Versão Beta
Close

Guia de Ranqueada - Xamã Reno (Livre)

Deck, estratégias e outras informações do deck de Xamã Reno, do Modo Livre de Hearthstone.

Introdução

Salve a todos! Dessa vez trazendo um arquétipo que prometia bastante com o lançamento de Bosque das Bruxas, porém nunca foi muito popular no formato, o Xamã Reno Calafrarte. Esse deck é realmente poderoso mesmo não tendo muita atenção no meta, a lista praticamente não consegue perder para um adversário controle já que facilmente você consegue valor infinito, e graças ao grande número de feitiços de dano em área da classe o deck também é capaz de lidar com decks agressivos.


Coração do Deck

Estilhaço Glacial Card
Estilhaço Glacial

Estilhaço Glacial

Grito de guerra muito útil, tanto num início de jogo para inviabilizar um lacaio grande de atacar, quanto quando seu Grito de Guerra é ativado pelo Calafrarte, congelando a mesa do seu oponente dificultando trocas e também que ele finalize a partida.

Banqueiro Perverso Card PTBR - Hearthstone
Banqueiro Perverso

Banqueiro Perverso

Embaralhar uma cópia de um card no seu deck geralmente é muito forte, já que você possui diversos Gritos de Guerra nessa lista que valem bastante poder ter um segundo uso (além do próprio Calafrarte).

Brrrloc Card
Brrrloc

Brrrloc

Possui a mesma função do Estilhaço Glacial, com o diferencial de ser um Murloc e ter 2 de vida. No geral não faz diferença você utiliza ambos para poder congelar mais inimigos com o Calafrarte.

Conhecimento Ancestral Card
Conhecimento Ancestral

Conhecimento Ancestral

Compra de card é muito importante em qualquer deck Reno para assim encontrar suas ferramentas mais rápido, por permitir que você compre dois cards por 2 mana, esse card acelera bastante o processo de encontrar seus melhores lacaios.

Involução Card
Involução

Involução

Esse card está presente na lista por ser muito versátil, pode ser usado para preventivamente enfraquecer o campo do adversário, porém contra um Paladino ou Druida pode agir como um “counter” direto para Subir de Nível e Peste Incontrolável.

Portal da Voragem Card PTBR
Portal da Voragem

Portal da Voragem

Remoção em área extremamente eficiente para lidar com pequenos lacaios, principalmente das classes Ladino e Paladino, podendo muitas vezes virar o início do jogo a seu favor.

Brann Barbabronze Card
Brann Barbabronze

Brann Barbabronze

Brann é especialmente forte nesse deck Reno, já que ele usufrui de muitos Gritos de Guerras diferentes para tirar valor do Calafrarte, porém seu principal uso ainda é com Zola para garantir duas cópias extras de um card.

Chuva Curativa Card PTBR
Chuva Curativa

Chuva Curativa

Feitiço de cura muito importante na composição dos decks mais lentos da classe, muito forte contra Mago Burn e Odd Rogue forçando que eles gastem mais tempo para finalizar a partida (tempo esse que muitas vezes eles não tem, já que quando você estabelece o Reno ou o Calafrarte eles não tem como responder).

Tempestade de Raios Card PTBR
Tempestade de Raios

Tempestade de Raios

Ótima remoção em área para lidar com lacaios pequenos e médios. Quando combinada com dano mágico ou Electra pode fazer um grande estrago na mesa do seu oponente, muitas vezes a removendo por completo.

Visão Distante Card PTBR
Visão Distante Card PTBR

Visão Distante

Uma compra de card com adicional de reduzir o custo do card comprado. Muitas vezes pode puxar uma peça do combo ou até mesmo o próprio Calafrarte facilitando muito a sua partida.

Zola A Gorgona Card PTBR
Zola A Gorgona Card PTBR

Zola, a Górgona

Conseguir uma cópia (ou duas com Brann) extra de um lacaio é muito forte. Geralmente, é combinada com Reno, contra deck agressivos e com Bebe-Vida ou Repugnaz, contra decks controle, porém pode ser usada em outros lacaios para garantir uma ferramenta adicional, dependendo da situação durante a partida.

Bagata Card PTBR 01
Bagata Card PTBR 01

Bagata

Principal remoção pontual da classe. Muito importante para lidar com grandes lacaios, principalmente contra decks como Xamã Par e Bruxo Par, que possuem esse lacaios bem no início da partida.

Bebe-Vida Card
Bebe-Vida Card

Bebe-Vida

Grito de guerra muito importante para o combo do Calafrarte, já que ele é a única fonte de dano que faz o Calafrarte ir finalizando seu oponente aos poucos.

Extratores de Saronita Card PTBR
Extratores de Saronita

Extratores de Saronita

Outra peça muito importante do combo, para conseguir que o combo seja infinito, você precisa que o grito de guerra do Saronita ative antes que o grito de guerra do Rezinga, para assim conseguir uma cópia do Calafrarte por 1 mana.

Gêmeos do Mal Card
Gêmeos do Mal

Gêmeos do Mal

Assim como Saronita tem a função de conceder ao Calafrarte um grito de guerra de copiar a si mesmo, assim tornando possível você combar infinitamente.

Repugnaz
Repugnaz

Repugnaz

Repugnaz é um lacaio excelente na maioria dos decks, nesse deck ele é excepcional, pois além de ter seu papel comum de bloquear um turno importante de feitiços do seu oponente, seu grito de guerra quando adicionado ao Calafrarte, torna seu combo imune a feitiços.

Robo de Cura Vintage Card
Robo de Cura Vintage Card

Robô de Cura Vintage

Um grito de guerra com cura, muito usado em decks com o arquétipo Reno, já que você só pode usar uma cópia de cada card, é sempre bom ter o máximo de cura eficiente possível para jogar em conjunto com o seu Reno.

Vulcão Card PTBR
Vulcão

Vulcão

Uma das melhores remoções globais do jogo, muito eficiente para limpar o campo de todos os decks agressivos do meta atual, fazendo dele um dos principais cards do seu deck.

Reno Jackson Card
Reno Jackson Card

Reno Jackson

Reno é usado por muitas classes para criar um arquétipo controle com grande versatilidade e poder de cura, o diferencial de Reno na classe Xamã é o auxílio de Calafrarte que possivelmente faz com que você tenha infinitas ativações do Grito de Guerra do Reno em conjunto com outros muito fortes, tornando seu deck praticamente invencível contra outros controles (caso aguente a pressão no início do jogo).

Rezinga, o Treme-mundo

Rezinga, o Treme-mundo

Principal grito de guerra que faz o combo funcionar, Rezinga faz com que o Calafrarte possa ativar infinitamente, retornado uma cópia de Calafrarte para sua mão por 1 mana, jogando ela de novo, retornado mais cópias e assim por diante.

Calafrarte

Calafrarte

Principal lacaio presente do deck já que toda a construção desse arquétipo gira em torno do combo do Calafrarte. Seu poder é absurdo com isso em mente, saiba que nem sempre você deve jogá-lo visando o combo infinito, em muitas situações você pode precisar jogá-lo para sobreviver ou finalizar o jogo na pequena janela de oportunidade que você tem em uma partida.


Outros Cards

Rato Sujo Card PTBR
Rato Sujo

Rato Sujo

Card muito importante contra Druidas, Sacerdotes e Magos combo otk, muitas vezes você vai gastar sua Zola, Rezinga, Brann ou até o Calafrarte se necessário, para ter o máximo de ativações de Rato Sujo possível, para assim conseguir quebrar uma peça chave do combo e vencer a partida.

Acólito da Dor
Acólito da Dor

Acólito da Dor

Compra de card neutra muito importante para arquétipos controle, no Xamã é especialmente forte quando combinado com Vulcão garantindo a compra maxima de 3 cards.

Eléctra Surtomenta
Electra Surtormenta

Electra Surtormenta

A cientista lendária do Xamã é uma ótima adição na maioria dos decks da classe, já que existem diversos feitiços que são ótimos alvos para o seu efeito. Use-a com sabedoria, de acordo com o arquétipo que você está enfrentando para tirar o máximo de valor disponível.

Gosma Glutona Card PTBR
Gosma Glutona Card PTBR

Gosma Glutona

Excelente para lidar com armas como Aluneth e Caveira dos Man’ari, assim ganhando uma grande quantidade de tempo na partida. Além disso, pode remover uma arma de um deck agressivo e ganhar uma quantidade de vida, enquanto também desenvolve presença de mesa.

Tecnico de Controle Mental Card
Tecnico de Controle Mental Card

Técnico de Controle Mental

Outro tech card muito eficiente no Hearthstone, além de ser forte no início da partida contra decks agressivos, seu Grito de Guerra pode ser muito útil mais para o fim da partida contra um oponente controle.

Caçador Profissional Card PTBR
Caçador Profissional Card PTBR

Caçador Profissional

Remoção pontual com um corpo, criado para remover grandes lacaios, o Caçador Profissional é excelente no meta atual graças à grande quantidade de Bruxos e Xamãs Par presentes nos jogos da ranqueada.

Geist Esquivo Card PTBR
Geist Esquivo

Geist Esquivo

Ferramenta muito importante para inutilizar o Druida Jade, que é um arquétipo muito forte no meta atual, além disso é poderoso contra outros decks como Ladino Ímpar, Bruxo Cubo e Caçador N’zoth por destruir peças importantes da sua ofensiva.

Horror Musguento Card
Horror Musguento Card

Horror Musguento

Muito forte para lidar com uma mesa cheia de pequenos recrutas punhos de prata ou uma Peste Incontrolável. Pode ser útil para remover seus próprios totens da mesa tornado o combo do Calafrarte mais preciso.

Imperador Thaurissan
Imperador Thaurissan

Imperador Thaurissan

Excelente por reduzir o custo dos cards na sua mão, aumentando a versatilidade das suas jogadas e possibilitando que você realize o combo mais cedo na partida.

Substituições

Contra decks Agressivos

-1 Imperador Thaurissan
+1 Hagatha, a Bruxa

Contra decks Controle

-1 Portal da Voragem
-1 Horror Musguento
-1 Robo de Cura
-1 Tempestade de Raios

+1 N’zoth, o Corruptor
+1 Olhos Brancos
+1 Sylvannas
+1 Elise, a Desbravadora

Contra decks Mill

-1 Portal da Voragem
-1 Caçador Profissional
-1 Tecnico de Controle Mental
-1 Acolito da Dor

+1 N’zoth, o Corruptor
+1 Olhos Brancos
+1 Banqueiro Perverso
+1 Elise, a Desbravadora

Contra decks Combo

Mesmo esse deck tendo chance contra combos(caso compre o Rato),a melhor escolha é mudar de deck, já que a única opção é adicionar mais um Rato Sujo.


Lista

Xamã Reno Deck Livre
Xamã Reno Deck Livre

Código:

AAEBAaoIHvUE3gX+BbIG+Qz7DPoO9Q/WEdITwxaFF6C2Ava9Avm/ApfBAsfBAt/EAtPFApvLArbNAqDOAqvnAvPnAsPqAsvsAu/xAqf3Au/3Apn7AgAA

Custo: 16640 de Pó Arcano.


Mulligan

Contra Paladino, Ladino, Mago, Guerreiro e Caçador

Mantenha Tempestade de Raios, Portal da Voragem, Chuva Curativa, Gosma Glutona, Involução e Técnico de Controle Mental. Também pode cogitar manter Brrrloc e Estilhaço Glacial.

Contra Xamã, Bruxo e Sacerdote

Você mulliga todos os cards buscando Bagata e Caçador Profissional, mantenha também Brrrloc e Estilhaço Glacial.

Contra Druida

Você mulliga todos os cards buscando Geist Esquivo e Rato Sujo.


Pilotando o deck

Contra arquétipos Agressivos

Essas partidas são bem balanceadas e acabam dependendo bastante de quem compra melhor, se o deck agressivo abrir com um começo muito explosivo, você pode não ter tempo de se recuperar com remoções e Reno. Porém se você abrir com um começo muito forte, você pode simplesmente jogar Reno no turno 6, e combinado com outras ferramentas do deck (como Tempestade de Raios, Vulcão e Chuva Curativa) segurar a pressão e virar a partida com Calafrarte.

Contra arquétipos Controle

Essas partidas dependem bastante se você consegue sobreviver a primeira grande mesa de lacaios que esses decks podem criar, anterior a você conseguir finalizar os preparativos para o combo do Calafrarte, muitas vezes você consegue sim, com alguns problemas mas se mantém estável e vira a partida com o combo do Calafrarte. É muito importante gastar suas remoções de formas eficiente nessas partidas, já que se você desperdiçar, você pode acabar perdendo por não ter respostas.

Contra arquétipos Combo

Nessas partidas você precisa jogar agressivamente procurando seu Rato Sujo e/ou seu combo com Calafrarte para conseguir impedir que seu oponente combe ou simplesmente combar antes dele e vencer a partida. É uma partida bem complicada já que geralmente os arquétipos combo tem muito suporte para encontrar suas peças diferente desse deck que é um Controle com um combo dentro, é possível vencer essas partidas, porém caso esteja enfrentando majoritariamente decks combo é recomendável trocar de deck.

Contra arquétipos Mill e Fadiga

Contra esses arquétipos, você busca induzir seu oponente a comprar cards para você sem que você queime pedaços do seu combo, se você souber previamente que vai enfrentar um arquétipo Mill, mantenha todas as peças importante do combo, dando preferência a Rezinga e Calafrarte.

Durante a partida caso Rezinga, Zola, Calafrarte e Saronita não tenham sido comprados ainda, você busca manter sua mão com o mínimo de cards possível para não queimá-los e perder sua forma de ganhar a partida. Caso consiga comprá-los é praticamente impossível perder já que além de dano, cura e uma mesa absurda, o Calafrarte também pode te proporcionar um deck infinito, caso você tenha jogado o Banqueiro Perverso ou esteja rodando o combo do Olhos Brancos com N’zoth, junto do seu combo comum do Calafrarte.


Conclusão

Esse deck é para aqueles que curtem decks controle com um valor absurdo no fim de jogo, a combinação Reno e Calafrate, faz essa lista uma das mais poderosas de decks controle existente na história do jogo. No futuro, com o passar das novas expansões, a classe deve receber mais remoções, tornando esse arquétipo mais consistente e muito mais presente no meta livre, mesmo hoje em dia ele já é bem forte e viável para atingir o rank lenda dependendo do meta da ranqueada no dia.

As partidas são longas variando de 15 a 40 minutos e muitas vezes você só vence na fadiga.

Redator e Jogador do Formato Livre, alguns me conhecem como Cientista Louco. Jogo desdo beta e sempre buscando testar novos decks e novos combos para o Modo Livre. Email: gabriel.dias@cardnamanga.com.br