Versão Beta
Close

Guia de Ranqueada - Bruxo Par (Livre)

Lista, dicas e informações sobre o deck de Bruxo Par em Hearthstone, do Modo Livre!

Introdução

Salve a todos! Neste guia de ranqueada iremos visitar um deck muito interessante, o Bruxo Par, deck esse que é basicamente a lista do antigo HandLock, porém com o diferencial de somente utilizar cards de custo par tirando valor de Genn. Como a maioria dos cards poderosos do HandLock eram de custo par essa restrição não tem praticamente nenhum ponto negativo, a diversidade de ferramentas que a classe Bruxo possui no formato fazem desse deck um dos mais consistentes e poderosos do meta atual após o nerf da Aviana.


Coração do Deck

Homúnculo Ordinário Card
Homúnculo Ordinário Card

Homúnculo Ordinário

Lacaio com provocar muito importante na composição dessa lista, além de segurar pressão de decks mais rápidos ele buffa sua Ametista Mágica tornando a remoção de lacaios maiores mais fácil.

Profanar Card
Profanar

Profanar

Uma das melhores remoções globais do jogo e uma das muitas disponíveis para a classe. Profanar é excelente para lidar com arquétipos agressivos, porém também pode ser útil em partidas contra outros controles, caso você consiga fazer a “escadinha”, podendo limpar mesas enormes com um único card.

Protetora Solfuria Card
Protetora Solfuria Card

Protetora Solfúria

Lacaio muito importante na construção desse arquétipo, você possui diversos lacaios que são excelentes alvos para se dar Provocar e assim obrigar seu oponente a atacar esses lacaios enormes.

Ametista Mágica Inferior Card
Ametista Mágica Inferior Card

Ametista Mágica Inferior

Remoção pontual com efeito de cura. Excelente para lidar com lacaios de decks agressivos, principalmente quando na sua forma final, podendo destruir um 4 mana 7/7 por somente 4 manas.

Aniquilador Recurvo  Card
Aniquilador Recurvo Card

Aniquilador Recurvo

Um dos principais lacaios do deck, graças ao seu poder heroico e alguns outros cards que também causam dano ao seu herói você facilmente consegue chegar a 15 de vida e assim tirar o valor máximo desse card.

Chama Sombria Card
Chama Sombria Card

Chama Sombria

Remoção em área extremamente poderosa e também muito versátil, você pode sempre escolher sacrificar o lacaio mais adequado para remover com eficiência a mesa do seu oponente.

Draco do Crepusculo Card
Draco do Crepusculo Card

Draco do Crepúsculo

Lacaio excelente nesse deck, como você geralmente possui muitos cards na mão esse Dragão entra 4/9 ou até 4/10 com muita facilidade, criando uma presença de mesa muito forte tanto para realizar trocas quanto para causar dano direto ao seu oponente.

Fogo do Inferno - Card
Fogo do Inferno

Fogo do Inferno

Remoção global extremamente eficiente para lidar com Caçadores, Paladinos e Ladinos. Também pode ajudar a dar o upgrade na Ametista Mágica e/ou dar o dano adicional para um letal surpresa, já que também causa dano aos heróis.

Trôpego Sem-rosto Card
Trôpego Sem-rosto Card

Trôpego Sem-rosto

Esse card é um dos principais fatores que fazem a lista Livre do Bruxo Par ser tão superior a lista Padrão, em 90% dos casos você irá jogar este card dando alvo num Gigante ou no Draco assim tendo um lacaio enorme a mais na mesa, além disso ele já vem com provocar tornando mais fácil de proteger seus pontos de vida.

Genn Greymane Card
Genn Greymane

Genn Greymane

Fazendo seu poder heroico custar apenas 1 acelera absurdamente o seu potencial de compra de card e assim viabiliza que esse deck tenha começos extremamentes explosivos tirando valor de cards como Gigante da Montanha e Draco do Crepúsculo.

Guldan - O Furtassangre
Guldan - O Furtassangre

Gul'dan, o Furtassangue

O DK da classe não tem nem perto de sua força completa nesse arquétipo já que você não pode utilizar a maioria dos demônios poderosos(por serem de custo ímpar) porém mesmo assim o poder heroico que ele te concede é o suficiente para valer a inclusão nessa lista, permitindo que você tenha grande vantagem em partidas contra decks controle e uma fonte consistente de cura contra decks agressivos.

Gigante da Montanha Card PTBR
Gigante da Montanha

Gigante da Montanha

Graças ao seu poder heroico custar apenas 1 mana você consegue jogar este card no turno 3(caso você tenha começado com a Moeda) e com isso criar uma presença de mesa enorme bem no início da partida, pouquíssimos decks conseguem responder esse lacaio com eficiência tão cedo na partida sendo assim caso ele sobreviva por mais de 2 turnos você facilmente consegue finalizar a partida.

Gigante Derretido Card PTBR
Gigante Derretido

Gigante Derretido

Um dos lacaios mais eficientes nesse arquétipo, assim como o Aniquilador Recurvo depende do seu total de vida estar baixo para ser útil porém com esse arquétipo isso não é um problema fazendo desse card muitas vezes um 0 mana 8/8.


Outros Cards

Agoureiro Card
Agoureiro

Agoureiro

Uma épica do conjunto clássico muito poderosa em qualquer arquétipo mais lento seja controle ou midrange, por ajudar muito a segurar a pressão de decks agressivos. Pode ser substituído por ferramentas mais agressivas caso esteja enfrentando majoritariamente decks controle.

Bomba Espiritual
Bomba Espiritual

Bomba Espiritual

Remoção pontual excelente para lidar com diversos lacaios do formato e também é útil para diminuir os seus pontos de vida viabilizando Gigantes Derretidos e Aniquilador Recurvo e buffando a Ametista Mágica.

Cervejeiro Fúngico Card
Cervejeiro Fúngico Card

Cervejeiro Fúngico

Um dos poucos cards que curam disponíveis no custo par, muito útil contra oponentes agressivos.

Quebra Feitiço Card
Quebra Feitiço

Quebra-feitiço

Silenciar é uma técnica muito poderosa no formato livre graças a grande variedade de efeitos estáticos e provocares presentes no formato, nesse deck não seria diferente.

Geist Esquivo
Geist Esquivo

Geist Esquivo

Card muito importante no metagame atual devido a grande quantidade de Druidas Jade, também é útil contra Ladino Ímpar e Guerreiro Ímpar podendo remover cards muito importantes desses arquétipos(como Sangue Frio e Montagem Omega)


Substituições

Contra decks Agressivos

-1 Lich Rei
-1 Quebra-Feitiço

+2 Bomba Negra

Contra decks Controle

-2 Agoureiro
-2 Profanar

+1 Glinda
+1 Ragnaros
+1 Sylvannas
+1 Chama Sombria

Contra decks Combo

-1/2 Profanar/Agoureiro
-1 Bomba Espiritual
-1 Quebra-Feitiço

+2 Rato Sujo
+1/2 Projeto Demoniaco


Lista

Deck Bruxo Par - Modo Livre
Deck Bruxo Par - Modo Livre

Código

AAEBAf0GCJMB8gWgzgLCzgKX0wLY5QLN9ALx9wILigH7BrYH4QeNCNwKqa0C58sC8dAC/dACiNICAA==

Custo: 9700 de Pó Arcano


Mulligan

Mantenha sempre o Gigante da Montanha em suas mãos, em algumas partidas específicas isso pode ser ignorado

Contra Paladino, Ladino e Caçador

Mantenha Agoureiro, Fogo do Inferno, Profanar, Bomba Espiritual, Ametista Magica e Homunculo Ordinario. (você pode cogitar não manter o gigante nessas partidas)

Contra Xamã

Mantenha Agoureiro, Draco do Crepúsculo, Bomba Espiritual, Ametista Magica e Homunculo Ordinario.

Contra Druida

Mantenha seus cards mais agressivos como Gigantes, Trôpego Sem-Rosto e Draco do Crepúsculo, caso esteja utilizando as substituições para quebrar combos os mantenha sempre. Além disso mantenha sempre o Geist Esquivo já que é bem provável que seja um Druida Jade.

Contra Bruxo e Sacerdote

Mantenha também seus cards mais agressivos como Gigantes, Trôpego Sem-Rosto e Draco do Crepúsculo, Porém de prioridade a Quebra-Feitiço e Sylvanna (caso esteja utilizando)

Contra Mago e Guerreiro

Você pode estar enfrentando tanto a variante controle, quanto a agressiva dessas classes, porém você deve sempre mulligar pensando na agressiva, já que a controle é bem mais simples de se lidar. Sendo assim de prioridade sempre seus cards de cura como Ametista Mágica e Cervejeiro, além de remoções para lidar com lacaios no início do jogo.


Pilotando o deck

Contra arquétipos agressivos

Nessas partidas você precisa ser bastante cuidadoso e estratégico com seus cards, já que no início do jogo o seu oponente com certeza vai ser muito mais agressivo e explosivo com lacaios e feitiços, porém isso nem sempre é um problema, já que o seu deck tem um potencial muito grande de retorno na partida, seja pelas sinergias com baixo total de vida, seja simplesmente pelos lacaios gigantes que você pode colocar na mesa e conceder provocar.

Além de tudo isso você tem um número razoável de remoções pontuais e globais que podem geralmente evitar que você perca o controle da partida logo nos primeiros turnos. Principalmente contra Paladinos e Xamãs seja cauteloso no uso desses cards buscando sempre tirar o máximo de pressão da mesa possivel, para que assim as remoções também atuem como destruição do gás do seu oponente.

Contra arquétipos controle e combo

Essas partidas são similares em muitos pontos, tanto contra um oponente controle, quanto contra um oponente combo, você busca ser o mais agressivo possível com seus Gigantes,Dracos e outros lacaios poderosos presentes na lista, e assim finalizar a partida rapidamente, Caso contrário eles provavelmente iriam tirar muito valor de cards como: remoções globais poderosas (Godfrey, Espiral, Grito Psíquico), cards muito fortes em segurar o jogo como Diamante Mágico e Peste Incontrolável e também dos Dks que as classes controles do meta atual possuem que são absurdamente fortes, seja pelo Grito de Guerra, seja pelo novo poder heróico adquirido.

O principal diferencial entre a partida contra o controle e a partida contra o deck combo é a seguinte, contra os decks controles você tem uma janela muito maior de oportunidade para finalizar a partida em questão de turnos, porém você possui menos recursos para fazê-lo, já que os seus oponentes estarão equipados com as mais diversas remoções e também formas de tirar vantagem ao longo dos turnos. Contra os decks combo é o inverso, a sua janela de finalização é bem menor, porém você dispõe mais dos seus lacaios permanecerem múltiplos turnos na mesa, e também do seu oponente simplesmente não ter como responder algumas das suas jogada.

Outro diferencial é que contra decks combo esse deck pode ser alterado para utilizar diversas formas de quebrar peças dos combos tornando essas partidas praticamente 100% de vitória.


Conclusão

Esse deck é para aqueles que curtem a classe Bruxo porém estão buscando por uma lista mais rápida para subir na ranqueada e também para todos aqueles que admiravam o poder do antigo HandLock, já que esse arquétipo é muito similar em questão de jogabilidade e cards base. O deck é muito potente e foi usado por diversos jogadores para adquirir o rank lenda no formato portanto o deck claramente encontrou seu lugar no meta livre e só tende a se fortalecer conforme a próxima expansão chegar. As partidas variam entre curtas e médias levando de 6 a 15 minutos.

Redator e Jogador do Formato Livre, alguns me conhecem como Cientista Louco. Jogo desdo beta e sempre buscando testar novos decks e novos combos para o Modo Livre. Email: gabriel.dias@cardnamanga.com.br