Versão Beta
Close

8 Listas com grande potencial nesses primeiros dias de expansão (Livre)

Confira algumas listas de decks do Ringue do Rastakhan, nova expansão de Hearthstone, com dicas e decks pro Modo Livre (Wild).

Salve a todos! Com o lançamento do Ringue de Rastakhan a maior parte dos jogadores estão testando novos decks no formato, buscando as melhores listas e quais serão os arquétipos que irão dominar o formato nesse novo meta. Nesse artigo trago para vocês 8 listas de jogadores experientes do formato livre que tiveram bastante sucesso nesses primeiros dias junto com uma pequena descrição de como elas estão se comportando nesse início de meta.

É importante lembrar sempre que essas listas podem mudar, já que estamos bem no início dos testes, porém caso tenha tirado a maior parte dos cards de alguma delas ou tenha pó sobrando com certeza vale a pena craftar esses cards para testar os decks.

Bruxo Missão Controle do GodNiss (vulgo eu, Gabriel Dias)

AAEBAf0GCMIP3sQCgMcClMcCl9MCnPgCj4ID8IYDC6MBjg7UswK8tgKRxwLnywLo5wLO6QLShgPWhgOvjQMA=

Bruxo Missão Controle - Deck de HS
Bruxo Missão Controle - Deck de HS

Começando esse artigo eu trago para vocês uma lista de minha autoria, tive excelentes resultados com ela nesses primeiros dias conseguindo ganhar com consistência contra Xamã Par e Caçador Mecanoide. Possivelmente essa lista será a versão principal do Bruxo Controle no formato, com algumas alterações específicas como por exemplo possuir mais cura contra um meta agressivo, Ratos Sujos e Projetos contra um meta mais combo-cêntrico ou mais valor de fim de jogo num meta mais lento.

Falando um pouco agora sobre os cards e o plano de jogo do deck, O deck usa diversos lacaios com Provocar que auxiliam em prevenir que seu herói sofra dano, além disso o deck possui diversas remoções globais muito eficientes já que o ponto negativo delas ajuda você a finalizar sua missão. O deck tem se saído melhor contra decks agressivos que dependem da mesa, já que além de possuir várias ferramentas para limpá-la constantemente após completar a missão, ele facilmente toma por completo o controle da mesa e vence a partida.

Contudo o deck também tem um bom resultado contra decks controle e por isso achei ele uma ótima opção para começar esse artigo.

Paladino Shirvallah do Gunwolf

AAEBAZ8FBsUEhReKrgK5sgK9hgPOhwMMnAKzA9wD9AX2B/gH3AriEaf3AoT8As+GA+yGAwA=

Paladino Shirvallah Livre - Deck de Hearthstone
Paladino Shirvallah Livre 

Pra quem não conhece o Gunwolf é um especialista sobre o formato livre que trabalha para a WildHs, ele frisou com bastante certeza que essa lista é uma das mais poderosas que a expansão pode nos proporcionar, conseguindo fazer o resultado de 9-0 com ela nos ranks mais altos. Ela possivelmente também pode sofrer alterações mas de acordo com o criador do deck ela já está muito forte .

O deck é um Paladino Controle que pode vencer a partida de 2 formas: a primeira é com o poderosíssimo combo do Sumo Sacerdote Thekal com Gigantes Derretidos podendo criar uma mesa enorme bem no início da partida sendo impossível do seu oponente responder; a segunda é sua forma principal, como eu disse esse é um deck mais lento, chegando mais pro final da partida sua Shirvallah estará custando 0 ou muito próximo disso, sendo assim você pode jogar o card na mesa e com o auxílio do Banqueiro Perverso e de Brann Barbabronze você embaralha diversas cópias delas no seu deck. Após isso você utiliza Ira Sagrada para causar 25/50 de dano no seu oponente e assim finalizar a partida.

 Druida Gonk Combo do Getmeowth e do Keithnumbers

AAEBAZICCIoO7BXguwKZ0wKM+wLo/AL1/ALBhgMLQF+KAf4BmgjkCKDNAofOApjSAp7SAsaGAwA=

Druida Gonk Combo - Deck de Hearthstone
Druida Gonk Combo

Esse deck com certeza foi subestimado por muitos e com motivo, muita gente não sabia que para cada cópia do Gonk você ganha um ataque extra, isso quer dizer que com 2 Gonks na mesa se você matar 1 lacaio, você ganha 2 ataques adicionais (que podem ir direto no herói adversário), se você matar 2 lacaios, você tem 3 ataques adicionais, se você matar 3 você tem 5 (sempre gastando 1 ataque em um lacaio para ganhar mais dois 2), com 3 Gonks você gasta 1 para ganhar 3 ataques, se com dois é fácil matar seu oponente, imagina com 3. Provavelmente esse deck vai se adaptar para conseguir fazer mais cópias de Gonk utilizando cards como Manipulador sem Rosto.

Esse deck possivelmente pode ser o novo principal deck combo da classe Druida no formato, já que ele praticamente não consegue perder para decks que precisam encher a mesa (a maior parte dos decks agressivos do formato), e ele possui todas as ferramentas poderosas que a classe tem disponível para decks lentos. Além de tudo isso você pode utilizar Leeroy para tornar possível o combo mesmo que seu oponente não possua lacaios na mesa.

Mago Impar do GetMeowth

AAEBAf0ECp4QhRe5sgLPxwKb0wLD6gKe+AK5/wKggAOohwMKuQbsB9kN7hO6FqO2Aum6Ar36AqSHA82JAwA=

Mago Ímpar - Deck de Hearthstone
Mago Ímpar

Mago Ímpar é outro deck que recebeu muito suporte com os novos cards apresentados nessa expansão, com a morte do Mago Agressivo dependente da Moreia de Mana, a classe tem sofrido bastante em  encontrar uma lista que possa ter resultados tão bons quanto a antiga versão do Mago Agressivo. Possivelmente essa lista pode vir a ser o Mago Ímpar, porém o deck já não seria tão dependente de feitiços de dano direto como as antigas versões do Mago Agressivo mais sim um deck bem balanceado entre feitiços de dano direto, segredos, sinergias com poder heroico e lacaios poderosos podendo tomar posturas agressivas ou mais lentas dependendo do adversário.

Nessa lista o Getmeowth utiliza das melhores ferramentas agressivas e feitiços de dano disponíveis para o Mago Ímpar, porém ele abre mão do plano de jogo de segredos para utilizar muito mais lacaios e muito valor que pode ser gerado graças a adição de cards como Zola, Jaina e Elise, a Desbravadora. Além disso o deck conta com Poção Vulcânica e Golpe Flamejante que são remoções excelentes para lidar com grandes mesas no início e meio do jogo respectivamente.

O custo do deck é de 15560 de Pó Arcano.

Druida Cava-Covas do Danehearth

AAEBAZICCMu8Aq6rAla5DZnTAouKA6IQh84CC5jSAukB5Ai/8gKo0gKe0gKE5gKKDkBfoM0CAA==

Druida Cava-Covas
Druida Cava-Covas

Esse deck é uma possibilidade muito interessante para o formato livre, com o Cava Covas somado aos Últimos Suspiros de Tigre Astral, Sylvana e Velho-Retalhador do Sneed você garante valor infinito facilmente criando mesas absurdas ao mesmo tempo que rouba lacaios do seu oponente, e não tem nenhuma classe melhor para suportar um deck ganancioso que o Druida, atualmente no formato. Sendo assim, possivelmente esse deck se torne viável no modo livre devido a sinergia absurda desses últimos suspiros com o Cava-Covas e é claro ao pacote padrão do Druida: Bifurcação, Patada, Peste Incontrolável, Crescimento Silvestre e Nutrir.

O plano de jogo desse deck é bem simples: você enrola a partida utilizando dos recursos padrão que qualquer deck de Druida usufrui e mais para o fim de jogo, após já ter jogado seus últimos suspiros, você joga o Cava-Covas e começa a gerar valor infinito. O único porém sobre a viabilidade desse deck no meta é a quantidade de decks controles que a gente vai ver na ranqueada nesses meses, já que variantes combo OTK do Druida podem acabar sendo mais eficientes e simplesmente deixando esse deck no esquecimento.

Xamã Reno do Ek_Designer

AAEBAaoIHoEE9QT+BbIG+Q76DvUP0hPDFoQXoLYC9r0C+b8Cl8ECnsECx8EC08UCm8sCts0C6uYCq+cC8+cCw+oCp+4CnvAC7/ECp/cC7/cCmfsCi4oDAAA=

Xamã Reno Livre - Deck de HS
Xamã Reno Livre

Outro especialista do formato que talvez uma parte de vocês não conheça, Ek é especializado principalmente em decks mais lentos e gananciosos (como decks Reno em geral) essa lista em especial é basicamente uma adaptação do Xamã Reno do meta passado (que eu já abordei nesse artigo), porém utilizando O Cava Covas (somado Besouro Folheado, Espadas Dançantes e Sargento Salete) para além do combo comum do Calafrarte adicionar ganho de armadura, remoção completa do campo do seu oponente e potencial de Mill/Fadiga ao grito de guerra do Calafrarte e assim facilmente vencer partidas.

De resto o plano de jogo do deck é bem similar ao dos decks Reno comuns, você busca segurar a partida com remoções e curas eficientes (como Chuva Curativa ou o próprio Reno) para chegar no fim de jogo e encontrar seu finalizador (combo do Calafrarte) e assim vencer a partida. A escolha de cards desse deck foi bem padrão para um Xamã Reno Calafrarte porém cortando algumas remoções e tech cards para adicionar as peças do combo do Cava-Covas.

O custo do deck é de 18640 de Pó Arcano

Paladino Exodia do Awedragon

AAEBAZ8FCIoB7QXPBtYGghDWEZ29Ao7TAgv7AdwD9AX2B+IR48sC+NIChPwCz4YD7IYD0okDAA==

Paladino Exódia - Deck de Hearthstone
Paladino Exódia - Deck de Hearthstone

O potencial do Paladino Exodia (com o Uther a Lamina do Ebano e Leiloeiro Barbo) se tornou muito maior no formato livre com a adição dos novos cards da expansão Ringue de Rastakhan, Tempo Técnico e Bufão das Bananas deram a consistência necessária para o deck realizar o combo eficientemente e Clarão de Luz também é muito útil como compra de card + cura. Em geral, o deck parece ser muito mais forte que as antigas versões do Paladino Exodia e mesmo não se tornado o deck mais poderoso do formato provavelmente ele irá integrar o tier 2 junto com outros decks muito consistentes.

A escolha de cards desse deck também é bem padrão para um Paladino Exodia, Dk, remoções poderosas (como Igualdade e Raio Encolhedor combinados com Piromante ou Consagração) e muita compra de card (na forma de principalmente Vigília Solene, Chamado das Armas e Acumulador de Tesouros). O deck também conta com Protetora Íntegra e Agoureiro para lidar melhor com decks agressivos, e logicamente Imperador Thaurissan para viabilizar o OTK (que agora com a adição de Tempo Técnico que é praticamente um bloco de gelo se torna muito mais preciso e seguro).

Bruxo Descarte Agressivo do RenoJackson

AAEBAf0GBvIF+g6UxwK40AKPggPwhgMM9wTOB8IIxBTZFa+sAtSzAry2ApHHAtP4AtaGA6+NAwA=

Bruxo Descarte - Deck Livre
Bruxo Descarte - Deck Livre

Para fechar essa lista temos mais um Bruxo Descarte, novamente repetindo uma classe já que Bruxo é uma das classes que tem mais arquétipos diferentes sendo testados. Esse deck provavelmente é o mais forte dessa lista, está tendo excelentes resultados nestes primeiros dias e provavelmente irá se tornar um dos principais decks agressivos do novo formato.

Diferente das versões mais lentas, esse deck dispensa o uso da Missão já que ele não necessita do valor de campo que ela gera no jogo longo, o deck é extremamente explosivo porém ao mesmo tempo possui muitas formas de gerar valor e comprar cards, o que torna ele poderoso contra praticamente todos os decks do formato. Seus principais cards giram em torno da sinergia de descarte, graças a novos cards como Jeklik e Atrocitrol o seu poder de proteção de mesa se tornou absurdo, além de que o descarte direcionado é muito mais poderoso que o descarte aleatório. O deck também utiliza cards populares no Zoolock como Infusão da Alma e Diabrete de Chamas pois são muito eficientes em planos de jogo agressivos

Conclusão

Esse artigo foi escrito nos primeiros dias da expansão então por isso eu só adicionei os decks que tiveram resultados excelentes já que as coisas costumam mudar bastante e eu não queria que o artigo ficasse obsoleto ou que a galera desperdiçasse pó. Sendo assim algumas classes ficaram de fora mas isso não é um problema, provavelmente elas irão ser mencionadas na parte 2 que deve sair caso mais decks interessantes comecem a obter resultados no formato.

Provavelmente todos os decks dessa lista receberão seu guia de ranqueada com informações mais completas e detalhadas assim que o meta se estabilizar (caso elas se tornem sólidas no meta).

Redator e Jogador do Formato Livre, alguns me conhecem como Cientista Louco. Jogo desdo beta e sempre buscando testar novos decks e novos combos para o Modo Livre. Email: gabriel.dias@cardnamanga.com.br