Lista, dicas, cards e informações sobre o deck de Sacerdote Reno, do Modo Livre de Hearthstone.
Introdução
Salve a todos! Dessa vez, trazendo um guia de mais um deck que perdeu bastante dominância no formato com nerfs passados, porém que ainda é uma excelente escolha para se divertir e subir de ranks atualmente, O Sacerdote Reno. Essa lista, em especial, corta alguns dos cards que aumentam o potencial de dano com o DK para usar N’zoth como um finalizador adicional. Mesmo ambas a listas sendo poderosas, essa acaba sendo mais consistente contra decks agressivos e portanto mais forte para subir na ranqueada atualmente.
Coração do Deck

Clériga da Vila Norte
Lacaio de custo 1 extremamente importante para a construção do Sacerdote Reno. Além de garantir trocas favoráveis contra pequenos lacaios no início do jogo, a compra de card que provém da Clériga pode ser vital para a partida.

Mestre das Misturas
Outro lacaio de custo 1 que ajuda bastante nas trocas no início do jogo, além de, possivelmente, curar 4 de vida mitigando um pouco da pressão sofrida nos primeiros turnos.

Poção da Loucura
Ótima ferramenta de remoção contra arquétipos agressivos, muitas vezes, removendo dois lacaios e concedendo uma grande vantagem no início da partida.

Agoureiro
Agoureiro é conhecido por ser uma excelente ferramenta de inicio de jogo para lidar com a pressão de decks agressivos.

Palavra Sombria: Dor
Remoção pontual excelente para lidar com alguns lacaios chave que diversos decks agressivos podem invocar no início do jogo (como Totem Golem, Capitão dos Mares do Sul e Mecano-Translador).

Rato Sujo
Card excelente para remover ameaças da mão de seus oponentes antes que eles possam tirar valor delas e também para quebrar combos.

Talho Espiritual
Remoção excelente contra decks agressivos em geral, principalmente contra Ladinos e Paladinos Ímpares.

Visões Sombrias
Uma compra de card eficiente. Visões Sombrias te dá o poder de escolher o card que você mais precisa dentre 3 feitiços do seu deck. Isso torna esse card realmente poderoso, muitas vezes, decidindo partidas, por conseguir uma cópia adicional de determinado feitiço no momento certo.

Brann Barbabronze
Brann é excelente quando combinado com Kazakus ou Zola, para garantir o máximo de valor possível dos seus cards. Pode ser jogado somente pelo corpo contra oponentes agressivos.

Necrolorde
Lacaio com provocar e último suspiro, eficiente em segurar a pressão de decks agressivos no início do jogo. Além disso, pode puxar lacaios com gritos de guerra importantes de outros decks controle.

Palavra Sombria: Morte
Remoção pontual direcionada para grandes lacaios. É extremamente poderosa nesse meta, graças a grande quantidade de Xamã Par na ranqueada Livre.

Zola, a Górgona
Conseguir uma cópia (ou duas com Brann) extra de um lacaio é muito forte. Geralmente, é combinada com Reno, contra deck agressivos e com Kazakus, contra decks controle, porém pode ser usada em outros lacaios para garantir uma ferramenta adicional, dependendo da situação do jogo.

Cria das Sombras
Quando seu poder heroico já está transformado no poder heroico do Anduin Dk, esse card se torna o seu principal finalizador, já que ele permite que você cause uma grande quantidade de dano toda vez que usa seu poder heroico.

Kazakus
Um dos principais cards que compõem o deck. O valor das poções criadas sempre é bem acima da curva e, em diversas situações, consegue virar o jogo ao seu favor, seja uma remoção global a mais, compra de card ou dano direto, as poções sempre garantem vantagem.

Mal Desencavado
Remoção global excelente para lidar com a maioria das mesas que decks agressivos podem construir. Além disso, pode atrapalhar sinergias de decks que só usam cards de custo Par, já que ele se embaralha no deck do seu oponente depois de usado.

Raza, o Acorrentado
Mesmo após seu nerf, Raza continua sendo muito eficaz em aumentar o seu potencial de dano direito após transformado no Anduin DK. Além disso, o seu corpo é forte para a curva, portanto continua sendo um ótimo card nesse arquétipo.

Bomba Luminosa
Uma das principais remoções globais do deck. Excelente para lidar com diversos tipos de lacaios que decks agressivos utilizam em especial contra o Xamã Par.

Geist Esquivo
Esse card é excelente para garantir partidas contra Druidas Jade. Além disso, ele pode remover vários cards úteis para diversos arquétipos presentes no formato atualmente , como Sangue Frio do Ladino Ímpar ou Escudadas de um Guerreiro.

Reno Jackson
Reno Jackson é a grande estrela desse deck. Curar a vida toda muitas vezes ganha a partida contra oponentes agressivos no turno que acontece. Esse card possui um efeito absurdo e é o principal motivo dos arquétipos Reno//Highlander (uma cópia de cada card apenas) serem viáveis.

Grito Psíquico
Remoção global que ajuda a ganhar tempo contra decks agressivos e também é uma excelente resposta contra mesas que decks Controle podem invocar após um N’zoth ou Gul’Dan.

Anduin, o Ceifador Sombrio
Um dos principais cards dessa lista. O Dk de sacerdote concede um imenso potencial de finalizar partidas, graças ao seu poder heroico que, quando combinado com cards como Cria das Sombras ou Profeta Velen, causam uma quantidade enorme de dano por ativação, facilmente finalizando a partida ao longo de alguns turnos. Além desse propósito, quando jogado, o DK funciona como uma remoção global contra lacaios fortes, podendo ser muito útil contra Xamã Par e Bruxos Cubo.
Outros Cards

Gosma Glutona
Excelente para lidar com armas como Aluneth e Caveira dos Man’ari, assim ganhando uma grande quantidade de tempo na partida. Além disso, pode remover uma arma de um deck agressivo e ganhar uma quantidade de vida, enquanto também desenvolve presença de mesa.

Poção Maior de Cura
Excelente para mitigar a pressão sofrida por decks agressivos como Ladino Ímpar e Mago Aluneth. É importante saber quando gastar, para não desperdiçar a cura desse card, já que, muitas vezes, usar o poder heroico todo turno contra esses decks agressivos é muito vantajoso.

Arrota-Lodo
Provocar extremamente útil para segurar a pressão de decks agressivos no meio do jogo. Por ter último suspiro, retorna no N’zoth aumentando sua presença de mesa.

Macieira Apodrecida
Outro provocar com último suspiro importante para a construção do deck (usando N’zoth como um finalizador). Os 4 de vida que são curados no seu último suspiro podem ser importantes para sobreviver tempo suficiente até comprar o Reno Jackson.

Imperador Thaurissan
Excelente por reduzir o custo dos cards na sua mão, aumentando seu potencial de dano com O DK e assim trazendo vantagem na partida.

Sepultar
Excelente contra diversos decks controles presentes no meta atual, podendo possivelmente roubar um Mal’Ganis ou Ragnaros e, ao mesmo tempo que remover uma ameaça adversária, ganhar uma ameaça adicional no seu deck.

Sylvana Correventos
Lacaio com último suspiro excelente em arquétipos controle. Pode ser muito útil em partidas contra outros decks controle, muitas vezes, virando completamente o rumo da partida, quando jogada na hora certa. Também retorna no N’zoth como uma das ameaças principais.

Estátua de Obsidiana
Incomum ver esse card sendo jogado fora do Sacerdote Big, porém, além de ser um lacaio bem poderoso no fim de jogo, por ter último suspiro, pode voltar no N’zoth, te garantindo uma mesa ainda maior.

N'Zoth, o Corruptor
Finalizador excelente contra outros arquétipos controle, por criar uma enorme mesa de lacaios. Contra decks agressivos, pode ser muito útil, criando uma barreira de provocares e impedindo que eles te finalizem.
Substituições
Contra arquétipos Agressivos
-1 Sylvannas
-1 Imperador Thaurisan
-1 Cria das Sombras
+1 Palavra Sombria Horror
+1 Poção de Fogo de Dragão
+1 Silêncio
Contra arquétipos Controle
-1 Talho Espiritual
-1 Poção da Loucura
+1 Velen
+1 Alexstrasza
Contra arquétipos Combo
Sem substituições disponíveis.
Lista

Código
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Custo: 18100 de Pó Arcano
Mulligan
Mantenha sempre Visões Sombrias, Reno Jackson, Kazakus e Clériga da Vila Norte. Além disso, contra algumas classes específicas as seguintes escolhas devem ser feitas:
Contra Paladino e Ladino
Mantenha também Mestra das Misturas, Agoureiro, Poção da Loucura, Palavra Sombria Dor, Talho Espiritual e Mal Descavado.
Contra Mago e Caçador
Mantenha também Mestra das Misturas, Poção de Cura Maior e Gosma Glutona.
Contra Xamã
Mantenha também Palavra Sombria Morte e Bomba Luminosa.
Contra Druida
Mantenha também Rato Sujo, Necrolorde e Geist Esquivo.
Contra Bruxo,Sacerdote e Guerreiro
Mantenha também Sepultar e Sylvanas.
Pilotando o deck
Contra arquétipos Agressivos
Você busca, no início da partida, usufruir de cards como Poção da Loucura, Mestra das Misturas, Necrolorde e Agoureiro, para reduzir a pressão sofrida e assim fazer a transição para o meio de jogo, onde suas remoções globais vão dar conta de limpar a mesa e permitir que você comece a desenvolver lacaios com provocar e outras ameaças. O deck possui bastante formas de cura, sendo assim, mesmo sem comprar o Reno imediatamente, você consegue segurar a partida com base nos seus Provocares e remoções globais até ele chegar.
Contra arquétipos Controle
Essas partidas geralmente são decididas próximas da fadiga, quando os recursos em ambos os decks já estão escassos, dessa forma, o maior segredo dessas partidas é forçar seu oponente a gastar suas remoções globais, para assim conseguir estabelecer uma mesa com N’zoth e vencer a partida. Além desse plano de jogo, você também pode recorrer ao poder heroico do Anduin DK combinado com Cria das Sombras (ou Velen, caso o tenha incluído) para finalizar a partida com dano direto. Cards que ficaram mortos na sua mão por grande parte da partida são super úteis nesse momento, permitindo que você tenha mais ativações do poder heroico.
Contra arquétipos Combo
Essas partidas são as mais complexas, já que o Sacerdote é uma classe que não tem nenhuma ferramenta para interromper o combo e, ao mesmo tempo, não tem nenhuma ferramenta para se manter vivo após ele ser realizado. Sendo assim, além da possibilidade do seu único Rato Sujo consiga quebrar uma peça importante do combo você consegue vencer, porém, caso o jogo siga o curso normal e seu oponente consiga tempo para juntar todas as peças (o que geralmente vai acontecer, já que seu deck não consegue colocar pressão no início do jogo), você será morto pelo combo sem conseguir interagir.
Conclusão
Esse deck é mais uma variante do arquétipo Reno nas classes que ele é mais viável. Já foi mais poderoso no formato, porém ainda é uma das melhores possibilidades de decks controle para se jogar, mesmo existindo diversas formas de montar o Sacerdote Reno. Essa lista é a mais adaptada para o meta atual do rank 5-lenda e, portanto, a mais eficiente.
As partidas são longas, levando de 15 a 40 minutos, porém, assim como qualquer deck Reno, podem levar bem menos, caso seu oponente conceda.

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