Versão Beta
Close

Guia de Ranqueada – Lidando com a Frustração

Saiba como lidar com a frustração em diversos momentos nas partidas.

Qualquer card game que vá jogar, desde os mais simples aos mais complexos, a aleatoriedade é um fator que vai estar sempre presente e está diretamente relacionada à frustação no jogo. No Hearthstone não é diferente, digamos até que tende a ser um pouco maior. Isso porque, além da aleatoriedade natural dos cards games (Compra de cards e pareamento), o Hearthstone possui também uma grande quantidade de cards com efeitos aleatórios. Isso faz com que algumas situações acabem saindo do controle do jogador e ele acabe perdendo por algo que não tinha como prever.

A frustação vem justamente quando não consegue visualizar o que levou a perder o jogo e então melhorar para que aquilo não aconteça mais. Quando não foi um erro que te fez perder, você simplesmente bate num teto de aprendizado em que não consegue ultrapassar. Mas o que fazer para evitar se sentir tão frustrado nestas situações?

A primeira mentalidade a se amadurecer é de que o Hearthstone é um jogo de probabilidades, o foco principal dele é ser um jogo onde a habilidade conta muito, porém a sorte está sempre presente. Isso para o ponto de vista de quem está ganhando é terrível, porém para o ponto de vista de quem está perdendo é o que o impede de simplesmente conceder o jogo. Aquele 1% de chance de virada. A alegria da platéia.

A segunda mentalidade a se amadurecer é que devemos deixar de focar tanto no que acontece de negativo nas partidas e de achar normal quando temos muita sorte. Lembre-se que sua alegria é a frustração do seu oponente, você já esteve na mesma posição que ele. Entenda que aquele jogo que você conseguiu virar e ganhar milagrosamente é o bônus de se ter um card game bastante baseado em aleatoriedade. Não apenas reclame do ônus.

Tabuleiro com Lacaios
Tabuleiro com Lacaios

E terceira e última: Nunca ache que está perdendo constantemente apenas por conta do azar, não aceite isso como uma verdade. Procure sempre rever e repensar sobre suas jogadas, sua lista de deck, o que você poderia mudar na sua mentalidade de jogo que poderia talvez te tornar um jogador melhor. Apesar de toda a aleatoriedade do jogo, no final das contas a habilidade é o que fala mais alto. Não é à toa que vemos muitos dos mesmos jogadores classificados ou vencendo grandes campeonatos. Não é por um simples acaso.

Por fim, é inevitável após perder muitas partidas se sentir chateado ou frustrado. Tirar algumas horas para descansar a mente, assistir algum filme ou série, dar algumas risadas te faz voltar ao jogo com um pensamento muito mais otimista, mais confiante. Isto também conta muito ao tomar decisões durante as partidas. Mas lembre-se sempre que a chave para se tornar um jogador melhor é a persistência. É você quem precisa dar o primeiro passo.

Jogador profissional e streamer. Email: pdantas@cardnamanga.com.br . Twitter: @HeisenbergCWG