Versão Beta
Close

Inventora Risonha, Aviana e Moréia de Mana serão nerfados esta semana

O martelo do Nerf veio em Hearthstone, pra tirar o sorriso da Inventora Risonha!

Foi anunciado as mudanças de balanceamento que teremos em Hearthstone esta semana, trazendo mudanças em 3 cards: Moreia de Mana, Inventora Risonha e na Aviana. Cards bem conhecidos da comunidade e um deles do Projeto Cabum, que praticamente entrou em muitos decks!

Saiba mais sobre as mudanças abaixo:

Inventora Risonha – Agora custa 7 de mana (custava 5)

Na Inventora Risonha, eles chegaram a testar com 6 manas, mas ainda estava poderosa demais (além dela entrar em decks de custo par) e por isso deixarão ela com 7 manas de custo.

Inventora Risonha Balanceamento
Inventora Risonha Balanceamento

Inventora Risonha é um dos cards mais poderosos e populares que já criamos. Não existe praticamente nenhuma desvantagem de incluir esse card no seu deck e, por ser um card neutro, é usado em quase todos os decks. Achamos importante criar cards poderosos, mesmo com os riscos envolvidos, especialmente no caso de cards neutros com Provocar, já que eles aumentam a interação entre lacaios nas partidas, deixando-as mais interessantes. No entanto, a Inventora Risonha acabou indo além do que deveria e achamos que ela precisa ser um pouco menos eficaz.

Inicialmente, testamos este card com custo (6) tanto no formato Padrão quanto com outros cards que ainda vão ser lançados. No final das contas, chegamos à conclusão de que o card estava mais poderoso que o normal para um card neutro que funcionava muito bem sozinho. Com custo (7) de mana, acreditamos que a Inventora Risonha se encaixará em menos decks e será bem menos eficaz para Ladino Missão, mas continuará sendo útil para decks específicos, como Xamã de Evolução.

Moreia de Mana – Agora custa 2 de mana (custava 1)

Moreia de Mana Balanceamento
Moreia de Mana Balanceamento

Para a Moreia de Mana, o custo aumentou para 2. Eles querem que o card continua sendo opção para decks que tenham boa sinergia com ela, mas reduzir a força dela no primeiro turno. Num exemplo rápido, o uso dela logo no começo, com Moeda e magias como Imagem Espelhada e Mísseis Arcanos, deixava ela 3/3, adicionando uma boa vantagem ao jogador. E com a mudança, nas próximas expansões podem vir feitiços poderosos de Mago de custo baixo!

Com o passar do tempo, estamos nos afastando cada vez mais de cards de custo 1 poderosos como a Moreia de Mana. Muitas vezes jogar uma Moreia de Mana no primeiro turno pode decidir uma partida se o oponente não conseguir removê-la rapidamente. A Moreia de Mana também nos impedia de criar feitiços poderosos de Mago com custo 1. Queremos que a Moreia de Mana continue servindo como opção para decks que têm boa sinergia com ela, mas queremos diminuir a ameaça que ela proporciona no primeiro turno.

Com custo (2) de mana, será mais fácil lidar com a Moreia de Mana quando ela entrar em jogo, além disso será mais difícil deixá-la mais forte com feitiços de baixo custo no começo da partida. Acreditamos que ela continuará sendo uma opção para decks focados no uso de feitiços de baixo custo, mas será menos atraente para outros tipos de decks.

Aviana – Agora custa 10 de mana (custava 9)

Aviana Balanceamento
Aviana Balanceamento

Da Aviana, eles querem reduzir a potencialidade do combo dela com o Kun, o Rei Esquecido, que deve influenciar mais em alguns decks do Modo Livre.

Aumentar o custo da Aviana para 10 de mana significa que não será mais possível jogar Aviana e Kun, o Rei Esquecido, no mesmo turno sem a ajuda de cards adicionais, como Avivar e A Moeda. Além disso, não será mais possível comprar Aviana e Kun com o Psicomelão. Assim, executar os combos de Aviana e Kun ficará mais difícil, mas continuará possível para decks focados nessas combinações.

As alterações serão efetuadas nesta quinta-feira, 18 de outubro. Recomendo guardar os cards caso você pretenda desencantar eles, mas eu acho improvável dos jogadores transformarem eles em pó arcano. A Moreia de Mana é card clássico e ainda continuará sendo uma ótima opção para os decks de Mago, e do combo da Aviana, os jogadores sempre usam ela mais com o Kun, só que agora será preciso mais recursos pro jogador usar, e com isso atrasa um pouco as ações do jogador, que terá de segurar recursos na mão durante a partida.

Analista de sistemas e jornalista, já trabalhou para o DomínioMMO, portal de notícias de games online para o UOL Jogos, e já foi jornalista e redator na XLG UOL, site de notícias de esports do UOL. Mantém também o  Select Game, blog sobre games e cultura pop com ênfase em jogos multiplayer.