Versão Beta
Close

Guia de Ranqueada - Xamã Malygos (Livre)

Lista, cards e estratégias de jogo com o deck Xamã Malygos, do Modo Livre!

Introdução

Salve a todos! Dessa vez trazendo um guia livre de um deck que compõe o Tier 3 do meta atual, pós lançamento do Projeto Cabum, o Xamã Malygos, deck que gira em torno de Malygos com o intuito de finalizar seu oponente em um único turno. Mesmo não tendo resultados tão bons quanto as listas anteriores na ranqueada, o deck é extremamente forte para counterar diretamente alguns decks como Bruxo Controle e Mago Reno caso seu rank esteja infestado deles.

Coração do Deck

Choque Gélido Card
Choque Gélido

Choque Gélido

Uma das magias de dano direto, usada no combo com Malygos, ótima por custar apenas uma mana.

Raio Card PTBR
Raio

Raio

Outra magia de custo 1 importante para o combo. Em momentos cruciais pode ser usada como remoção, caso um lacaio seja muito ameaçador para se manter em campo.

Choque de Lava Card
Choque de Lava

Choque de Lava

Mais uma magia que pode ajudar a finalizar seu oponente, principalmente quando tem seu custo descontado pelo Imperador Thaurissan. Também pode ser combinada com cards com sobrecarga para anular o efeito negativo do card.

Conhecimento Ancestral Card
Conhecimento Ancestral

Conhecimento Ancestral

Principal compra de card do deck. Necessária para reunir as peças do combo com mais velocidade.

Estalar Card
Estalar

Estalar

Principal fonte de dano do combo, podendo causar até 11 de dano (com 1 Malygos) e 16 (com dois), muitas vezes lhe concede a vitória. Deve-se ao máximo evitar gastar este card como remoção no início do jogo, já que sem ele dificilmente você conseguirá finalizar seu oponente em um único turno.

Visão Distante Card
Visão Distante

Visão Distante

Uma compra de card com adicional de reduzir o custo do card comprado. Muitas vezes pode puxar uma peça do combo e facilitar a finalização do seu oponente.

Cria da Tempestade
Cria da Tempestade

Cria da Tempestade

Lacaio bem importante para o funcionamento do deck. Funciona como um tutor para Eureca! e Vulcão (excelente contra adversários agressivos). Além disso muitas vezes causa alguns pontos de dano no seu oponente, ajudando você a finalizá-lo mais pra frente na partida.

Eureca!
Eureca!

Eureca!

Motivo pelo qual esse deck ganhou viabilidade: invocar uma cópia do Malygos da sua mão. É ótimo, pois além de não perder o Malygos, o custo de mana desse card facilita a possibilidade de combo. Além disso quando combinado com os descontos do Thaurissan você pode facilmente finalizar seu oponente em um único turno, muitas vezes podendo ter até 2 Malygos na mesa.

Imperador Thaurissan
Imperador Thaurissan

Imperador Thaurissan

Card essencial em diversos decks combo, como sempre deve ser utilizado após já possuir em sua mão a maior parte (ou todas dependendo da partida) do combo para assim finalizar seu oponente em um único turno.

Malygos

Malygos

Principal card do deck, foco de diversos combos tanto no padrão quanto no livre graças ao seu grande potencial de se combinar com feitiços de diversas classes. Nesse deck a sua única condição de vitória e deve sempre ser o alvo que você quer puxar com uma Eureca!.

Outros Cards

Portal da Voragem Card PTBR
Portal da Voragem

Portal da Voragem

Remoção em área extremamente eficiente para lidar com pequenos lacaios, principalmente das classes Ladino e Paladino, podendo muitas vezes virar o início do jogo a seu favor. 

Chuva Curativa Card PTBR
Chuva Curativa

Chuva Curativa

Principal fonte de cura do deck, muitas vezes garante alguns turnos adicionais para que você consiga reunir todas as peças do combo.

Eléctra Surtomenta
Electra Surtormenta

Electra Surtormenta

A cientista lendária do Xamã é uma ótima adição nesse deck, já que o mesmo utiliza diversos feitiços que são ótimos alvos para o seu efeito. Use-a com sabedoria, de acordo com o arquétipo que você está enfrentando.

Tempestade de Raios Card
Tempestade de Raios

Tempestade de Raios

Ótima remoção global para lidar com lacaios pequenos e médios. Quando combinada com dano mágico ou Electra pode fazer um grande estrago na mesa do seu oponente, muitas vezes a removendo por completo.

Bagata Card PTBR
Bagata

Bagata

Principal remoção pontual da classe. Extremamente importante para lidar com grandes lacaios, que decks como Xamã Par possuem bem no início da partida.

Hallazeal Card
Hallazeal

Hallazeal, o Elevado

Lacaio lendário da classe que nunca teve muito espaço no meta, porém é uma ótima adição a esse deck, como uma forma adicional de se curar e tirar valor de seus feitiços.

Vulcão Card PTBR
Vulcão

Vulcão

Principal remoção global do deck. Pode lidar com quase tipos de mesas que arquétipos agressivos podem construir, também é útil em partidas contra decks controle para remover diversas ameaças como por exemplo: Mal’Ganis do Bruxo Controle ou Ragnaros do Sacerdote Big

Substituições

Contra decks Agressivos (exceto Xamã Par)

-2 Bagata +2 Onda Curativa

-1 Hallazeal +1 Involução/Destruição Elemental

Contra decks Controle/Combo

-2 Portal da Voragem -2 Tempestade de Raios +2 Acólito da Dor +2 Acumulador de Tesouros

-1 Hallazeal +1 Encantadora Drakkari/Rato Sujo

Lista

Deck Xamã Malygos Livre
Deck Xamã Malygos Livre

Código

AAEBAaoIBLQD1hHCrgKZ+wIN+QP1BP4FsgbLB9YP8RHSE6C2AsfBAvPnAur6Ap/9AgA=

Mulligan

Contra Xamã, Paladino, Mago, Ladino e Caçador

Você deve manter Tempestade de Raios, Portal da Voragem e Vulcão para lidar com os decks agressivos, além disso deve manter Chuva Curativa para garantir alguns turnos adicionais.

Contra Druida, Bruxo, Sacerdote e Guerreiro

Você deve manter suas compras de card (Conhecimento Ancestral, Visão Distante e Cria da Tempestade), além de Bagata para lidar com grandes ameaças.

Pilotando o deck

Contra Xamã, Paladino, Mago, Ladino, Caçador e Bruxo(Zoo)

Você busca sempre tirar o máximo de valor possível de suas remoções, assim conseguindo tempo suficiente para reunir as partes do combo em sua mão. Muitas vezes o combo terá que ser feito em dois turnos, porém decks agressivos em geral não costumam ter formas de remover um malygos da mesa, exceto em casos como Involução ou duas Bolas de Fogo. Então mesmo sem a segunda Eureka muitas vezes é possível vencer essas partidas. Mesmo assim esse deck depende bastante de boas compras para se sair bem contra arquétipos agressivos, já que não possui nem perto do potencial de enrolar o jogo que a classe Druida possui.

Contra Druida e Guerreiro

Essas partidas são quase perda automática para nosso deck,  já que ambas as classes têm diversas formas de conseguir muita armadura e sair completamente do raio do combo. A única possibilidade real de vitória é um grande azar da parte do seu oponente ou inclusões especiais como Rato Sujo. Porém mesmo assim a partida é bem difícil chegando a ser 90% a favor do seu oponente, pela grande popularidade da classe Druida, no momento em que esse deck acaba sendo usado apenas para counterar diretamente outros arquétipos na ranqueada.

Contra Bruxo, Sacerdote, Mago Control/Reno e Ladino (Mill)

As partidas mais vantajosas para o Xamã Malygos. De início seu oponente provavelmente vai mulligan pensando que você é um Xamã Par, sendo assim você ganha uma certa vantagem, principalmente contra oponentes Reno, que só tem uma cópia de cada card em seus decks. Você deve buscar segurar o jogo até que seu oponente esteja no raio do combo, para isso muitas vezes é necessário que você ataque com alguns dos poucos lacaios que tem no deck, pelo menos uma vez, caso contrário o combo pode ser feito em sua forma completa com Imperador Thaurissan descontando o custo de todas as peças, fazendo o combo se tornar um OTK* e assim facilmente finalizando o jogo contra essas classes que possuem arquétipos mais lentos.

Conclusão

Esse é um deck para aqueles que gostam de jogar com arquétipos combo. Porém buscam um desafio já que os decks de Druida Malygos e Druida Alinhador Astral são estritamente melhores na maioria das partidas, contudo mesmo assim o deck tem bons resultados e é uma opção viável, inclusive no rank lenda para counterar decks como Ladino Ímpar, Mago Controle e Bruxo Reno. As partidas são longas durando de 15 a 25 minutos, porém pode se tornar um pouco mais rápida caso você compre o combo com facilidade.

Redator e Jogador do Formato Livre, alguns me conhecem como Cientista Louco. Jogo desdo beta e sempre buscando testar novos decks e novos combos para o Modo Livre.