Versão Beta
Close

Guia de Ranqueada - Bruxo Cubo (Livre)

Deck, estratégias e outras informações do deck de Bruxo Cubo, do Modo Livre de Hearthstone.

Introdução

Salve a todos! Dessa vez trazendo um deck que voltou a ganhar popularidade no formato com o nerf da Aviana: O Bruxo Cubo. Diversas variações do deck estão sendo jogadas buscando o deck mais refinado para o meta atual, alguns mais focados em vencer adversários agressivos e outros com o foco em gerar bastante valor no fim de jogo.

Essa lista é uma adaptação da lista que o ControlTheBoard conseguiu top 10, lenda no mês de outubro para se sair melhor contra o meta presente no rank 5-lenda no momento.


Coração do Deck

Bibliotecario Kobold
Bibliotecario Kobold

Bibliotecário Kobold

O card é poder heróico com um corpo, por uma mana a menos, sendo assim além de comprar um card e buffar a Ametista Mágica, ele também é útil para fazer trocas no início do jogo contra lacaios de pouca vida que seus oponentes possam invocar.

Pacto Sombrio Card
Pacto Sombrio Card

Pacto Sombrio

Após o nerf esse card perdeu bastante força, porém ainda é útil para curar uma baixa quantidade de vida e ativar um Cubo. Pode ser substituído por Poder Esmagador em algumas outras variantes da lista.

Profanar Card
Profanar

Profanar

Uma das melhores remoções globais do jogo e uma das muitas disponíveis para a classe. Profanar é excelente para lidar com arquétipos agressivos, porém também pode ser útil em partidas contra outros controles, caso você consiga fazer a “escadinha”, podendo limpar mesas enormes com um único card.

Ametista Mágica Inferior Card
Ametista Mágica Inferior Card

Ametista Mágica Inferior

Remoção pontual com efeito de cura. Excelente para lidar com lacaios de decks agressivos, podendo matar Capitão dos Mares Sul, Chefes da Gangue e até 4 manas 7/7 na sua forma completa.

Arauto do Caos Card
Arauto do Caos

Arauto do Caos

Seu efeito muitas vezes consegue puxar um Senhor do Caos muitos turnos antes do turno 9, o que pode virar o jogo ao seu favor contra deck agressivos. Além disso, é um lacaio consistente para sua curva de mana e desperta um sentimento de dúvida no oponente em relação a trocas.

Fogo do Inferno - Card
Fogo do Inferno

Fogo do Inferno

Remoção global extremamente eficiente para lidar com Caçadores, Paladinos e Ladinos. Também pode ajudar a dar o upgrade na Ametista Mágica e/ou dar o dano adicional para um letal surpresa, já que também causa dano aos heróis.

Caveira dos Manari Card
Caveira dos Manari Card

Caveira dos Man'ari

A Caveira é especialmente boa nos arquétipos Cubo da classe Bruxo, por permitir jogadas extremamente poderosas com Cubo, após puxar um Demônio forte da sua mão sem gastar manas, e assim permitir que você tenha mana para cubar e depois quebrar o Cubo criando diversas cópias do demônio invocado.

Cubo Carnívoro

Principal foco do deck. O Cubo faz esse deck ser diferente dos arquétipos controle da classe Bruxo, mesmo possuindo diversas das ferramentas de controle de mesa. O Bruxo Cubo se assemelha mais a um Mid-Controle do que um deck Controle em si, já que no meio do jogo você começa a buscar tirar valor do Cubo Carnívoro para vencer a partida.

Manipulador Sem-Rosto Card
Manipulador Sem-Rosto Card

Manipulador Sem-rosto

Esse deck possui ótimas utilidades para um Manipulador sem Rosto, seja Cubos preenchidos com poderosos lacaios, seja um Senhor do Caos ou Mal’ganis ou até mesmo num lacaio poderoso do seu oponente, que possa te dar vantagem (como Ragnaros ou Lich Rei).

Demonarca Card PTBR
Demonarca Card PTBR

Demonarca

Demônio extremamente poderoso presente no conjunto clássico da classe Bruxo. Nesse deck, diferente da maioria dos arquétipos que você o utiliza, você nunca quer jogá-lo da sua mão descartando cards, mas sim invocá-lo com Caveira dos Man’ari ou Arauto do Caos e assim ter mana para utilizar o Cubo Carnívoro no Demonarca e como também aumentar o seu potencial de dano direto, muitas vezes conseguindo finalizar a partida com esse combo.

Lorde Godfrey Card
Lorde Godfrey Card

Lorde Godfrey

É a melhor remoção global disponível na classe. Além de, muitas vezes, limpar a mesa por completo pelo mesmo custo de um Golpe Flamejante. Ele rende um lacaio 4/4, ou seja, você não perde a iniciativa ao limpar a mesa, tornando-o essencial para qualquer deck mais lento na classe bruxo.

Mal'Ganis Card
Mal'Ganis Card

Mal'Ganis

Um dos principais alvos para os seus Cubos Carnívoros,Taldaram e Manipulador sem Rosto. Mal’Ganis é um dos melhores lacaios presentes no jogo e te dá uma vantagem imensa. Quando copiado diversas vezes podendo facilmente vencer a partida.

Senhor do Caos Card
Senhor do Caos Card

Senhor do Caos

A melhor criatura defensiva lançada em Kobolds. Extremamente poderoso em segurar os começos explosivos dos decks agressivos, quando combinado com Cubo, ou Manipulador, cria uma barreira praticamente intransponível de provocares fazendo muitas vezes seu oponente desistir.

Guldan - O Furtassangre
Guldan - O Furtassangre

Gul'dan, o Furtassangue

o Dk de bruxo é uma peça fundamental para a construção desse arquétipo. Muitas vezes revive seus melhores demônios mortos na partida, criando uma mesa que pode facilmente finalizar o jogo, se não respondida. Além disso seu poder heróico é decisivo em partidas que chegam na fadiga.


Outros Cards

Pacto Sacrificial
Pacto Sacrificial

Pacto Sacrificial

Um card que em 90% dos casos será usado para matar o seu próprio Arauto do Caos, assim podendo invocar um demônio poderoso da sua mão rapidamente. Também é extremamente útil em partidas contra outros Bruxos, podendo remover demônios inimigos por 0 mana.

Mestre das Misturas Card
Mestre das Misturas Card

Mestre das Misturas

Lacaio excelente para lidar com pequenos lacaios de decks agressivos como Xamã Par, Ladino Ímpar, Paladino Ímpar e Caçador Mecanoide. Além disso a sua cura pode fazer diferença real mais pro meio/fim do jogo contra esses mesmos arquétipos.

Bomba Negra Card
Bomba Negra Card

Bomba Negra

Remoção pontual excelente para lidar com os mais diversos lacaios de baixo custo presentes no meta atual. Pode ser usada como dano direto em algumas raras ocasiões.

Príncipe Taldaram  Card
Príncipe Taldaram Card

Príncipe Taldaram

Já que não existe muitos cards de custo 3 que você queira utilizar nesse deck, o lado negativo desse card é quase insignificante, sendo assim você pode muitas vezes copiar um Cubo Carnívoro ou um Mal’Ganis por apenas 3 mana.

Cantaspírito Umbra Card
Cantaspírito Umbra Card

Cantaspírito Umbra

Lacaio de custo 4 que muitas vezes não é jogado no turno 4. O efeito de Umbra permite que você tire um valor descomunal de cards como Cubo Carnívoro e Sylvana, que estão presentes nesse deck. Pode ser jogado somente pelo corpo em casos de necessidade.

Sylvana Correventos Card
Sylvana Correventos

Sylvana Correventos

Lacaio muito útil contra outros decks Controle ou Midrange. Permite que você roube lacaios poderosos que eles possuam ou simplesmente dificulte as trocas. Além disso possui um valor extremo quando combinado com Cubo, permitindo que você tenha várias cópias de Sylvana.

Nzoth Card PTBR
N'zoth, O Corruptor

N'Zoth, o Corruptor

Presente no deck para garantir uma onda adicional de Senhores de Caos e Sylvanas. Assim ao mesmo tempo prevenindo que seu oponente ataque seu herói, constrói uma mesa poderosa.


Substituições

Contra Decks Agressivos

-1 Sylvannas
-1 Demonarca
-1 Cantaspirito Umbra
-1 Manipulador sem Rosto  
+1 Mestre das Misturas
+1 Pacto Sacrificial
+2 Agoureiro

Contra Decks Controle

-1 Mestre das Misturas
-2 Profanar
+1 Demonarca
+1 Manipulador sem Rosto
+1 Espiral Etherea

Contra Decks Combo

-1 Mestre das Misturas
-1 Pacto Sacrificial
-2 Profanar
+2 Rato Sujo
+2 Projeto Demoníaco


Lista

Bruxo Cubo - Deck do Modo Livre de Hearthstone
Bruxo Cubo - Deck do Modo Livre de Hearthstone

Código:

AAEBAf0GDKMBkwT3BLkNwg/grALJwgLexAKX0wKd4gLb6QKc+AIJtgeODq0Q58sC8tAC+NACiNICi+EC6OcCAA==

Custo: 15580 de Pó Arcano


Mulligan

Mantenha sempre pelo menos um Pacto (Sacrificial ou Sombrio), Bibliotecário Kobold, Mestre das Misturas, Arauto do Caos e Caveira dos Man’ari. Além disso contra cada classe existem umas escolhas especiais que aumentam a vantagem no início da partida.

Contra Caçador, Mago, Guerreiro, Paladino, Ladino e Xamã

Mantenha também Profanar, Fogo do Inferno, Ametista Mágica e Senhor do Caos.

Contra Bruxo e Sacerdote

Mantenha também Sylvana e Príncipe Taldaram.


Pilotando o deck

Contra Arquétipos Agressivos

Você busca segurar a pressão no início do jogo usufruindo das suas remoções em área e de lacaios como Bibliotecário Kobold e Mestre das Misturas. Caso seu oponente não tenha uma abertura muito explosiva, você consegue facilmente fazer a transição para o meio de jogo sem ter sofrido muito dano. A partir do meio do jogo a partida se torna mais favorável para o Bruxo Cubo, já que o deck consegue facilmente trazer um Senhor do Caos para a mesa e criar várias cópias dele, impedindo que seu oponente continue causando dano direto com lacaios, e assim finalizando a maioria das partidas.

Contra Arquétipos Controle

Essas partidas acabam se tornando um jogo de valor. E na disputa de quem gera mais valor, essa lista consegue facilmente se sobressair de pilotada corretamente. Você deve manejar seus recursos ao máximo buscando gerar valor extremo com suas sinergias principais como Mal’ganis + Cubo ou Demonarca + Cubo, para assim conseguir criar uma mesa ameaçadora e assim finalizando a partida. Porém muitas vezes essas partidas acabam chegando na fadiga o que não é nenhum problema já que o Gul’dan DK te dá uma grande vantagem com seu poder heroico, além disso o deck tem várias formas secundárias de criar mais ameaças, como por exemplo N’zoth ou usando Sylvanas + Pacto para roubar um Ragnaros, Lich Rei ou qualquer outro lacaio forte que seu oponente possa ter no campo.

Contra Arquétipos Combo

Caso você não tenha incluído os Ratos Sujo na lista é necessário uma postura extremamente agressiva para ganhar a partida, já que você não tem nenhuma outra maneira de prevenir ou sobrevier ao combo. Começos explosivos puxando um Demonarca bem no início do jogo e conseguindo copiá-lo com o Cubo são a principal forma de finalizar essa partida antes que seja tarde demais.


Conclusão

Esse é um deck para aqueles que buscam um arquétipo controle forte e divertido, que não depende tanto de simplesmente controlar a partida para ganhar, já que possui tantas ferramentas para invocar poderosos demônios como Senhor do Caos e Mal’Ganis. O deck é extremamente eficiente e possui alguns espaços para tech-cards que podem ser úteis lidando contra alguns decks do meta. As partidas variam entre médias e longas, podendo levar de 10 a 30 minutos, dependendo do deck do seu oponente. Em algumas situações podem durar menos, após um oponente agressivo conceder perante a uma muralha de provocar.

Redator e Jogador do Formato Livre, alguns me conhecem como Cientista Louco. Jogo desdo beta e sempre buscando testar novos decks e novos combos para o Modo Livre.