Versão Beta
Close

Cards épicos neutros mais utilizados no meta de Projeto Cabum

Confira quais foram os cards épicos mais fortes neste último meta!

Confira o top 10 de cards neutros utilizados no meta de Projeto Cabum e sua explicação para isso. Todos os dados foram retirados do HSReplay e podem variar conforme o meta muda.

10) Cadaverina

Utilizada em 6,1% dos decks atuais, a Cadaverina está décimo lugar na nossa lista e isso é uma surpresa e tanto. O fato dela estar sendo utilizada tanto se dá por conta do nerf sofrido pela Inventora Risonha em meados de Outubro e de lá pra cá o Zilliax tem sido o substituto natural dela. Por conta do Zilliax estar jogando um pouco mais, a Cadaverina foi uma boa opção em alguns arquétipos do meta para melhorar contra decks agressivos. 

9) Rastejante do Corredor

Em nono lugar temos o Rastejante do Corredor utilizado em 6,4% dos decks e que não é um lacaio utilizado em vários decks diferentes, mas sim um lacaio que joga em um deck muito popular entre os ranques 25 e 5: o Paladino Ímpar. Outro fator para o crescimento na popularidade do Paladino Ímpar também foi o recente nerf, pois alguns decks que se fortaleceram com ele são naturalmente ruins contra os decks muito agressivos.

8) Estripador Caótico

Utilizado em 7,1% dos decks e em oitavo lugar, o Estripador Caótico e, correndo o risco de ser repetitivo, atribuímos também o aumento da sua popularidade ao nerf da Inventora Risonha. Mas qual seria a ligação entre o Estripador Caótico e a Inventora Risonha? Simples, o Cavaleiro Sangrento era um lacaio que estava sendo utilizado em praticamente todos os decks agressivos e midrange como resposta aos Azucrinatron criados. Com este lacaio deixando de jogar, o Estripador Caótico passou a ocupar seu espaço para ajudar a resolver os lacaios com Provocar.

7) Agoureiro

Agoureiro está sendo utilizado em 7,7% dos decks e a explicação para isso é óbvia: É um lacaio muito forte contra decks agressivos e ajuda a ganhar de volta o controle do campo. Além disso, pode ser utilizado em combinação com outros cards como Nova Congelante para aumentar as chances dele sobreviver.

6) Gigante da Montanha

Este é outro lacaio que não vem sendo utilizado em diferentes decks, mas o deck em que ele joga é extremamente popular na ranqueada. O Bruxo Par é um dos decks mais populares atualmente e que possui uma taxa de vitória bem alta e o Gigante da Montanha é uma das peças fundamentais para o funcionamento deste deck. Olhando os dados no HSReplay, vemos que a taxa de vitória do deck aumenta em quase 4% quando ele é jogado no turno 3 ou 4 e isso mostra o quão forte é este card no deck certo. O Gigante está sendo usado em 8,4% dos decks na ranqueada.

5) Déspota Arcano

Déspota Arcano e Druida caminham juntos desde o surgimento da Infestação Total e isso explica perfeitamente o porque deste card ser nosso quinto colocado. Druida é uma das classes mais populares atualmente e claro, uma das classes mais fortes do meta. Como mencionamos antes, a Infestação Total é um card muito forte para ativar a habilidade do Déspota Arcano para fazê-lo custar 0 manas, porém também temos outros dois cards que são utilizados em quase todos os decks de Druida: Nutrir e Peste Incontrolável. Ambos são ótimos cards para fazer em conjunto com o Déspota Arcano e conseguir controlar o campo. A porcentagem deste card em decks é de 9,6%.

4) Geist Esquivo

O Geist Esquivo é uma das tech cards mais utilizadas atualmente, principalmente nos decks pares, e chega ao nosso quarto lugar com 10,4% de utilização em decks entre os ranques 25 e Lenda. Sua principal função atualmente é destruir Naturalizar, pois praticamente todos os decks de Druida utilizam o card e alguns até dependem dele para ganhar. Como função secundária temos outros cards importantes para serem destruídos como Fazer-se de Morto, Fogo Interior, Montagem Ômega e Escudada.

3) Cubo Carnívoro

Em terceiro lugar temos o Cubo Carnívoro com 14,2% de utilização em decks e o motivo maior para isso é o Caçado Último Suspiro que é um dos decks mais populares na ranqueada atualmente. Outro decks como Druida Provocar e Bruxo Cubo também utilizam o Cubo, mas não são tão populares quanto o Caçador. 

2) Horror Musguento

Em segundo lugar está o Horror Musguento e realmente é uma surpresa, isso porque é um card que entrou para o meta especificamente como uma resposta à Inventora Risonha, porém mesmo após o nerf ele continuou sendo utilizado em decks como Bruxo Par e Caçador Último Suspiro. Um dos motivos foi a Peste Incontrolável por ser um card bastante opressor em algumas situações. O Horror Musguento leva medalha de prata com 15,8% de uso em decks na ranqueada.

1) Gosma Glutona

E nossa vencedora é a Gosma Glutona com 18,8% de uso em decks entre os ranques 25 e Lenda. Armas ainda fazem um papel muito forte de controlar o campo e ganhar Tempo, isso porque o Hearthstone é um jogo que se baseia muito em controle de campo e isso faz com que seja necessária pelo menos uma cópia de algum card que destrua armas. Além disso, em Kobolds & Catracumbas fomos introduzidos às armas lendárias de classe e algumas se sobressaíram, principalmente a arma do Druida que possibilita vários tipos de combos para ganhar em um único turno. Esses dois fatores levam ao aumento da popularidade das destruições de armas e a Gosma Glutona é atualmente a melhor opção entre elas, só não é utilizada nos decks pares que a substituem pela Gosma Ácida do Pântano.

Gostou do artigo? Dê sua opnião nos comentários ou através das nossas redes sociais:  FacebookTwitter e Instagram 

Jogador profissional e streamer. Email: pdantas@cardnamanga.com.br . Twitter: @HeisenbergCWG