Versão Beta
Close

Guia de Ranqueada - Guerreiro Controle (Livre)

Deck, cards essenciais e dicas para o Guerreiro Controle, do Modo Livre!

Introdução

Salve a todos! Trazendo mais um guia livre e dessa vez um deck muito amado pelos mais antigos jogadores de controle do cardgame: o Guerreiro Controle, possuindo algumas sinergias com mecanoides graças ao novo card de herói da classe Dr.Cabum, Gênio Louco. Com grande quantidade de Paladinos, Ladinos e Druidas esse deck veio ganhando espaço no meta do Projeto Cabum e vem tendo ótimos resultados. Essa lista em especial foi a qual o jogador profissional Awedragon conseguiu o top 10 lenda esse mês.

Coração do Deck

Escudada Card
Escudada Card

Escudada

Remoção presente em praticamente qualquer deck controle de guerreiro, em certos pontos do jogo quando sua armadura é suficiente, consegue remover qualquer coisa. Para muitos jogadores, o card é considerado a melhor remoção pontual entre todas as classes. No meta atual é extremamente importante para lidar com lacaios grandes que o Xamã Par consegue jogar bem no início do jogo.

Montagem Ômega
Montagem Ômega

Montagem Ômega

Principal fonte de valor no fim do jogo que o deck possui. Graças ao Dr.Cabum todos os seus mecanoides se tornam remoções, e isso inclui os mecanoides que você consegue com este card. Em 99% dos casos você quer esperar até o turno 10 para conjurar este card assim tirando o máximo de valor possível.

Armoreiro Secabigode Card
Armoreiro Secabigode Card

Armoreiro Secabigode

Card extremamente importante contra oponentes agressivos, geralmente é combinado com Escudada ou Briga, para ao mesmo tempo que ganha armadura consiga restabelecer o controle do campo.

Dormir com os Peixes Card PTBR
Dormir com os Peixes

Dormir com os Peixes

Ótima remoção em área quando combinada com algum efeito de Redemoinho. Esse card é extremamente importante nas partidas contra decks agressivos, já que muitas vezes limpa uma mesa inteira, por isso deve sempre tê-lo em mente quando gastar seus cards com efeito de Redemoinho, para não faltar um ativador para o Dormir com os Peixes.

Executar Card
Executar Card

Executar

Outra remoção pontual extremamente eficiente da classe. Diferente da Escudada o ativador para ela é o lacaio estar ferido isso significa que ela precisa dos mesmos cards que Dormir com os Peixes para ser ativada, sendo assim sempre pense nisso para não ter cards mortos na mão.

Trilha da Guerra Card
Trilha da Guerra Card

Trilha da Guerra

Um card extremamente versátil podendo agir como remoção global ou um ativador para um Dormir com os Peixes ou Executar. Uma das principais opções para lidar com campos extensos de decks como Paladino Ímpar e Xamã Par.

Necrolorde
Necrolorde

Necrolorde

Provocar extremamente poderoso no deck. Além de lidar muito bem com arquétipos agressivos, muitas vezes ganha a partida sozinho, contra um deck combo. Caso puxe uma das partes do combo após sua morte, em partidas contra Druidas, muitas vezes você gasta uma Escudada simplesmente para ativar o último suspiro do Necrolorde e conseguir sabotar o combo do seu inimigo.

Card Lâmina Sangrenta
Card Lâmina Sangrenta

Lâmina Sangrenta

Card extremamente sinérgico com o deck, funciona como um ativador para diversos cards, quando é jogado e quando é destruído. Além disso é super útil para remover mesas de decks agressivos como Ladino Ímpar e Paladino Ímpar.

Arrota Lodo Card
Arrota Lodo Card

Arrota-Lodo

Outro lacaio com provocar e último suspiro. Útil para se defender de decks agressivos mais pro meio do jogo. Além disso retorna a vida com N’zoth ajudando a fazer uma muralha de Provocar.

Briga Card
Briga Card

Briga

Remoção global extremamente importante da classe, funciona como um botão de recomeçar, muitas vezes eliminando praticamente toda a mesa adversária. Se torna um card realmente quebrado quando o rng está favorável.

Dr. Cabum, o Gênio Louco

Esse card é excepcional, fez com que todo esse deck ganhasse a consistência necessária para ser viável no formato. Além dos 7 de armadura diversas das opções de poder heróico são simplesmente quebrada. Faça questão de sempre usufruir da oportunidade de ganhar 7 de armadura ou descobrir um mecanoide para sempre ter o máximo de valor em suas partidas.

Nzoth Card PTBR
Nzoth Card PTBR

N'Zoth, o Corruptor

Finalizador secundário do deck, geralmente constrói uma grande muralha de Provocar segurando o jogo por diversos turnos, eventualmente ganhando na fadiga. Também pode finalizar o jogo pela maneira tradicional simplesmente atacando seu oponente com diversos lacaios.

Outros Cards

Projeto Bélico
Projeto Bélico

Projeto Bélico

Card extremamente útil para lidar contra decks agressivos, especialmente contra o Mago Agressivo, pois além da armadura pode quebrar a Aluneth, praticamente vencendo a partida.

Revanche Card
Revanche Card

Revanche

Outro card com efeito de Redemoinho tendo o diferencial de poder causar 3 dano, caso você esteja abaixo de 15 de vida, o que é bem forte, mas nem sempre é motivo para guardar esse card na mão. Geralmente é usado como ativador para um Dormir com os Peixes ou um Executar.

Rato Sujo
Rato Sujo

Rato Sujo

Um dos principais motivos do atual sucesso desse deck na ranqueada. O deck já é extremamente forte para lidar com decks agressivos, porém com a ajuda deste card, somado ao poder do Necrolorde, faz o deck consistentemente conseguir remover uma das peças de decks combos, assim muitas vezes garantindo a vitória na partida.

Acólito da Dor Card PTBR
Acólito da Dor Card PTBR

Acólito da Dor

Lacaio que pode comprar diversos cards quando combinado com efeitos de Redemoinho, além disso pode ser útil para lidar com pequenos lacaios de adversários como Paladinos e Ladinos Ímpar.

Harrison Jones Card
Harrison Jones Card

Harrison Jones

Uma remoção extra para armas. Também pode conseguir comprar cards consistentemente quando combinado com Projeto Bélico. Pode ser substituído por um finalizador extra ou outro card para lidar com um deck específico em caso de necessidade.

Macieira Apodrecida Card
Macieira Apodrecida Card

Macieira Apodrecida

Outro lacaio com Provocar e Último Suspiro excelente contra decks agressivos, não funciona tão bem como Arrota-Lodo em ser uma barreira, porém tem o diferencial de ganhar 4 de vida.

Substituições:

Contra Decks Agressivos

-1 Arrota Lodo +1 Macieira Apodrecida

-1/2 Rato Sujo +1/2 Carniçal Agressivo

-1 Harrison Jones +1 Revanche

Contra Decks Controle

-1 Harrison Jones +1 Sylvanas/Dr.Cabum/Velho Retalhador Sneed

Lista

Guerreiro Controle Livre Deck
Guerreiro Controle Livre Deck

Código

AAEBAQcGkAf7DPgR4KwCxfMCkvgCDEuiBJEG/g2BDsbDAt/EAszNAs/nApvzAvT1AoP7AgA=

Mulligan

O mulligan desse deck é bem diferente dependendo da partida, então vamos separá-lo em partes:

Contra Paladinos, Ladinos, Caçadores e Xamãs

Você sempre mulliga buscando suas remoções globais e seus efeitos de Redemoinho, dando prioridade a Lâmina Sangrenta e Trilha de Guerra. (Contra Xamã em específico também é válido manter Executar para lidar com os lacaios maiores).

Contra Magos e Bruxos

Você busca sempre seus Projetos Bélicos, para poder lidar com suas respectivas armas lendárias, além disso deve se manter suas remoções pontuais para lidar com lacaios grandes que essas classes podem invocar

Contra Druida

Você sempre deve mulligar agressivamente buscando Rato Sujo e Necrolorde, que são seus principais meios de vencer essa partida e você não pode se dar ao luxo de não tê-los em sua mão inicial.

Contra Guerreiro

Você busca principalmente o Dr Cabum, porém também é válido manter suas remoções e ganhos de armadura, graças a possibilidade de ser um deck de piratas agressivo.

Contra Sacerdote

Você tem uma partida mais complicada. Imaginando que o oponente é um Sacerdote Big você deve manter Escudadas e Executar, além dos ativadores para essas remoções.

Pilotando o deck

Contra Paladino, Ladino, Caçador e Bruxo (Zoo)

Essas são suas melhores partidas. Você busca controlar o início do jogo removendo todas as mesas ameaçadoras do seu oponente, fazendo com que ele gaste todos os seus recursos. Na maioria das vezes você ganha essa partida pela desistência do seu oponente. Então o plano de jogo é simples, jogar o mais lento possível, sempre tentando tirar o máximo de valor de suas remoções e mantendo uma quantidade de vida razoável para não entrar no raio de um letal com Leeroy.

Contra Xamã

Outra partida que também é vantajosa. Você deve sempre manter suas Escudadas e Executar para remover os 4 mana 7/7 e os Gigantes do Mar que seu oponente irá invocar. Você também geralmente ganha essa partida pela desistência do seu oponente. Com o diferencial de alguns decks de Xamã, rodam algumas ameaças maiores, então você deve sempre ter cuidado ao gastar suas remoções.

Contra Guerreiro

Caso seja o deck de Guerreiro Pirata o plano de jogo é o mesmo que dos adversários anteriores, porém caso seja uma partida espelhada você busca sempre comprar o mínimo de cards possíveis e tirar o máximo de valor dos seus cards. Montagem Omega e Dr.Cabum são super importantes na partida, o Cabum tem que ser jogado o mais rápido possível, já a Montagem deve somente ser jogada após o turno 10 para garantir a vantagem de cards.

Contra Druida

Essa partida tem que ser jogada com muita calma. Muitas vezes você vence essa partida puxando uma das partes do combo do seu adversário e a removendo. Porém você deve sempre tomar cuidado para que o Druida consiga usar o combo antes que você use seus Ratos ou Necrolordes. Busque sempre matar seu Necrolorde o mais rápido possível, porém sempre guarde seu Rato para até depois do seu oponente ter usado um Psicomelão e/ou pelo menos ter comprado metade de seu deck.

Contra Sacerdote

Essa partida é bem problemática. Caso esteja enfrentando um Sacerdote Dobra-Dobra é possível ganhar pela exaustão de recursos. E contra o Sacerdote Missão Combo você pode facilmente remover uma parte do seu combo com seus Ratos Sujos ou Necrolordes. Contudo caso esteja enfrentando um Sacerdote Big, como vai ser na maioria dos casos, é praticamente uma derrota instantânea, caso ele consiga comprar o Barnes no início do jogo. Mesmo mais pro fim do jogo é difícil conseguir remover tantos lacaios revividos. Muitas vezes vale simplesmente conceder e ir pra próxima partida, caso esteja enfrentando muitos Sacerdotes Big, com certeza é válido trocar de deck.

Contra Guerreiro, Mago(Reno/Control) e Bruxo (Reno/Control)

Caso o adversário seja o deck agressivo da classe (Guerreiro Pirata ou Bruxo Zoo) o plano de jogo é o mesmo que dos adversários anteriores: fazer seu oponente gastar todos os seus recursos. Contudo caso seja uma partida espelhada, você busca sempre comprar o mínimo de cards possíveis e tirar o máximo de valor dos seus cards. Montagem Omega e Dr.Cabum são super importantes na partida, o Cabum tem que ser jogado o mais rápido possível, já a Montagem deve somente ser jogada após o turno 10 para garantir a vantagem de cards.

Contra Mago

Essa é uma partida bem 8 ou 80, caso você não compre suas formas de ganhar armadura e o Dr Cabum, rápido você pode facilmente perdê-la, graças a grande quantidade de dano direto do mago. Porém graças ao Projeto Bélico você pode simplesmente ganhar a partida destruindo a Aluneth e assim ganhando tempo suficiente para estabilizar o jogo.

Conclusão

Esse é um deck excelente para os amantes de controle, além disso para todos que estão com saudade do Guerreiro presente no meta. O deck é sensacional, porém requer uma certa paciência e calma, por ser um deck mais complexo de se pilotar. Então não desanime caso não consiga muitas vitórias de primeira. As partidas são longas podendo levar até 40 minutos, caso seu oponente não esteja disposto a conceder, porém em ranks mais altos você consegue diversas vitórias rápidas contra decks agressivos e combos, já que eles estão buscando adquirir o rank lenda mais rapidamente.

Redator e Jogador do Formato Livre, alguns me conhecem como Cientista Louco. Jogo desdo beta e sempre buscando testar novos decks e novos combos para o Modo Livre.