Lista, cards essenciais e dicas para o Mago Controle, deck do formato livre de Hearthstone (Projeto Cabum).
Introdução
Salve a todos! Dessa vez trazendo mais um deck controle que pertence ao tier 3 do formato livre: o Mago Controle. Esse deck é bem forte lidando com alguns dos arquétipos agressivos do formato e também pode vencer consistentemente contra druidas graças a 2 Ratos Sujos e 2 Necrolordes. O deck é bem divertido e pode ser alterado em suas ferramentas finalizadoras conforme a preferência do jogador.
Coração do Deck

Artífice Arcano
Esse lacaio de custo 1 nunca é jogado no turno 1, ele é uma ferramenta para gerar armadura unido com feitiços de alto custo como Nevasca, Meteoro e Golpe Flamejante. Sempre busque tirar o máximo de valor com ele contra decks agressivos.

Agoureiro
Uma épica do conjunto clássico muito poderosa em qualquer arquétipo controle, por ajudar muito a segurar a pressão de decks agressivos. Nesse deck em especial pode ser combinada com Nevasca, para ter quase certeza de eliminar completamente um campo do seu adversário.

Mago Sangrento Thalnos
Excelente quando combinado com remoções globais para aumentar a possibilidade delas de limpar a mesa com eficiência, além disso compra um card, o que é muito vantajoso em diversos casos.

Ovelha Explosiva
Card excelente para lidar com decks agressivos. Funciona como uma remoção em área na maioria do tempo.

Rato Sujo
Card excelente para quebrar pedaços de combos ou remover criaturas com gritos de guerra de muito valor como Kazakus e Reno Jackson.

Necrolorde
Card excelente para lidar com decks agressivos e também pode ajudar e remover peças importantes de decks mais lentos agindo como o Rato Sujo.

Polimorfia
Remoção pontual excelente por fazer como se o lacaio nunca tivesse existido impedindo-o de ser revivido por diversos efeitos no formato.

Fúria de Dragão
Remoção global muito poderosa por conseguir causar de 4 a 7 de dano no campo inteiro, podendo lidar facilmente com praticamente qualquer mesa que decks agressivos do formato podem criar.

Meteoro
Uma espécie de remoção híbrida pode remover um lacaio certamente (funcionando como remoção pontual) e caso os lacaios ao lado dele tenham pouca vida, pode lidar com eles também agindo como uma remoção em área.

Nevasca
Remoção em área excelente para lidar com pequenos lacaios e também consegue garantir um turno extra sem sofrer dano, caso algum lacaio maior sobreviva.

Barão Geddon
Essa lendária age muitas vezes como uma remoção em área, porém quando combinada com a Jaina, a Lich do Gelo pode lhe conceder uma grande quantidade de cura, funcionando como um Reno Jackson, e se não respondido pode facilmente ganhar o jogo.

Jaina, a Lich do Gelo
O DK da classe mago faz com que os arquétipos controle da classe ganhem uma grande consistência, devido a grande capacidade de controle de mesa e ganho de vida concedido pelo poder heróico. Além disso esse deck também possui diversos elementais que podem aumentar o valor desse card.
Outros Cards
Inventora Risonha: Card excelente para segurar a pressão contra decks agressivos.

Déspota Arcano: Esse card garante um tempo extra quando jogando uma remoção global. E é um elemental com corpo 4\4 que pode ajudar a remover algum lacaio do seu oponente ou simplesmente botar pressão contra um adversário controle.
Golpe Flamejante: Remoção em área excelente para lidar com lacaios de pequena e média vida.
Medivh, o Guardião: Esse card faz com que você consiga tira valor adicional das suas remoções em área e assim invoque lacaios aleatórios de custo alto. Muito forte contra adversários controle quando combinado com cards como Nevasca e Golpe Flamejante.
O Lich Rei: Um lacaio de custo alto muito forte por garantir um corpo 8\8 com provocar e valor extra (do card de Cavaleiro da Morte) quanto mais turnos se mantém vivo no campo.

Ragnaros, o Senhor do Fogo: Outra bomba muito poderosa que quando combinada com Jaina pode garantir uma grande quantidade de cura, por ser um elemental muito poderoso nessa composição.
Substituições
Contra decks Controle
-2 Inventora Risonha -2 Ovelha Explosiva +1 Alana +1 Pyros +2 Boneco Vodoo
Contra decks Agressivos
-1 Medivh -1 Lich Rei -1 Ragnaros +1 Cientista Louco +1\2 Bloco de Gelo\Barreira de Gelo
Lista

Código:
AAEBAf0EBtAC9gLtBaG3AsLOApvTAgxNigHJA+wH/g38D9/EApbHAtvTAtfhApbkAuL4AgA=
Mulligan
Contra Druida:
Você mulliga todos os cards buscando Rato Sujo, caso já o possua vale manter Polimorfia e\ou Meteoro para remover o que ele puxar.
Contra Paladino, Ladino, Caçador, Mago e Guerreiro
Você busca manter Necrolorde, Agoureiro, Inventora Risonha, Fúria do Dragão e Ovelha Explosiva.
Contra Sacerdote e Bruxo
Você pode cogitar manter alguma de suas bombas. É importante manter Rato Sujo e Necrolorde, caso seu oponente seja um deck Reno, e assim você pode puxar ferramentas importantes da mão deles.
Pilotando o deck
Contra decks Agressivos
Você busca tirar o máximo de valor das suas remoções em área e ferramentas para enrolar o jogo (como Agoureiro e Necrolorde) e assim fazer com que todos os recursos do seu oponente se esgotem e você muitas vezes ganhe apenas com um conceder.
Contra decks Controle
No início do jogo muitos dos turnos são apenas ping. E passam buscando gastar a menor quantidade de recursos possíveis para responder possíveis ameaças. E assim, após isso, ganhar a partida no jogo de valor, gerando mesas bem poderosas, usando cards como Lich Rei e Medivh. Ao mesmo tempo suas remoções em área são importantes para lidar com ameaças e enrolar o jogo, graças a esse deck possuir praticamente nenhuma compra de card, ele consegue facilmente levar o jogo para a fadiga e vencer oponentes dessa forma.
Contra decks Combo
Você busca ter certeza de quebrar as peças do combo com Rato Sujo combinado com Meteoro ou Polimorfia e após isso ganhar o jogo como em qualquer partida contra outro deck controle.
Conclusão
Esse é um deck para aqueles que curtem o bom e velho Mago Controle. Um deck razoavelmente forte atualmente, porém que não tem resultados tão altos como Bruxo Controle, Bruxo Reno e Sacerdote N’zoth. O deck mesmo assim é bem consistente e divertido. As partidas são longas levando de 20 a 35 minutos, porém oponentes agressivos podem conceder muito antes.