Versão Beta
Close

Guia de Ranqueada - Bruxo Zoo Descarte (Livre)

Lista, cards essenciais e dicas para o Bruxo Zoo Descarte, deck do formato livre de Hearthstone (O Ringue do Rastakhan).

Introdução

Salve a todos! Abrindo essa nova temporada de guias da ranqueada com um dos primeiros decks com novos cards a chegar no lenda nesse primeiro mês do Ringue de Rastakhan, o Bruxo Zoo Descarte. Esse deck é incrível por dois fatores, o primeiro é ter uma jogabilidade muito similar ao dos outros tipos de Zoo porém com um potencial explosivo muito maior, a segunda é que o deck usufrui de muitos cards da mecânica de descarte, sendo assim a mecânica realmente se tornou viável, mesmo que sem a missão, no formato.

Ao longo desse primeiro mês os artigos serão mais demorados já que eu não quero escrever sobre um deck pouco sólido, sendo assim podem confiar na força desse deck.


Coração do Deck

Diabrete das Chamas Card PTBR
Diabrete das Chamas

Diabrete das Chamas

Lacaio de custo 1 padrão nos arquétipos Zoo, o corpo é excelente e os 3 de dano no seu herói, na maioria das vezes é insignificante, devido ao seu plano de jogo agressivo.

Diabrete de Malquezaar Card PTBR
Diabrete de Malquezaar

Diabrete de Malquezaar

Esse lacaio era muito usado nas listas antigas de Zoo simplesmente por ser um demônio e custar 1 (e a ocasional sinergia com Demonarca), porém hoje em dia ele é muito mais que isso, além de ter voltado a utilizar Fogo d’Alma, o deck conta com todo um pacote de descarte fazendo esse lacaio insano, muitas vezes você prefere até não jogar nada no turno 1 para tirar mais valor dele nos turnos seguintes.

Fogo d'Alma Card PTBR
Fogo d'Alma

Fogo d'Alma

Esse card geralmente possui uma função mista, ele tanto serve de dano para finalizar a partida quanto de remoção para manter o controle da mesa. Em alguns casos você pode simplesmente jogá-lo tendo um ou dois Diabretes de Malquezaar no campo para ciclar pelo seu deck mais rapidamente.

Lampiânima
Lampiânima

Lampiânima

Esse card já vinha sendo muito usado nos arquétipos Zoo pelo gás, porém nessa lista Lampiânima pode ser uma ameaça enorme, descartando cards como Golem da Prataria e Punho de Jaraxxus ou simplesmente buffando +3/+3 num Cavaleirinho do Mal presente no campo.

O card é incrível, caso você esteja numa partida onde é importante preservar recursos não o jogue sem ter mana para conjurar pelo menos 2 dos 3 cards comprados.

Cavaleirinho do Mal
Cavaleirinho do Mal

Cavaleirinho do Mal

Um dos principais lacaios desse deck, lacaios que se buffam geralmente são muitos fortes quando encaixados num local que permite que eles façam isso facilmente, isso é exatamente o que acontece com Cavaleirinho do Mal e essa lista, você pode simplesmente jogá-lo na curva dois, pra no turno seguinte já jogar um Atrocitroll e seguir a curva, como também pode guardá-lo para garantir um valor maior mais pra frente.

Súcubo Card
Súcubo

Súcubo

Um lacaio que status um pouco acima da curva que te obriga a descartar um card, em um deck normal seria bem mediano, porém nesse deck é simplesmente absurdo, já que descartar um card é insignificante ou vantajoso na maioria das situações.

Atrocitroll Imprudente Card PTBR 01
Atrocitroll Imprudente

Atrocitroll Imprudente

Outro lacaio com status acima da curva e com efeito de descarte, porém Atrocitroll tem 2 diferenciais muito importantes, que fazem ele um dos lacaios principais da lista: para começar ele tem 6 de vida e provocar, que fazem dele um ótimo protetor pros seus outros lacaios, e em seguida seu descarte possuir um condicional faz com que seja muito mais fácil de jogar em volta, você sempre sabe o que vai descartar. Então se conseguir fazer com que Jeklik ou um Golem da Prataria sejam seu card de menor custo você sempre vai ter 100% de certeza de tirar valor.

Golem da Prataria Card
Golem da Prataria

Golem da Prataria

3 mana 3 de ataque, 3 de vida, seria um lacaio bem ruim, se não fosse pelo seu efeito, graças a ele Golem da Prataria é um dos melhores lacaios desse deck, na maioria dos casos você joga ele no campo de graça, descartando-o com algum dos seus cards com a mecânica de descarte. A presença de mesa adicional somada pelo fato de não custar nenhuma mana quando descartado faz desse card uma bola de neve absurda, caso seja invocado nos primeiros turnos aumenta muito suas chances de vitória.

Canisvil de Lakkari Card
Canisvil de Lakkari

Canisvil de Lakkari

Outro lacaio com status acima da média, provocar e efeito de descarte. Canisvil é muito poderoso já que com 3 de ataque, já causa um dano considerável, e graças aos seus 8 de vida e provocar, é um excelente lacaio para defender seus pontos de vida ou outros lacaios mais importantes como um Cavaleirinho do Mal ou um Diabrete de Malquezaar.

Punho de Jaraxxus Card
Punho de Jaraxxus

Punho de Jaraxxus

Basicamente é um custo 0, cause 4 de dano aleatório, muitas vezes seu oponente não vai possuir nenhum lacaio na mesa, ou somente um lacaio com provocar. Sendo esses os melhores casos para descartá-lo assim fica mais fácil de controlar que o Punho acerte um bom alvo.

Demonarca - Card de Bruxo
Demonarca

Demonarca

Principal finalizador das listas de Bruxo Zoo, Demonarca é especialmente forte nesse deck já que muitas vezes além dos 5 de dano, ele permite que você descarte Jeklik,Golem da Prataria e Punho de Jaraxxus podendo gerar ainda mais valor imediato. Diferente de outras listas, você não tem nenhum problema de jogar este card no turno 5, simplesmente para continuar a curva. Tome cuidado para não descartar Gul’dan e Guardiã de Almas para não perder suas ferramentas de fim de jogo.

Guardiã de Almas Card
Guardiã de Almas

Guardiã de Almas

Uma das principais adições que o Ringue de Rastakhan deu aos arquétipos de descarte, o poder de recuperar um card previamente descartado aumenta a consistência dessa mecânica a um ponto extremo. O fato desse card existir na lista permite que você rode cards como Gul’Dan, que seriam alvos péssimos pro descarte de outras formas.


Outros Cards

Infusão de Alma
Infusão de Alma

Infusão de Alma

Card que é muito popular em versões do Zoo no padrão com Saronitas e Diabretes Duplicados, muito forte nesse arquétipo quando buffa Súcubo e Atrocitroll imprudente que já possuem um status superior ao de seus custos, porém principalmente quando buffa Alta-Sacerdotisa Jeklik já que quando descartada as cópias mantém o buff.

Mamãe Zavas
Mamãe Zavas

Mamãe Zavas

Esse card aumenta muito a consistência dos seus descartes, diferente de Golem da Prataria, esse card retorna para sua mão quando descartado, assim permitindo que você tire mais valor dele no futuro. Toda vez que Zavas volta ela volta com +2/+2 o que é muito forte, muitas vezes você consegue fazer uma Zavas 6/6, 8/8 ou 10/10 nos primeiros turnos de jogo.

Alta-Sacerdotisa Jeklik
Alta-Sacerdotisa Jeklik

Alta-Sacerdotisa Jeklik

Uma nova adição excelente para essa lista, já que quando ela é descartada gera valor ao invés de ser uma desvantagem. Quando buffada com Infusão da Alma e depois descartada as cópias mantém o buff, assim criando diversos 5/6 com provocar e roubar-vida tornando seu fim de jogo muito mais forte.

Repugnaz
Repugnaz

Repugnaz

Depois de tantos guias vocês jã estão acostumados comigo ressaltando o poder e a utilidade de Repugnaz no formato, principalmente em decks agressivos, nesse deck não seria diferente, na verdade, ele é até mais importante aqui do que em outras listas já que o Bruxo Descarte não tem muitas formas de voltar para o jogo se perder o seu controle inicial da mesa. Pode ser substituído porém não é recomendável.

Leeroy Jenkins
Leeroy Jenkins

Leeroy Jenkins

Agindo como uma terceira cópia do Demonarca, Leeroy está aqui por um motivo bem simples, mais alcance de dano. Não é uma lendária que faz parte do coração do funcionamento da lista mas mesmo assim é muito forte, ter um raio de 6 de dano para trabalhar seus turnos de letal é sempre muito bom em decks agressivos.

Guldan - O Furtassangre
Guldan - O Furtassangre

Gul'dan, o Furtassangue

Pessoalmente eu não confiava na força desse card no deck, porém após o criador da lista original me falar que ele era muito bom sim, eu tive que dar uma testada, realmente o card ajuda bastante em partidas que duram mais tempo(onde ele não é descartado).

Graças a Guardiã das Almas você pode ter uma chance de recuperá-lo caso isso aconteça. Sendo assim ele se torna uma peça poderosa no deck, mesmo sendo forte, pode ser substituída caso você não o possua sem alterar muito a consistência da lista.


Lista

Deck Bruxo Zoo Descarte (Livre)
Deck Bruxo Zoo Descarte (Livre)

Código

AAEBAf0GBq8E+g6UxwKX0wKPggPwhgMM0AT3BM4HwgjEFNkV1LMCvLYCkccC0/gC1oYDr40DAA==

Substituições

Esse deck é bem otimizado contra oponentes mais lentos, sendo assim as únicas substituições viáveis são para melhorar as partidas contra outros decks agressivos, e claro adicionar tech cards como Silenciar.

Contra decks Agressivos

-1 Gul’dan
-1 Leeroy

+1/2 Guinchado
+1/2 Cataclismo


Mulligan

O mulligan desse deck é igual, não importa a classe que você esteja enfrentando. Claro que você pode manter Tech cards caso esteja usando alguma, porém você busca sempre manter Mamãe Zavas, Infusão de Alma, Golem da Prataria, Atrocitroll Imprudente, Súcubo, Cavaleirinho do Mal, Lampiânima, Diabrete das Chamas e Diabrete de Malquezaar dando preferência sempre aos lacaios de custo 1 e 2 que você pode jogar na curva.


Pilotando o deck

Contra decks Agressivos

Essas partidas costumam ser decididas nos primeiros turnos, diferente dos outros decks agressivos do formato, o Bruxo Zoo Descarte não possui tantos lacaios de custo 1 ou formas de criar pressão bem no início da partida (além dos Diabretes), porém também ao contrário dos outros decks agressivos, O Bruxo Zoo possui uma mecânica de compra de card e geração de  valor absurda.

Graças a esses dois fatores você consegue vencer essas partidas mas elas são complicadas então não tem espaço para erros. Controlar a mesa no início de jogo é muito importante, realize as trocas favoráveis para assim forçar seu oponente a gastar recursos e quando esses recursos esgotarem, você ainda vai poder comprar cards e gerar lacaios na mesa graças a mecânica de descarte combinada com seu poder heróico.

Contra decks Combo, Control e Mill

Esse deck é especialmente forte contra esses decks mais lentos por três motivos que se relacionam bastante, o primeiro é os turnos explosivos que esse deck pode realizar combinando cards como Súcubo e Demonarca com Golem da Prataria e Cavaleirinho do Mal, a segunda é o grande poder de compra de card que o deck possui fazendo com que você só fique sem gás na fadiga, e a terceira é a falta de respostas que as classes mais lentas possuem para essas mesas absurdas nos primeiros turnos.

Com esses 3 fatores do seu lado as partidas se tornam bem fáceis, caso contrário você precisa saber pressionar o seu oponente, sem comprometer muitos recursos, diferente de decks como Ladino Ímpar e Caçador Segredos, esse deck não possui uma fonte constante de dano, então você precisa manter lacaios na mesa se quiser finalizar a partida.

Se nos primeiros turnos você conseguir manter seus lacaios, e causar bastante dano direto, o meio e fim de jogo se tornam mais simples, onde você basicamente precisa jogar Demonarca, Repugnaz e/ou Leeroy para finalizar as partidas.


Conclusão

Mesmo que o Bruxo Descarte com a missão não consiga seu lugar no meta livre, esse deck fez com que o sonho dos amantes desse arquétipo se tornassem realidade, o Bruxo Descarte Zoo é extremamente poderoso e tranquilamente chega no ranque lenda se pilotado da forma correta. O deck foi bastante popularizado pelo pro-player Reno Jackson nas primeiras semanas de expansão, após diversos testes ele chegou no lenda com uma lista praticamente igual a apresentada nesse artigo(com o diferencial de 1 card), sendo assim eu posso garantir a vocês que esse deck é uma escolha excelente de primeiro craft para a galera que ainda está se segurando.

As partidas são rápidas variando de 5 a 15 minutos e caso levem muito mais que isso você provavelmente perderá a partida.

Redator e Jogador do Formato Livre, alguns me conhecem como Cientista Louco. Jogo desdo beta e sempre buscando testar novos decks e novos combos para o Modo Livre. Email: gabriel.dias@cardnamanga.com.br