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Guia de Ranqueada - Xamã Par 2.0 (Livre)

Lista, dicas e informações da versão atual do deck de Xamã Par Livre em Hearthstone, do Modo Livre!

Introdução

Salve a todos! Dessa vez trazendo o guia de atualização sobre o Xamã Par com a lista mais consistente para o metagame do Projeto Cabum.  Mesmo não tendo ganhado nenhuma ferramenta nova, graças às mudanças no meta algumas importantes trocas foram feitas para aumentar a consistência de alguns dos pontos mais positivos do deck, como a presença de diversos grandes lacaios de meio de jogo.

Coração do Deck

Enguia Faischarco Card
Enguia Faischarco

Enguia Faischarco

Lacaio de curva 2 extremamente importante na composição do deck, permite diversas trocas favoráveis, principalmente em partidas contra Ladino Ímpar e partidas espelhadas, conseguindo facilmente virar o domínio de mesa no início de jogo.

Estalar Card
Estalar

Estalar

Principal fonte de dano direto do deck, geralmente vale guardá-la para utilizar com um totem de dano mágico tendo uma segurança maior do dano que ela irá causar. Em algumas ocasiões pode ser usada para remover lacaios chave de diversos arquétipos que seu oponente possa ter em campo.

Garras de Jade
Garras de Jade

Garras de Jade

Arma que invoca um golem de jade. O deck utiliza o famoso pacote de cards de jade por basicamente serem cards eficientes que te ajudam na presença de mesa. A Garra de Jade é uma ótima arma para remover alguns lacaios no início do jogo e manter os seus lacaios saudáveis, além de também poder ser usada como dano direto.

Golem Totemico Card
Golem Totemico

Golem Totêmico

Principal lacaio de custo 2 do deck, o card é completamente fora da curva, na época que foi lançado junto com o Sem-rosto Envolto em Chamas dominou completamente o meta pela força da curva do deck. Agora não é diferente, continua sendo um card excepcional para a curva e muito eficiente nessa lista.

Involução Card
Involução

Involução

Esse card está no deck por ser extremamente versátil, pode ser usado para somente enfraquecer o campo do adversário, porém contra um paladino ou druida pode simplesmente ganhar o jogo prevenindo que eles tomem controle do campo com Subiu de Nível e Peste Incontrolável.

Portal da Voragem Card PTBR
Portal da Voragem

Portal da Voragem

Única remoção em área presente no deck, realmente importante na partida contra paladino, onde deve ser guardada com cautela até o turno anterior a ele jogar cards como Intendente e Subiu de Nível, também é forte contra outros decks agressivos por gerar um corpo e normalmente lidar com uma mesa de pequenos lacaios que seu adversário possa possuir.

Totem de Labaredas Card PTBR
Totem de Labaredas

Totem de Labaredas

Permite que seus totens ataquem e principalmente funciona como uma fonte de dano adicional caso você já possua lacaios na mesa facilitando trocas ou simplesmente causando mais dano no seu adversário.

Raio Jade
Raio Jade

Raio Jade

Fonte de dano direto consistente e que faz parte do pacote de jade. No meio do jogo muitas vezes pode chegar a invocar um golem 3/3 ou 4/4 valendo a pena jogá-la simplesmente por isso. Também pode ser usada como remoção para lacaios chave do seu oponente.

Sem-rosto Envolto em Chamas Card
Sem-rosto Envolto em Chamas

Sem-rosto Envolto em Chamas

Famoso 4 mana 7/7 dispensa explicações sobre sua força, é uma das principais ferramentas do deck e um dos motivos o arquétipo ser tão forte no formato, pode causar uma grande quantidade de dano no início do jogo e é muito difícil de se remover. Um card excepcional.

Criatura das Profundezas Card
Criatura das Profundezas

Criatura das Profundezas

Card com capacidade de redução de custo. É a principal ferramenta que faz esse deck existir, mais até que o Sem-rosto Envolvo em Chamas e o Golem Totêmico e o motivo é simples, o card concede ao jogador uma grande vantagem em presença de mesa quando jogado por pouca mana junto com outros lacaios. Já que baixar o custo do card não é difícil pois seu poder heroico invoca um totem por apenas uma mana agindo basicamente como um pague 1 reduza o custo da Criatura das Profundezas.

Genn Greymane Card
Genn Greymane

Genn Greymane

Fazer com que seu poder heroico custe apenas uma mana sendo um Xamã faz com que você consistentemente possua um lacaio de custo 1, e assim consiga usufruir de diversas sinergias presentes nesse deck.

Gigante do Mar Card PTBR 01
Gigante do Mar

Gigante do Mar

Outro card com mecânica de redução no seu custo de mana e com grandes status, um dos principais finalizadores do deck geralmente pode ser jogado nos turnos 5 e 6 sendo que contra oponentes como um Paladino pode ser jogado por 0 mana facilmente e combinado com um Portal da Voragem ganhar o jogo com maestria.

Outros Cards

Lobo Hediondo Alfa Card
Lobo Hediondo Alfa Card

Lobo Hediondo Alfa

Card com grande sinergia com os totens do poder heroico, permitindo que eles ataquem e realizem ótimas trocas no início de jogo principalmente contra paladinos e ladinos.

Entalhadora de Totens Card
Entalhadora de Totens

Entalhadora de Totens

Card extremamente sinérgico com o poder heróico, muitas vezes agindo como um  4 mana 7/7 ou às vezes até 8/8 podendo rapidamente finalizar partidas.

Flamiguarda Destruidor
Flamiguarda Destruidor

Flamiguarda Destruidor

Card que foi incluído no deck recentemente para aumentar a consistência em que o arquétipo consegue fazer um lacaio com um alto valor de ataque no turno 4, ou turno 3 com a moeda.

O Lich Rei - Card PTBR 01
O Lich Rei

O Lich Rei

Lacaio extremamente poderoso que garante um corpo gigante adicional além de valor com os cards de Cavaleiro da Morte, pode ser substituído por diversos outros poderosos lacaios de fim de jogo como Aya e Ragnaros dependendo do metagame.

Substituições

Atualmente essa é a variante mais consistente do arquétipo na ranqueada por ser bem balanceada entre controle de início de jogo e fortes lacaios para finalizá-lo no meio do jogo. porém diversas adaptações podem ser feitas para torneios ou para tornar a partida contra um deck específico mais favorável, como remover o Lich Rei por outra bomba poderosa ou simplesmente por um lacaio de custo 2 ou 4 para baratear o custo do deck.

Contra Druida Combo

-2 Lobo Hediondo Alfa -2 Flamiguarda Destruidor
+2 Rato Sujo +2 Bagata

Contra Ladino Impar e Guerreiro Pirata

-2 Flamiguarda Destruidor -1 Entalhadora de Totens
+ 2 Rastejante de Golakka +1 Elemental do Fogo/Extratores de Saronita

Lista

Xamã Par 2.0 Livre Deck
Xamã Par 2.0

Código

AAEBAaoIAsLOAs30Ag7TAdkH8AfWD/IRshS1FPeqAvuqAqC2Aoe8AtG8Ava9ApTvAgA=

Custo: 5600 de Pó Arcano

Mulligan

Você deve sempre manter todos os seus lacaios de custo 2. Também deve manter os cards Sem-Rosto Envolto em Chamas e Criatura das Profundezas caso possua pelo menos um lacaio de custo 2.

Além disso em partidas específicas como Paladino e Ladino você deve manter o Portal da Voragem, ou contra Sacerdotes, Druidas e Bruxos a Involução.

Pilotando o deck

O deck possui uma forma bem linear de se pilotar em todas as partidas. Seu objetivo é preencher a mesa com eficiência e usufruindo o máximo do seu poder heróico. No turno 4 sempre buscar desenvolver um grande lacaio e assim finalizar o jogo com mais velocidade.

Sempre buscando o controle da mesa, contra adversários agressivos, em todos os momentos se deve fazer trocas favoráveis e se possível esperar o máximo de turnos até buscar finalizar seu oponente causando uma certa exaustão no gás de decks que possuem menos criaturas de meio de jogo, como Paladinos e Ladinos.

Contra decks controle o pensamento é um pouco diferente, ao invés das trocas inteligentes e priorizar o controle de mesa, o jogador deve ser sábio na hora de gastar seus recursos e sempre jogar entorno de remoções pontuais ou globais que podem estragar seu plano de jogo, dito isso é importante fazer a leitura de que seu oponente não possui determinada remoção e fazer jogadas mais arriscadas visando finalizar a partida o mais rápido possível antes que o seu adversário completamente assuma o controle da partida.

Contra decks combos o mais importante é a velocidade, diferente dos decks controle os arquétipos combo possuem uma forma de simplesmente ganhar o jogo em determinado turno, para isso você precisa ser o mais agressivo possível no início do jogo de preferência já estabelecer um grande lacaio desde o turno 4 e maximizar o dano causado por seus lacaios, sempre jogando em volta de remoções e guardando cards como Involução e Portal da Voragem para lidar com grandes mesas de Provocar, para assim conseguir causar o dano letal com lacaios e/ou feitiços de dano direito antes do seu oponente completar as peças do combo.

Conclusão

Esse é um deck pra você que busca se introduzir no formato, por ser um arquétipo linear e simples de aprender a pilotar, além de muito consistente e barato além disso atualmente é uma das melhores opções para se buscar o lenda no modo livre. Fãs de Xamã que jogam Padrão e têm saudade da força da classe e pessoas que desejam obter o herói dourado, esse deck é a opção perfeita. As partidas variam entre curtas e médias levam entre 7 e 18 minutos e o deck possui uma ótima taxa de vitória e muita consistência na ranqueada.

Redator e Jogador do Formato Livre, alguns me conhecem como Cientista Louco. Jogo desdo beta e sempre buscando testar novos decks e novos combos para o Modo Livre.