Versão Beta
Close

Guia de Ranqueada - Mago Exodia (Livre)

Deck, estratégias e outras informações do deck de Mago Exódia, do Modo Livre de Hearthstone.

Introdução

Salve a todos! Dessa vez trazendo uma variação de um deck já bem famoso do formato, o Mago Exodia, este deck está bem mais forte agora com a queda do Druida Combo sendo viável até para o rank lenda. Essa lista está adaptada para os decks agressivos do meta atual porém ainda mantendo todas as ferramentas de enrolar turnos que a lista original utilizava assim não perdendo sua estratégia principal que é segurar o máximo de turnos possíveis até reunir as peças do combo e assim finalizar a partida.

Coração do Deck

Agoureiro
Agoureiro

Agoureiro

Esse lacaio é excelente para segurar o jogo conseguindo geralmente te ganhar um turno extra, seja por obrigar seu oponente a removê-lo ou impedi-lo de jogar mais lacaios e destruindo os já presentes na mesa. Por esse motivo ela é necessária nesse deck que tem como objetivo ter o máximo de turnos possíveis para encontrar o combo.

Aprendiz de Feiticeiro Card PTBR
Aprendiz de Feiticeiro

Aprendiz de Feiticeiro

Uma das peças chaves do combo, você não pode em hipótese nenhuma jogar este card por tempo na mesa, você deve sempre guardá-los para serem copiados com Reflexo Derretido para viabilizar o combo do Exodia.

Cientista Louco
Cientista Louco

Cientista Louco

Lacaio excelente para realizar trocas no início do jogo quando morre puxa um segredo do seu deck filtrando-o, e assim tornando mais fácil se você comprar as 6 peças do combo.

Projeto de Pesquisa
Projeto de Pesquisa

Projeto de Pesquisa

Compra de card de baixo custo excelente permitindo que você encontre mais rapidamente o combo. Também pode ser muito útil quando a mão do seu oponente está quase cheia permitindo que você queime alguns cards.

Bloco de Gelo Card PTBR 02
Bloco de Gelo

Bloco de Gelo

A sobrevivência adicional que o Bloco de Gelo concede a classe é um dos principais recursos que esse deck tem de vencer a partida, já que por exemplo: você pode jogar Imperador e Bloco de Gelo num mesmo turno, ignorando completamente a mesa, e assim reduzindo o custo do seu combo e ao mesmo tempo que garante que você sobreviverá ao próximo turno permitindo que você ganhe a partida.

Intelecto Arcano Card PTBR
Intelecto Arcano

Intelecto Arcano

Outra compra de card poderosa da classe mago, sem nada de especial simplesmente acelera a compra do combo.

Nova Congelante Card PTBR
Nova Congelante

Nova Congelante

Muitas vezes, garante um turno extra sem sofrer dano, funcionando como um Pseudo-Bloco de Gelo. É extremamente poderosa quando combinada com Agoureiro funcionando como uma remoção global.

Oraculo da Luz Fria
Oraculo da Luz Fria

Oráculo da Luz Fria

O principal mecanismo de compra de card dos decks Mill também faz presença no Mago Exodia, geralmente você só o utiliza para chegar ao seu combo mais rápido. Contudo em muitas partidas você irá com certeza usufruir do seu poder de queimar cards do seu oponente com o auxílio desse card e do Projeto de Pesquisa.

Reflexo Derretido Card
Reflexo Derretido

Reflexo Derretido

Outra peça fundamental do seu combo, você o utiliza para copiar as Aprendizes assim tendo 4 delas na mesa e fazendo com que suas Bolas de Fogo custem 0.

Imperador Thaurissan
Imperador Thaurissan

Imperador Thaurissan

Peça fundamental em diversos combos do formato por reduzir o custo de todos os cards na sua mão, assim viabilizando que os combos sejam feitos em um unico turno, nesse deck não é diferente, assim que reunir as 5 peças do Exodia na mão você joga o Imperador e assim faz com que o combo seja viável. É inviável reduzir os custos sem ter o Antonidas na sua mão, porém é tranquilo reduzir caso esteja faltando apenas uma Feiticeira ou Reflexão já que o combo continua custando 10 de mana.

Nevasca Card
Nevasca

Nevasca

Remoção em área excelente para lidar com pequenos lacaios porém sua principal função nesse deck é um turno extra sem sofrer dano dos lacaios na mesa e assim ter mais tempo para reunir as peças do Combo.

Arquimago Antonidas Card
Arquimago Antonidas

Arquimago Antônidas

Principal peça do combo, você busca reduzir o custo desse card e das demais peças e assim tornar possível um turno onde você joga Bolas de Fogo infinitas conseguindo matar facilmente seu oponente antes do tempo do turno acabar.


Outros Cards

Artifice Arcano Card PTBR
Artifice Arcano

Artífice Arcano

Esse lacaio de custo 1 nunca é jogado no turno 1, ele é uma ferramenta para gerar armadura unido com feitiços, nesse deck principalmente combinado com Nevasca.

Engenheira Novata Card PTBR
Engenheira Novata

Engenheira Novata

Compra um card por dois mana, o corpo é dispensável só está presente para acelerar o processo de encontrar o combo.

Mago Sangrento Thalnos
Mago Sangrento Thalnos

Mago Sangrento Thalnos

Mais uma compra de card por 2 mana, porém Thalnos tem o diferencial do dano mágico que pode ser realmente útil para remover uma mesa combinado com Nevasca.

Ovelha Explosiva Card
Ovelha Explosiva

Ovelha Explosiva

Outro lacaio excelente para segurar a pressão no início do jogo, muitas vezes, serve com uma remoção global para pequenos lacaios. Pode simplesmente ser substituído por mais compra de card num meta mais controle.

Barreira de Gelo Card
Barreira de Gelo

Barreira de Gelo

Ganho de vida adicional é bem importante para segurar a pressão de decks agressivos e poder vencer essas partidas. Por ser um segredo tem sinergia com o efeito do Cientista.

Cone de Frio Card
Cone de Frio

Cone de Frio

Assim como Nevasca e Nova Congelante te permite congelar lacaios para garantir um turno sem ser atacado por eles, muito poderoso contra decks que não costumam encher a mesa já que acaba funcionando como uma Nova Congelante.

Polimorfia Card
Polimorfia

Polimorfia

Remoção pontual excelente para lidar com lacaios grandes ou com últimos suspiros perigosos, por fazer como se o lacaio nunca tivesse existido, impedindo-o de ser revivido por diversos efeitos no formato.

Substituições

Contra Ladino Impar e Paladino Impar

-2 Oráculo da Luz Fria -1 Engenheira Novata +2 Poção Vulcânica +1 Ovelha Explosiva

Contra Xamã Par

-1 Ovelha Explosiva -2 Oraculo da Luz Fria +1 Polimorfia +2 Poção de Polimorfia

Contra Arquétipos Controle e Combo

-1 Ovelha Explosiva -1 Cone de Frio -1 Barreira de Gelo +2 Acólito da Dor +1 Engenheira Novata


Lista

Mago Exódia Deck Livre
Mago Exódia Deck Livre

Código

AAEBAf0ECE2cAq4D7QTtBbgI/A/WEQuKAcAByQOrBMsE5gT4B/cN2sUCluQCtPwCAA==

Custo: 5760 de Pó Arcano


Mulligan

Contra Paladino, Ladino, Caçador e Mago

Você busca manter Agoureiro, Cientista Louco, Ovelha Explosiva, Nova Congelante e Cone de Frio.

Contra Bruxo, Sacerdote, Guerreiro e Druida

Você busca manter suas compras card em especial Projetos de Pesquisa e Oráculos da Luz Fria, porém também pedaços do combo(caso já possua alguma compra de card ou esteja na moeda).

Contra Xamã

Você busca manter Agoureiro, Nova Congelante, Cone de Frio e Polimorfia.


Pilotando o deck

Contra Arquétipos Agressivos e Controle

Diferente das últimas listas que venho trazendo nessa série de guias, o Mago Exodia possui uma perspectiva muito linear de jogabilidade, seja qual for o arquétipo que ele esteja enfrentando. Tanto quanto contra um oponente Controle, quanto contra um Agressivo, Midrange ou Tempo o seu objetivo é o mesmo, segurar o máximo de pressão possível durante o início e o meio da partida, usufruindo dos seus cards com a mecânica de congelar(como Nova Congelante e Nevasca) e também dos seus Blocos de Gelo para conseguir garantir que você tenha tempo para comprar muitos cards do seu deck e assim reunir o combo e vencer a partida.

Contra decks controle existe uma pequena diferença já que no início da partida eles não costumam fazer muitas coisas, porém já mais para o meio-fim podem criar mesas muito ameaçadoras, sendo assim sempre seja conservador com sua Polimorfia e seus efeitos de congelar durante essas partidas.

Contra Arquétipos Combo

Contra outros decks combos a partida não se diferencia muito da partida contra decks Controle, porém ao invés de ter que lidar com grandes ameaças em forma de lacaios e feitiços, você precisa ficar atento ao deck do seu oponente, já que se ele conseguir reunir o combo dele antes que você consiga estabelecer um Bloco de Gelo para se proteger você pode simplesmente perder a partida.

Também existem situações que o adversário utiliza o combo com o Rei Fubalumba e a Azalina para roubar seu deck e mão, nesses casos você precisa comprar o seu combo o mais rápido possível para conseguir usá-lo em resposta ao do seu oponente, ou simplesmente para vencer antes que ele encontre o dele.

Contra Arquétipos Mill

Você busca evitar ter mais de 6 cards na mão, para assim tornar bem complicado o seu oponente queimar cards do seu deck, além disso você busca ao máximo não demonstrar que está jogando com um Mago Exodia durante o início e o meio da partida, para assim desviar a atenção do seu oponente da sua real estratégia, fazendo com que ele te ajude a comprar cards com cards como Oráculo da Luz Fria e assim acelerando a reunião do seu combo.


Conclusão

Esse deck é para aqueles que curtem combos que finalizam seus oponentes em um único turno, para aqueles que curtem decks lentos e pouco interativos, porém é principalmente para aqueles que buscam um deck efetivo da classe Mago para se sair bem no meta atual. O deck é bem poderoso e tem bastante espaço disponível para sofrer adaptações contra decks específicos, caso consiga evitar os Ratos Sujos ele lida muito bem contra qualquer deck controle do meta atual.

As partidas são longas, demorando de 17 a 30 minutos porém pode demorar menos caso você compre o combo bem rapidamente.

Redator e Jogador do Formato Livre, alguns me conhecem como Cientista Louco. Jogo desdo beta e sempre buscando testar novos decks e novos combos para o Modo Livre. Email: gabriel.dias@cardnamanga.com.br