Versão Beta
Close

Os cards mais populares do Ringue de Rastakhan nos primeiros dias (Livre)

Confira os 10 cards de Hearthstone da expansão O Ringue do Rastakhan que estão com destaque no Modo Livre (Wild).

Salve a todos! Mantendo o clima de nova expansão, trago para vocês mais uma lista sobre o modo livre, dessa vez iremos abordar os 10 cards mais populares no formato livre nestes primeiros dias de testes do novo meta do Ringue de Rastakhan. Um ponto importante é que eu busquei trazer 10 cards de classes diferentes(ou neutros), e também que jogam em arquétipos diferentes, para assim deixar a lista mais divertida e menos previsível (já que eu poderia fazer uma lista falando basicamente dos novos cards poderosos de Bruxo e Paladino, que são classes que tem dominado os primeiros dias de testes).

Nessa lista eu estarei levando em consideração:

1) Número de pessoas que eu vi testando o card, seja em streams, grupos no discord, no reddit ou até mesmo pela minha própria experiência na ranqueada

2) Porcentagem de uso do card no hsreplay.

Confira abaixo os cards:

Alta-Sacerdotisa Jeklik
Alta-Sacerdotisa Jeklik

Alta-Sacerdotisa Jeklik

Para representar os múltiplos arquétipos de descarte, que vem sendo testados neste primeiro dia eu trago a Alta-Sacerdotisa Jeklik, eu escolhi esse card para abordar nessa lista ao invés de tantos outros poderosos que o arquétipo ganhou por dois motivos:

1) Ele é o card mais jogado da nova expansão estando em 4,7% dos decks.

2) Ele pode ser muito útil tanto no Bruxo Descarte( controle,mid e agressivo) quanto num deck qualquer da classe, já que é basicamente um Príncipe Valanar sem o condicional.

O card vem tendo muito sucesso na ranqueada porém possivelmente seja muito lento para as variantes mais agressivas do Bruxo Descarte(que também não usam a Missão), com o meta mais sólido provavelmente Jeklik vai manter sua alta presença principalmente por causa dos Bruxos Controle que certamente vão querer usar este card.

Gonk o Raptor - Card de Hearthstone
Gonk o Raptor - Card de Hearthstone

Gonk, o Raptor

Gonk provavelmente foi a lendária mais subestimada da expansão, já que muitos jogadores simplesmente não esperavam que fosse possível realizar um combo com ele, mas nada é impossível para os Druidas, e o Druida Gonk Otk possivelmente será um dos decks combo mais consistentes no meta futuro.

Já que além do normal para um Druida OTk, que é ser poderoso contra decks controle(que não possuem Rato Sujo), ele também é muito forte contra decks que buscam vencer pelo controle de mesa, como Xamã Par e Paladino Ímpar, que são listas extremamente populares atualmente nas ranqueadas do formato livre.

Gonk é o card com menos % de uso na presente nessa lista(apenas em 0,7% dos decks), porém eu achei muito válido a inclusão, pois muitos pro-players estão fazendo testes intensos com o card.

Torcedor dos Tubarões Card
Torcedor dos Tubarões

Torcedor dos Tubarões

Esse card foi subestimado por muitos também durante as revelações de cards para essa nova expansão, porém pela carência de lacaios melhores na curva 2, os decks de pirata conseguiram fazer um ótimo uso desse card.

Sendo a carta neutra mais jogada da expansão até agora, Torcedor dos Tubarões tem 3,3% de presença nos decks do meta livre, quase que 100% dessa presença graças a sua viabilidade em decks como o Paladino Pirata e Ladino Pirata, que vem sendo muito testados neste início de expansão. Possivelmente este card pode se tornar obsoleto com o lançamento de piratas melhores e mais agressivos no futuro, porém no momento é uma das melhores opções se você deseja montar um arquétipo de piratas consistente.

Mestremojo Zihi - Card de Hearthstone
Mestremojo Zihi - Card de Hearthstone

Mestremojo Zihi

Mesmo estando sendo jogado em apenas 1,5% dos decks, esse card é um dos mais discutidos pelos jogadores experientes do formato livre, muitos como eu acham que ele tem o potencial de se tornar uma excelente adição para qualquer deck agressivo ou midrange, assim como Repugnaz, já que seu efeito auxilia bastante em diminuir a vantagem que decks controle ou combo tem sobre você (seja por anular ramp de mana ou simplesmente não permitir que seu oponente use cards de custo alto para responder seu campo ou invocar um provocar).

Como a expansão está bem no início muita gente não quer gastar seu pó ainda com um card como esse, que não aparenta ser divertido, porém é possível que isso mude caso ele realmente se torne um card importante nos decks do formato .

Sumo Sacerdote Thekal Card
Sumo Sacerdote Thekal

Sumo Sacerdote Thekal

Sinceramente eu estou surpreso com esse card não estar mais presente do que está no meta livre, possivelmente é por que no período de testes a galera busca decks mais divertidos e não necessariamente os mais fortes, ou simplesmente por ele não ter o suporte necessário ainda para quebrar o formato. Apesar disso, Sumo Sacerdote Thekal ainda é um dos cards mais jogados nesse início de expansão, estando presente em 2,7% dos decks do formato, em geral nas variantes agressivas do Paladino. Porém se mostrou poderoso também em decks mais lentos como o Paladino Shirvalah do Gunwolf. Eu ainda imagino que essa popularidade cresça ainda mais ao longo do período de solidificação do meta.

Esmagamento Totêmico Card de Hearthstone
Esmagamento Totêmico Card de Hearthstone

Esmagamento Totemico

Provavelmente a comum que eu fiquei mais ansioso para testar com essa expansão, graças ao grande sucesso passado dos arquétipos Burn e Malygos otk, é bem difícil ver classes como Mago e Xamã (que podem construir decks muito fortes com essa temática) receberem feitiços que causam dano ao herói inimigo.

Entretanto depois de muitas expansões desviando disso, finalmente foi lançado um feitiço com esse efeito para a classe Xamã, e por ele custar apenas 1 mana e não possuir sobrecarga garantiu instantaneamente seu espaço no Xamã Malygos, junto com Zentimo, que deixaram o deck muito mais forte e consistente contra decks controle, assim possivelmente tendo tornado o arquétipo viável para o livre após a solidificação do metagame de Rastakhan.

Além do Xamã Malygos o card vem sendo testado em variantes agressivas e midrange da classe totalizando 1% de presença nos decks do meta livre.

Mandigueira da Arvore de Fogo Card de HS
Mandigueira da Arvore de Fogo Card de HS

Mandigueira da Arvore de Fogo

O arquétipo de dragões por muito tempo busca sua volta para o meta livre, no passado o deck contava com apenas 1 lacaio de custo 2 poderoso que era a Historiadora, agora com a Mandigueira da Arvore de Fogo, o deck pode rodar 4 lacaios de custo 2 que possuem sinergia com dragões e que te garantem mais cards, tornando todos os arquétipos que buscam essas sinergias muito mais consistentes.

Em sua maioria nesses primeiros dias vem sendo jogado principalmente no Sacerdote Dragões e no Guerreiro Dragões estando presente em 1,9% dos decks no formato. Esse card é uma das principais neutras da expansão, e com certeza seu potencial só aumenta conforme novas expansões sejam lançadas trazendo mais sinergias com dragões ou mais feitiços poderosos para alguma classe.

Zul'jin
Zul'jin

Zul’jin

Esse card possivelmente é a estrela da nova expansão, sempre que é anunciado um novo card de herói a comunidade cria expectativa devido a grande força dos lançados em expansões anteriores, e Zul’jin não decepcionou, o card é ridiculamente poderoso permitindo que decks como Caçador Segredos e Caçador Feitiços tenham um finalizador muito poderoso e/ou ao mesmo tempo uma forma de voltar para uma partida quase perdida, limpando a mesa, comprando cards e invocando lacaios(como o antigo Yogg só que sem ser dependente do RNG você só irá lançar os feitiços que adicionou no seu deck).

Além desse encaixe óbvio o card vem sendo testado em diversos outros arquétipos da classe, estando presente em 4,5% dos decks é um dos cards mais populares do formato atrás apenas de Alta Sacerdotisa Jeklik e Atrocitrol Imprudente (ambos cards muito populares no novo Bruxo Descarte).

O  Cava-Covas
O Cava-Covas

O Cava-Covas

Esse card é outro que até o momento não está refletindo em questão de % o que parecia que ia ser de acordo com o hype da galera, mas mesmo assim ainda vem sendo jogado em 3% dos decks do formato, o que já é um número considerável, ainda mais se levar em consideração que as principais classes que vem tendo sucesso com o card são Xamã e Druida(que já possuem muitos decks fortes e populares) seguidos por Sacerdote e Ladino(que estão caminhando em outra direção no formato atualmente).

Contudo ainda podemos imaginar que esse card pode encontrar sua lista perfeita e se tornar realmente opressor no formato. Seu efeito tem muito potencial e mesmo não estando a mostrar resultados extraordinários ainda tem recebido muita atenção.

Jan'alai, o Falcodrago
Jan'alai, o Falcodrago

Jan'alai, o Falcodrago

Jan’alai foi o card mais hypado pela galera do formato padrão, já a galera do formato livre não esperava que o card fosse ver muito jogo já que o nível dos decks do formato é muito mais alto, e provavelmente todo aquele trabalho para invocar um card que você pode simplesmente rodar no seu deck não vale a pena.

Entretanto o Mago Ímpar, que é um deck que já estava em ascensão, não pode rodar o Ragnaros e ao mesmo tempo não precisa de quase esforço nenhum para cumprir a condição do grito de guerra de Jan’alai, sendo assim o card se tornou basicamente uma bomba poderosa presente no novo Mago Ímpar e tem tido muito sucesso nos testes nesse início de meta, estando presente em 2,8% dos decks do formato.

Hakkar, o Esfola-Almas
Hakkar, o Esfola-Almas

Hakkar, o Esfola-Almas

Para finalizar essa lista temos Hakkar, o Esfola-Almas, estando presente em 1,5% dos decks do formato atualmente, Hakkar tem como principal função servir como um finalizador mais rápido e consistente para decks mill, porém ao mesmo tempo vem sendo testado em decks como Druida Jade e Xamã Fadiga, que quase nunca ficam sem cards no deck fazendo do Hakkar uma condição de vitória adicional muito poderosa.

Esse card provavelmente é o card desta lista que tem o maior potencial de quebrar completamente o formato livre no futuro, Por ser neutro classes como Druida por exemplo, que possui os mais variados recursos para sobreviver até a fadiga, e que também já possui um combo que deixa seu oponente sem cards no deck, pode simplesmente vencer partidas sem nenhum esforço para você, ou chance de interagir para o seu oponente, basta você esperar até que ele não tenha cards, jogar Hakkar, um Avivar e Naturalizar e o seu Hakkar que seu oponente está perdido.

Redator e Jogador do Formato Livre, alguns me conhecem como Cientista Louco. Jogo desdo beta e sempre buscando testar novos decks e novos combos para o Modo Livre. Email: gabriel.dias@cardnamanga.com.br