Versão Beta
Close

Guia de Ranqueada - Bruxo Controle (Livre)

Confira dicas, estratégias e cards essenciais para o deck de Bruxo Controle, do Modo Livre (Wild)

Introdução:

Salve a todos! Hoje trago a vocês o guia de um dos decks controle com mais sucesso no meta: o Bruxo Controle. O deck ganhou grande popularidade por conseguir lidar muito bem com adversários Combo (druidas em sua maioria), porém graças a algumas inclusões especiais, o arquétipo também consegue ser eficiente contra outros decks agressivos, se tornando o principal controle do meta atual sem contar os arquétipos Reno.

Coração do Deck:

Pacto Sacrificial Card
Pacto Sacrificial Card

Pacto Sacrificial

Um card que em 90% dos casos será usado para matar o seu próprio Arauto do Caos, assim podendo invocar um demônio poderoso da sua mão rapidamente. Também é extremamente útil em partidas contra outros Bruxos podendo agir como uma remoção de 0 mana.

Bibliotecario Kobold
Bibliotecario Kobold

Bibliotecário Kobold

Card muito conhecido pela galera que joga o formato padrão. Além do card ser um poder heróico com um corpo, por uma mana a menos, ele também é excelente para trocar com alguns pequenos lacaios no início do jogo e seu grito de guerra ajuda a dar o upgrade* na Ametista Magica Inferior

Mestre das Misturas
Mestre das Misturas

Mestre das Misturas

Lacaio excelente para lidar com pequenos lacaios de decks agressivos como Xamã Par e Ladino Ímpar. Além disso a sua cura pode realmente fazer diferença mais pro meio do jogo contra esses mesmos arquétipos.

Profanar Card
Profanar

Profanar

Uma das melhores remoções globais do jogo e uma das muitas disponíveis para a classe. Profanar é excelente para lidar com arquétipos agressivos, porém também pode ser útil em partidas contra outros controles, caso você consiga fazer a “escadinha” podendo limpar diversas mesas enormes com um único card.

Projeto Demoníaco
Projeto Demoníaco

Projeto Demoníaco

Um card do projeto cabum que se tornou uma excelente inclusão para diversos arquétipos da classe, devido ao meta infestado de combos. Além de ser útil para quebrar o combo do seu oponente pode acabar te concedendo um demônio poderoso e ajudando em partidas contra decks controle.

Arauto do Caos Card
Arauto do Caos

Arauto do Caos

Seu efeito muitas vezes consegue puxar um Senhor do Caos muitos turnos antes do turno 9, o que pode virar o jogo ao seu favor contra deck agressivos. Além disso, é um lacaio consistente para sua curva de mana e desperta um sentimento de dúvida no oponente em relação a trocas.

Ametista Mágica Inferior Card
Ametista Mágica Inferior Card

Ametista Mágica Inferior

Remoção pontual com efeito de cura. Excelente para lidar com lacaios de decks agressivos, principalmente quando na sua forma final, podendo destruir um 4 mana 7/7 por somente 4 manas.

Fogo do Inferno - Card
Fogo do Inferno

Fogo do Inferno

Remoção global extremamente eficiente para lidar com Caçadores, Paladinos e Ladinos. Também ajuda a dar o upgrade na Ametista Mágica e dar o dano que falta para um letal surpresa, já que também causa dano aos heróis.

Caveira dos Manari Card
Caveira dos Manari Card

Caveira dos Man'ari

Após o nerf do Lacaio Possuído a Caveira dos Man’ari ganhou muita força no formato livre por dispor praticamente o mesmo papel na mesma curva de mana. A velocidade é muito importante no formato, então poder puxar um Senhor do Caos no turno 6 que certamente é mais vantajoso que no turno 7.

Inventora  Risonha
Inventora Risonha

Inventora Risonha

Card do Projeto Cabum que possui um valor extremamente alto contra arquétipos agressivos, podendo segurar o jogo por diversos turnos, até que você encontre a remoção que precisa. Pode ser substituído por Arrota-Lodo ou Macieira Apodrecida para aumentar o valor do N’zoth.

Lorde Godfrey Card
Lorde Godfrey Card

Lorde Godfrey

É a melhor remoção global disponível na classe. Além de, muitas vezes, limpar a mesa por completo pelo mesmo custo de um Golpe Flamejante, ele rende um lacaio 4/4, ou seja, você não perde a iniciativa ao limpar a mesa, tornando-o essencial para qualquer deck mais lento na classe bruxo.

Espiral Etérea Card
Espiral Etérea Card

Espiral Etérea

Um card pouco complexo, remove o campo inteiro por 8 manas e age como um botão de reinício, caso a mesa do seu oponente fique complicada de lidar.

Senhor do Caos Card
Senhor do Caos Card

Senhor do Caos

A melhor criatura defensiva lançada em Kobolds. Extremamente poderoso em segurar decks agressivos e necessário para conseguir sobreviver aos começos mais explosivos dos mesmos.

Guldan - O Furtassangre
Guldan - O Furtassangre

Gul'dan, o Furtassangue

O Dk de bruxo é uma peça muito importante para a construção desse arquétipo, além de garantir uma grande vantagem na fadiga com seu poder heróico, muitas vezes, reviver todos os demônios mortos na partida, cria uma mesa que pode facilmente finalizar o jogo, se não respondida.

Outros Cards

Rato Sujo
Rato Sujo

Rato Sujo

Card primordial no meta atual para lidar com a grande quantidade de Druidas. Além disso pode-se conseguir um grande valor nas partidas contra outros controles, caso consiga puxar um N’zoth ou Kazakus.

Gosma Glutona Card
Gosma Glutona

Gosma Glutona

Excelente para lidar com armas como Aluneth e Caveira dos Man’ari, assim ganhando uma grande quantidade de tempo na partida. Além disso pode remover uma arma de um deck agressivo e ganhar uma quantidade de vida, enquanto também desenvolve presença de mesa.

Rin Card PTBR
Rin, a Primeira Discípula

Rin, a Primeira Discípula

Card excelente quando enfrentando outro deck controle. Se comprada cedo pode, muitas vezes, decidir a partida, graças ao efeito de Azari de simplesmente destruir o deck do adversário. Além disso os demônios gerados pelos feitiços podem ser úteis como simplesmente presença de mesa. Por possuir provocar não é um card morto contra decks agressivos.

Todos os Selos da Rin
Todos os Selos da Rin

Sifão da Alma Card
Sifão da Alma Card

Sifão da Alma

Remoção pontual extremamente eficiente da classe. Além de remover qualquer lacaio, garante uma pequena cura que pode fazer diferença em diversas partidas.

Mal'Ganis Card
Mal'Ganis Card

Mal'Ganis

Um demônio muito poderoso. Muitas vezes consegue garantir um turno extra contra arquétipos agressivos e se não respondido pode facilmente vencer a partida.

Nzoth Card PTBR
N'zoth, O Corruptor

N'Zoth, o Corruptor

Presente no deck para garantir uma onda adicional de Senhores de Caos. Pode ser substituído por outros finalizadores e/ou recursos contra decks agressivos, devido ao meta atual.

Substituições

Contra Druida e outros arquétipos Combo

-1 Gosma Glutona -2 Inventora Risonha -2 Mestra das Misturas -1 Caveira dos Man’ari +1 Rato Sujo +2 Gnomoferatu +1 Zola +1 Sifão da Alma +1 Geist Esquivo

Contra Arquétipos Agressivos

-1 Rato Sujo -2 Projeto Demoníaco -1 N’zoth +2 Agoureiro +2 Defensor da Colina

Contra Arquétipos Controle

-2 Inventora Risonha -2 Mestra das Misturas +2 Arrota-Lodo/Macieira Apodrecida +1 Sylvanna +1 Gargagelo/Repugnaz

Lista

Deck Bruxo Controle Livre
Deck Bruxo Controle Livre

Código

AAEBAfqUAwrbBswIwg/grALfxALTxQKX0wLY5wLb6QKc+AIKowG2B44O3sQC58sC8tACiNIC6OcC4vgCgIoDAA==

Mulligan

Contra Paladino, Xamã, Mago, Ladino e Caçador

Você busca manter Mestra das Misturas, Bibliotecário Kobold, Profanar, Arauto do Caos, Ametista Mágica e Fogo do Inferno. Além disso, caso já possua um Arauto do Caos na mão, também é válido manter o Senhor do Caos e o Pacto Sacrificial.

Contra Guerreiro, Sacerdote e Bruxo

Você basicamente busca manter Bibliotecário Kobold e Rin, A Primeira Discípula. No mais, você busca por remoções e ferramentas de valor para conseguir tomar vantagem mais para o fim do jogo.

Contra Druida

Você sempre mulliga todos os cards em busca de Projeto Demoníaco e Rato Sujo.

Pilotando o deck

Contra Xamã Par

Graças a cards como Inventora Risonha, Ametista Mágica e Sifão da Alma, esse deck consegue lidar com diversas ameaças que o Xamã Par pode criar ao longo da partida, por ser um oponente menos explosivo que suas outras variantes agressivas. Porém por possuir uma curva mais forte hoje em dia, diversas listas de Xamã Par cortaram o uso de Silenciar, fazendo com que muitas vezes seus Senhores do Caos consigam segurar a pressão, e eventualmente, fazendo com que você ganhe num jogo de valor.

Contra outros Arquétipos Agressivos

Contra decks como Ladino Ímpar e Mago Aluneth a partida é um pouco mais complicada, graças ao grande potencial de dano com auxílio de pequenos lacaios e depois Leeroy e Sangue Frio ou o grande arsenal de feitiços com efeito de dano do mago. Então contra esses dois decks em especial a partida depende um pouco de sorte nas mãos iniciais, e se você consegue segurar a pressão da partida, sem utilizar muito do poder heróico e mesmo assim encontrar os cards que precisa. Já contra a maioria dos Paladinos e Caçadores a partida se torna bem mais simples mesmo, já que suas remoções globais são mais eficientes contra esses decks que dependem de lacaios se manterem em diversos turnos na mesa para causar muito dano.

Contra Druida

Essa partida é bem simples. Você busca o mais rapidamente por Projetos Demoníacos e Ratos Sujos para destruir todas as partes do combo do seu oponente, não dando a ele nenhuma chance de vitória. Seja inteligente e eficiente ao usar esses cards. Por exemplo: sempre espere ele ter comprado pelo menos 18 cards do próprio deck ou ter jogado um Psicomelão para começar a gastar seus Ratos e Projetos, tendo certeza que vai puxar uma parte do combo.

Contra Arquetipos Controle

Partidas contra outros controles são um pouco complicadas com essa lista, já que a mesma não possui muitas formas de gerar valor no fim de jogo. Mas é possível vencer sendo eficiente com seus recursos e tirando o máximo de valor dos seus cards, e também, caso compre Rin no turno 6 e já consiga começar a desenvolver selos. Porém algumas substituições podem ser feitas para que as partidas contra decks controles se tornem favoráveis.

Conclusão

Esse deck é para aqueles que querem ter bons resultados na ranqueada jogando com um arquétipo controle. O deck tem ótimos resultados contra druida, mesmo não sendo a versão Anti-Druida e resultados balanceados contra decks agressivos e controles. O deck é extremamente consistente e a melhor opção na atualidade para um jogador de controle. As partidas são longas, durando de 15 a 34 minutos, porém algumas vezes podem durar menos graças a um conceder de um deck agressivo ou combo.

Redator e Jogador do Formato Livre, alguns me conhecem como Cientista Louco. Jogo desdo beta e sempre buscando testar novos decks e novos combos para o Modo Livre.