Versão Beta
Close

Mais 12 decks com potencial nesses primeiros dias de expansão (Livre)

Confira mais decks de diversos criadores de conteúdo que jogam bastante o Modo Livre de Hearthstone, com mais listas da expansão O Ringue do Rastakhan.

Salve a todos! Como vocês sabem nos últimos dias teve o lançamento do Ringue de Rastakhan, e graças a isso a comunidade do jogo está fazendo muitos testes para descobrir quais são os melhores decks do novo meta. Novamente trago 8 listas de diferentes jogadores do formato, que tiveram bons resultados nesses primeiros dias, junto  com uma pequena descrição de como elas estão se comportando nesse início de meta.

Mais uma vez é importante lembrar sempre que essas listas podem mudar, já que estamos no início dos testes então tome cuidado quando gastar seu pó para craftar um deck. Busque jogar com os cards que você tirou craftando o mínimo nos primeiros dias caso não tenha pó sobrando.

Caçador Feitiços do GodNiss (novamente vulgo eu, Gabriel Dias)

AAEBAR8IpIgD2wmFuAKG0wLy6gLp0gKoqwKbhQML4eMCh/sC+LECyQSHBN/SArUDxQj+DOPSAurjAgA=

Caçador Feitiços Deck Livre
Caçador Feitiços Deck Livre

Começando essa parte dois eu trago mais uma lista minha, Caçador Feitiços com certeza é um dos decks com maior potencial nesse novo meta, o deck possui muitos espaços flexíveis para se adaptar às mais diversas formas que o meta pode assumir nesses meses, além disso possui um fim de jogo absurdo com Rhok’dellar, Rexxar e agora o novo Zul'jin. Além de todas essas ferramentas essa minha lista também conta com o combo absurdamente desbalanceado de Barnes + Y’sharaj para garantir algumas vitórias adicionais e também aumentar o potencial de ameaças que o deck possui, sem enfraquecer muito a sinergia de feitiços.

Por ser um deck com muito espaço flexível existem diversos caminhos que você pode seguir com a lista, nessa minha versão eu busquei ao máximo feitiços que tem sinergia positiva com o Zul’jin e ao mesmo tempo são bons o suficientes para ser jogados da mão, eu logicamente busquei apoio na mecânica de segredos e Esmeralda Mágica para fortalecer o início do jogo do deck. O motivo de rodar a nova épica de Caçador que descobre lacaios num deck somente de feitiços é bem simples, comprar barnes no turno 4 é absurdo e ter uma chance adicional de fazer isso no seu deck é sempre muito bom.

Xamã Malygos do GodNiss

AAEBAfWfAwa0A84P1hHD0gKZ+wLLhQMM+QP1BP4FsgbLB9YP8RHSE8fBAvPnAp/9Apv/AgA=

Xamã Malygos Livre
Xamã Malygos Livre

Eu fiquei relutante em adicionar duas listas de minha autoria nesse artigo, contudo ambas tiveram resultados muito bons e não teve como eu escolher uma só, eu consegui facilmente o rank 5 esse mes com o Xamã Malygos principalmente pelo fato de várias pessoas estarem jogando de Sacerdote Big nos primeiros dias de expansão (o que é muito triste) e também claro por muitas pessoas estarem testando decks muito lentos e gananciosos que são facilmente derrotados pelo novo e otimizado Malygos Xamã.

Esmagamento Totêmico e Zentimo foram os cards adicionados ao Malygos Xamã com o lançamento do Ringue de Rastakhan, o primeiro é um feitiço de dano direito com apenas 1 de custo, 2 cópias desse novo feitiço com mais 2 raios e um Malygos na mesa (invocado pela Eureka) totalizam 30 de dano o que é o suficiente para lidar com a maior parte dos decks do formato atualmente. Zentimo é excelente por poder ser combinado com Bagata ou algum feitiço de dano para limpar com eficiência um campo inimigo porém pode ser substituído caso você não possua. Contra decks que geram muita armadura como Guerreiros e Druidas, esse deck ainda tem uma boa chance, caso você consiga descontar o custo da Safira Magica, Chamado Ancestral e de diversos feitiços de custo 1 com o Imperador, você pode tornar possível um turno com até 4 Malygos que concedem +20 de dano a cada feitiço que você lançar, o que é o suficiente para derrotar a grande maioria desses decks.

Bruxo Zoo Ovo do Ek Designer

AAEBAf0GAvsF58ECDjDOBsIIxQn1DfoN8BGrwgLx0ALy0ALR4QLT+ALchgPEiQMA

Bruxo Zoo Ovo Deck Livre
Bruxo Zoo Ovo Deck Livre

Essa lista do Ek é bem interessante por ter uma pegada bem familiar aos jogadores mais antigos do Bruxo Zoo, contando com cards como Ovo Nerubiano, Defensor de Argus e Poder Esmagador, além do deck ter tido um resultado considerável na ranqueada eu achei muito válido trazer essa lista pois ela também foi muito beneficiada pelos novos cards do Ringue de Rastakhan, principalmente graças ao card Agrupamento Macabro que além de ser um ativador de baixo custo para os Ovos, buffa todos os lacaios do seu campo, o que é absurdo em decks como Zoo que enchem a mesa facilmente.

Além dos cards já mencionados, a lista conta com cards bem padrões dos Bruxos Zoos ao longo das eras como Diabrete de Chamas, Fungimante e Bibliotecario Kobold. Mesmo não usando nenhum lacaio que duplica o próprio corpo, o Ek escolheu usar a Infusão de Alma nessa lista, provavelmente com o intuito da sinergia com os Ovos Nerubianos e outros lacaios com último suspiro presentes no deck.

Paladino Gigantes e Piratas do Slizzle466

AAEBAZ8FCNwDpwX0BbEIkbwCucECzocD0IoDC9MBqAXUBdwK6g/tD/sPuMcC48sC+NICz4kDAA==

Paladino Gigante com Piratas
Paladino Gigante com Piratas

Paladino Pirata é um deck que já teve muito domínio nas ranqueadas do formato livre, com o lançamento de vários cards que dão suporte para esse arquétipo, novamente diversas classes estão tentando faze-lo funcionar novamente. Essa lista do Slizzle busca combinar essa agressividade natural dos decks de pirata com o grande poder que o combo Sumo Sacerdote Thekal + Gigante Derretido possui, o impacto na mesa causado por esse combo pode ganhar muitas partidas, inclusive partidas que supostamente deveriam ser desfavoráveis, fazendo desse deck um dos mais fortes do formato atualmente.

Na questão da escolha dos cards a gente tem o pacote de piratas comum, com a adição do Torcedor dos Tubarões que chegou com a última expansão, além dele temos uma cópia da Garra Sangrenta, que é muito útil para controlar o início da partida contra outros decks agressivos, ou simplesmente causar mais dano direto. Somado com os cards padrões do Paladino no formato livre, o deck possui um início de jogo consistente, remoções em área(graças a Consagração e Igualdade), filtragem de deck(graças ao Chamado da Armas que também coloca os lacaios direto na mesa criando um forte poder de campo) e um fim de jogo poderoso com Tarim e Gigantes do Mar, todos esses aspectos fazem desse deck um dos mais promissores no formato atual, talvez essa lista não seja a construção mais forte possível, no entanto só com o fim do período de testes que veremos qual é a lista mais otimizada.

Guerreiro Patron do Awedragon

AAEBAQcGxsMCo4sD+g7AjwOS+ALSAgwWs/wC/ASQA5EGm/MC+wyOBYKtAszNAo0O5xEA

Paladino Patron
Paladino Patron

Nos primeiros dias foi difícil encontrar e analisar um deck da classe Guerreiro com resultados interessantes, e  mesmo com poucos cards novos essa lista do Awedragon é muito efetiva contra decks como Paladino Ímpar e Ladino Ímpar. Mesmo assim a lista acaba pecando contra oponentes mais lentos, em especial contra o Sacerdote Big que possui muita cura e remoções globais, porém graças a Zihi e Repugnaz essa partida pode se tornar possível, muitas vezes esses dois cards irão de conceder dois turnos sem que seu oponente possa criar grandes provocares ou remover sua mesa, com isso você consegue finalizar a partida antes de perder o controle da mesa.

Sobre os cards apresentados na lista nós podemos ver uma construção bem padrão do Guerreiro Patron, a primeiro olhar a principal diferença é a presença do Trilha da Guerra e Dormir com os Peixes, que são dois cards que costumam jogar no Guerreiro Controle, porém também podemos ver a presença do Dr Cabum, que aumenta bastante o potencial de fim de jogo que o deck possui. A única exclusão que aparentemente parece fazer falta é o Finley, porém com certeza o Awe teve o seu motivo para não incluí-lo nessa lista.

Sacerdote Dragões do Gunwolf

AAEBAZ/HAgi5BtMKhRegzgLo0AKQ0wLD6gKihwML5QTyDIkUgrUCtbsCt7sCursC6r8C0cECx8sCy+YCAA==

Sacerdote Dragões Livre
Sacerdote Dragões Livre

Sacerdote Dragões é um deck muito popular, e que possui muito suporte ao longo de todas as expansões do Hearthstone, com o lançamento do Ringue de Rastakhan, o deck recebeu muito suporte com cards novos, porém nessa lista podemos observar que o Gunwolf escolheu utilizar somente a Princesa Talanji, ignorando completamente cards novos como Calcinador Presa do Dragão e Mandigueiro Arvore-De-Fogo, que na minha opinião seriam ótimas adições para esse arquétipo.

Eu particularmente não cheguei a testar muito o arquétipo, mas como o Gunwolf postou no twitter dele, o resultado está positivo e o deck provavelmente vai ter sim seu espaço no novo meta, provavelmente como um tier 2 ou 3, sendo usado principalmente em torneio junto com outros decks midrange para uma combinação mais balanceada. Outro detalhe interessante da lista do Gunwolf é que ele optou por usar o Geist Esquivo, que é um card que praticamente te ganha a partida contra decks como Druida Jade e Sacerdote Dobra-Dobra.

Caçador Segredos do Duwin

AAEBAR8K4eMCigfRFIDzAvIF+g6nggOG0wLy6gKbhQMK+LECyQSHBN/SArUDxLQCxQj+DNPNAuPSAgA=

Caçador Segredos Livre
Caçador Segredos Livre

Mais um arquétipo agressivo para esse nosso apanhado de decks, e dessa vez temos o Caçador Segredos do Duwin, esse deck eu testei bastante e tá realmente muito forte, segredos de caçador em geral são muito fortes para segurar o inicio de jogo contra decks agressivos, e a adição do Zul’jin deu ao deck o potencial de fim de jogo necessário para se comparar os decks mais poderosos do meta, pelo fato do deck utilizar o novo card de herói, ele também foca em feitiços que não possuem alvo e que tem efeitos mais sinérgicos com o grito de guerra do Zul’jin, como podemos ver pela adição de Tiro Mortal ao invés de Marca do Caçador, e Companheiro Animal ao invés de Comando para Matar.

Sobre os cards restantes nós temos uma construção bem básica do Caçador Segredos porém ao invés da segunda armadilha de urso(que fecharia 10 segredos), o Duwin preferiu rodar uma Gosma, o que é muito interessante já que existem muitos decks dependentes de armas no meta livre. Outra inclusão inusitada que temos é o Rastreador Suturado que acreditem ou não é absurdo nesse deck, o número de lacaios que você utiliza ser limitado faz com que ele consiga puxar quase sempre exatamente o lacaio que você precisa, ou simplesmente adiantar a compra de um card poderoso presente no seu deck.

Ladino Agressivo do Domt

AAEBAaIHBJG8AuXRArvvAtaMAw3LA6gF1AXnB/sPrxCbFZK2AoHCAuvCAtvjAs+JA9WMAwA=

Ladino Agressivo Livre
Ladino Agressivo Livre

Nesse Ladino agressivo vemos que o Domt optou por combinar a sinergia dos piratas com a Ruína dos Reis porém não focar somente nisso, já que podemos ver que ele também roda a nova lendária de ladino que chegou para nós com o Ringue de Rastakhan, sinceramente eu não achei que esse deck seria forte quando vi a lista, mas pelo resultado excelente que ele postou no discord eu achei que valeu a pena mencionar, já que ela utiliza um card novo que a gente não esperava ver no modo livre.

Sobre os outros cards nós temos uma construção bem padrão de como está o ladino agressivo agora, além do pacote de piratas, vemos a presença do Canhão de Navio e Fada do Fogo (para fortalecer o início de jogo), temo a presença da Espinheira Mortífera para permitir que o deck lide com lacaios gigantes e por último mas não menos importante podemos ver que ele roda apenas um Cata-Brilhoso e dois do novo feitiço que compra piratas e uma arma. O Card que eu mais senti falta nessa lista foi o Repugnaz, sinceramente acho que ela vai acabar perdendo força quando o meta se estabilizar porém a Capitã tem muito potencial caso piratas com status melhores sejam lançados no futuro.

Sacerdote Reno do Awedragon

AAEBAa0GHgmKAe0BlwLlBO0F9gf4B9IK0wrXCvIM+wySD9YR9xOWFMMWtxeStAKDuwLYuwLDwQLRwQLwzwLo0AKQ0wKXhwPriAPqjAMAAA==

Sacerdote Reno Livre
Sacerdote Reno Livre

Temos mais uma lista de Sacerdote, e dessa vez vamos com o Sacerdote Reno do Awedragon, essa lista teve muito sucesso na ranqueada e foi muito fortalecida pela nova expansão. Mesmo sendo apenas dois cards tanto a Histeria Coletiva quanto o Fantasma de Auchenai  aumentaram absurdamente o poder de remoção que o deck possui, além disso o potencial do combo otk também ficou maior já que o Fantasma de Auchenai é mais uma forma de fazer seus feitiços de cura causarem dano.

Sobre os cards restantes nós podemos observar que essa lista é bem focada em se sobressair  contra decks agressivos, além de rodar quase todas as remoções globais disponíveis para a classe no formato, o deck também contra com cards como Piromante Selvagem e Agoureiro que são muito fortes contra esse tipo de oponente. Mesmo com essa pegada anti decks agressivos, o deck possui muitos cards de custo baixo e também cards como Profeta Velen e Cria das Sombras que ajudam a finalizar os oponentes controles com o combo clássico que o Sacerdote Reno costumava fazer.

Mago Par do Danny Donuts

AAEBAf0EBL8DotMCzfQC1/4CDU27ApYFiA+OD5QPhRCQEL8T1RPxE87vAq2HAwA=

Mago Par Livre
Mago Par Livre

Esse deck foi um dos que mais me chamou atenção quando vim escrever esse artigo, além de possuir cards padrão do mago agressivo como Bola de Fogo e Seta de Gelo o deck se apoia bastante na sinergia de mecanoides(graças a cards como Mecano-Translador) e também na sinergia com o seu poder heroico (que custa apenas 1 de mana). O novo espírito da classe tornou o poder de limpeza de mesa do deck absurdo fazendo com que ele se saia muito bem com decks que colocam muitos lacaios.

Graças a Aluneth o deck facilmente compra todas as duas ameaças rapidamente e consegue finalizar oponentes controle e combo antes que eles consigam comprar todas as suas peças importantes. Podemos ver que o deck também conta com Livro dos Espectros para comprar cards porém você deve tomar cuidado ao usar esse card já que você não quer nunca descartar uma Bola de Fogo ou uma Seta de Gelo. Além de todas essas ferramentas agressivas o deck conta com uma Explosão Arcana e duas Polimorfias que podem ser muito importantes em diversas situações que você pode encontrar ao longo das suas partidas na ranqueada.

Xamã Agressivo do Jonahrah

AAEBAaoIBLQDzg+EF5v/Ag3uAfkD1g+yFMoWoLYC9r0C+9MC3+kC9vACj/sCjIUD9ooDAA==

Xamã Agressivo Deck
Xamã Agressivo Deck

Essa lista do Jonahrah foi popularizada pelo Getmeowth quando o mesmo conseguiu o resultado de 8-1 com o deck na stream, A lista é bem interessante por além de utilizar diversos novos cards como Lambim, Esmagamento Totêmico e Espírito do Sapo, mesmo assim a lista mantém a base do antigo Xamã Agressivo usufruindo de Trogg do Túnel e Totem Golem. Uma ausência notável que podemos perceber é a falta do Sem-Rosto Envolto em Chamas que dá um poder de fogo enorme para decks agressivos da classe.  

O início de jogo do deck é bem padrão, e logicamente ele tem partidas favoráveis semelhantes ao antigo Xamã Agressivo, a principal diferença dessa lista é o Malygos como finalizador adicional, ele pode ser realmente muito forte criando letais do nada e sem seu oponente ter a menor ideia de que você possui ele no seu deck.

Ladino Pirata Arma do Control

AAEBAaIHBs0DrwT6DpG8ArvvAuf6Agy0AYwCywOoBdQF7gb7D68QmxWStgLl0QLVjAMA

Ladino Pirata Arma
Ladino Pirata Arma

Fechando essa parte dois nós temos um dos decks agressivos com maior potencial nesse novo meta, o Ladino Pirata, essa lista do Control é muito interessante porque ele não só roda Leeroy e Sangue Frio como também Repugnaz, Elemento Instável de Myra e Veneno Mortal, quem são cards que ajudam demais em causar dano e aumentar a velocidade de finalização do seu deck. Como vocês podem ver, o deck não utiliza o novo feitiço épico, pelo simples fato dele ser horrível, o dano ser em um alvo aleatório faz com que você não tenha nem motivo para rodar uma cópia, o card é simplesmente muito fraco e infelizmente com os testes que tivemos até agora não parece ter espaço no formato

Sobre a escolha restante de cards, diferente do Ladino Ímpar, o Ladino Pirata não tem restrição de não poder usar cards pares, e por isso você pode ter o auxílio de cards como Canhão do Navio, Aturdir e Punhalada pelas Costas que aumentam absurdamente o seu poder de controlar o início da partida, além disso nós temos toda a sinergia com a Ruína dos Reis que quando combinada com Óleo ou Veneno Mortal pode causar um dano absurdo no seu oponente. Essa lista do Control parece bem consistente o único card que eu realmente senti falta foi o Capanga da Gangue que é uma das principais bombas do Ladino Ímpar, e que encaixaria muito bem nesse arquétipo.

Conclusão

Esse artigo é a parte 2 do artigo com 8 decks da nova expansão, e foi escrito na primeira semana do Ringue de Rastakhan, sendo assim os decks ainda estão em fase de teste e muitos deles podem sofrer alterações no futuro, por isso eu busquei trazer as listas que tiveram mais sucesso até agora, aumentando a probabilidade delas continuarem jogando.

Não saiam craftando nada loucamente, esperem mais uma semana, se vocês não possuem tantos recursos no jogo, caso você possua esses recursos, pode craftar qualquer deck dessa lista sem medo, todos estão muito divertidos, e muitos deles chegaram ao ranque lenda nesse mês de dezembro ou simplesmente tem potencial para isso.

Redator e Jogador do Formato Livre, alguns me conhecem como Cientista Louco. Jogo desdo beta e sempre buscando testar novos decks e novos combos para o Modo Livre. Email: gabriel.dias@cardnamanga.com.br