogadores mencionados anteriormente, possuem uma sensação parecida com essa aqui (quando veem o botão de jogar):

O Símio vê a ação, o Símio faz, sem pensar duas vezes e sem considerar consequências. 

O Símio não tem ansiedade. Tudo que ele quer no final do dia é comer banana, ou seja, ele só pensa em jogar e trata cada partida como se fosse só algo normal. 

O Símio está preparado para a vida, ele entende que precisa simplificar para sobreviver. Ele não pensa se a banana está fazendo bem, ou se vai ser difícil. Ele vê o outro descascando, comendo e sobrevivendo.

Seja como um Símio.

O Símio entende que ele só tem controle sobre uma coisa: apertar o botão. 

Aprende a soltar o controle

O Botão de Jogar 26/03/2021
O Botão de Jogar 26/03/2021

Nos, seres humanos, temos um problema enorme que é querer controlar tudo, até mesmo o que não é possível controlar. A frustração em não conseguir controlar, gera um estresse e o desânimo. 

Eu te pergunto, quantas partidas você já VENCEU e ficou estressado querendo largar o jogo?

Se você está estressado até com vitórias, o seu problema envolve frustração com a falta de controle. 

Vou dar um exemplo aqui:

O Botão de Jogar 26/03/2021
O Botão de Jogar 26/03/2021

A pessoa em questão venceu e acabou tão estressada que não conseguiu nem falar coisa com coisa, ficou muito confusa a explicação do ocorrido com ele, mas enfim; a falta de controle que ele teve durante a partida gerou uma frustração e essa frustração levou ao tilt. 

Aprender a deixar as coisas fluírem é algo muito complexo de masterizar.  Somos humanos, temos sentimentos e emoções fortes, falhamos e estamos constantemente buscando melhorar e, justamente com o intuito de melhorar, é importante saber que a “vergonha de derrota” que vem junto com a frustração é só uma forma de orgulho quebrado. 

"O orgulho não é o oposto de vergonha, mas sua fonte, humildade pura é o único antídoto para a vergonha". - Tio Iroh

Só a humildade em reconhecer que você não tem controle algum sobre as coisas exteriores, vai te ajudar a melhorar como jogador e como pessoa. 

Como mudar dentro do jogo

O Botão de Jogar 26/03/2021
O Botão de Jogar 26/03/2021

Primeiro, esqueça aquela coisa de “deck que joga sozinho”. Existem decks fáceis, simples e com um plano de jogo linear, porém, não tem como um deck ser pilotado sem o mínimo de conhecimento sobre Hearthstone: 

  • Mulligan
  • Saber a % de vitoria que determinado card impacta no deck
  • Entender quando você é o agressor ou quando precisa controlar a mesa
  • Saber a vantagem que sua classe/deck tem sobre o oponente e como abusar dessa vantagem específica. 

O ponto chave deste artigo é: O grande botão azul está escrito JOGAR e não GANHAR.

O jogador Símio é capaz de entender isso, por essa razão ele se torna mais preparado para o competitivo do que você. Quando você entra na partida, você fica na expectativa do jogo ser entregue pra ti, que o mulligan seja perfeito, que o oponente jogue com a tela desligada e sei lá mais o que. 

PARA DE PENSAR ASSIM! 

Você, quando imagina que a vida será entregue de graça, se sabota completamente. A vida tem lutas e as lutas estão no joguinho também. Seus erros são punidos, sua falta de flexibilidade e reação rápida é punida. 

O que aprendemos com a humanidade é que muitas coisas são dadas de graças, porém, vemos que no mundo competitivo, a luta é constante e você precisa brigar pela sua vida na selva do mundo real.

Convido-os a rejeitar a humanidade e voltar ao Símio.

Ladder Anxiety

O Botão de Jogar 26/03/2021
O Botão de Jogar 26/03/2021

No mundo dos jogos, "Ladder Anxiety" é um termo bem conhecido: 

Em portugues: Ansiedade de Escada (fila ranqueada, partidas etc.). Na tradução direta, é simplesmente medo. Medo de jogar a próxima partida, medo da derrota, medo da vergonha, medo. Insegurança é um problema sério e em um jogo como Hearthstone, a insegurança é fatal. 

A vida é cheia de consequências, Hearthstone não é. O que você está ganhando ou perdendo com essas estrelas virtuais? Já ouviu a frase “não jogue se estiver tiltado”.  E quem já entra no jogo tiltado? Quem passou o dia todo sendo merendando na porrada pela vida e só quer entrar e fazer o mesmo com os inimigos usando um deck aggro ou algo honesto como Caçador Face? 

Para você que já entrou no jogo estressado e a primeira coisa que vê é um Sacerdote Ressurreição, eu sinto a sua dor, mas, dê a vitória para este jogador, talvez os problemas dessa pessoa sejam ainda maiores. Você não precisa desse desgaste mental por causa de uma estrela.

Em Conclusão 

Se você tirou seu tempo para ler este artigo, parabéns, poderia ter ganhado umas 4 partidas durante a leitura. 

Espero ter ajudado pelo menos uma pessoa a se tornar um Símio.

Se você gostou deste artigo e quer mais conteúdo desse tipo, deixe nos comentários ou vem falar comigo no Twitter - @7KRyzing

RyzingxFire. Aluno de Publicidade, analista de Hearthstone e apaixonado por Control Warrior. Dedicado em trazer um conteúdo com qualidade de alto nível. Twitter @RyzingxFire