Versão Beta
Close

10 benefícios de Hearthstone à saúde dos jogadores

O card game melhora a capacidade de planejamento, memória, atenção, raciocínio e mais!

E não é que além de divertir e contar histórias os games são também grandes aliados no desenvolvimento intelectual, social e até profissional de quem joga? E Hearthstone, por exemplo, está cheio de ferramentas básicas para o estímulo cognitivo e garantia de saúde mental.

A interação com o adversário, a disciplina em relação às regras, a tomada de decisões, e a escolha e análise de estratégias dentro e fora da partida, permitem desenvolver as áreas lógica, social e afetiva.

O Card na Manga falou com a psicóloga especializada no cenário de games e eSports e CEO do Fabrica de Lendas – Treinamentos em eSport, Ariane Melo, sobre como os jogos podem contribuir para a saúde.

Confira abaixo os principais efeitos positivos de Hearthstone para o cérebro dos jogadores:

  • É um grande aliado da Atenção e Concentração

Os benefícios do card game são derivados principalmente do fato de que Hearthstone exige que o cérebro se mantenha concentrado durante um bom período da partida. E é a concentração um dos pilares fundamentais para o bom funcionamento cognitivo. Portanto, Hearthstone promove o desenvolvimento da criatividade, educa a atenção e a concentração, contribuindo com a memória de forma recreativa.

  • Requer Memória Visual e Verbal

A cada expansão, Hearthstone se torna ainda mais repleto de cards, feitiços, desafios, regras e efeitos que apenas nossas memórias verbal e visual são capazes de lembrar. Elas são naturalmente envolvidas e necessárias, já que são as responsáveis por fazer o jogador prever os movimentos do adversário e também por projetar a ação que certo card pode fazer apenas olhando para ele. A assimilação de uma jogada anterior com a jogada atual do adversário é efeito destas duas memórias.

  • Estimula o Pensamento Crítico e Prévio

Não resta dúvidas de que quem joga Hearthstone cria inúmeras estratégias de ataque e defesa com decks que também são planejados para cada tipo de confronto. Hearthstone lida diretamente com esta leitura dos movimentos do adversário ao mesmo em que incentiva o pensamento crítico e a criatividade para reagir a diferentes situações dentro de uma partida.

  • Resolução de Problemas

O planejamento e estratégia são desencadeados como uma resposta do cérebro aos desafios em uma partida em torno da resolução de problemas. Isso acontece graças ao uso do pensamento lateral - apresentado em 1967 pelo psicólogo Edward de Bono -  que faz com que o jogador busque soluções, novos caminhos e alternativas diferentes para superar os obstáculos apresentados.

  • Interações sociais com o adversário

Em Hearthstone é possível interagir dentro e fora do jogo, seja no chat com os amigos ou através de interações dos heróis que incentivam a socialização entre os jogadores. Além disso, obter a vitória ou ser derrotado possibilita relações interpessoais e intrapessoais, em que são desenvolvidos respeito, autonomia, autoconfiança e autoconhecimento, aspectos importantes para manter relacionamentos saudáveis em qualquer âmbito, seja escolar, familiar, profissional, etc.

  • Sensação de Relaxamento

Após um dia puxado de trabalho ou estudos, as pessoas simplesmente querem jogar algo que proporcione um passatempo tranquilo. Se o que o jogador mais precisa é descansar (ou dar um tempo de jogos cansativos), Hearthstone é especialista nisso: é divertido, possui belos gráficos e uma trilha sonora que transporta o jogador para dentro de uma taverna. A ideia do cardgame é oferecer ao uma experiência única e agradável.

  • “Criatividade é a inteligência se divertindo”

No decorrer de uma partida e principalmente na criação de decks, a criatividade é estimulada significativamente e permite que o jogador explore possibilidades, ultrapasse as expectativas e processe jogadas através da imaginação e da criatividade, contribuindo diretamente para a sua saúde mental.

  • Disciplina para chegar ao topo

Para chegar ao rank de Lenda é preciso muita paciência, controle próprio e, sem sombra de dúvidas, disciplina. Ela é a grande diferença entre ter domínio próprio ou permitir que fatores emocionais e até mesmo a pressão do adversário controlem a partida. Não é segredo, ainda que pouco, um jogador disciplinado possui mais autoconfiança, concentração e consegue conquistar objetivos de forma mais eficaz.

  • Hearthstone, um professor auxiliar de matemática

O que é uma prova de matemática para um jogador de Hearthstone? Todo o card game é repleto de infinitos cálculos matemáticos que são resolvidos durante as partidas. A quantidade de vida, dano, armadura do herói ou lacaio, assim como a chance de efeito dos feitiços, segredos e o número de cards restantes no deck exigem constantemente o raciocínio matemático do jogador para vencer seu adversário. Um poderoso aliado para as provas, não acha?

  • Tudo é um Aprendizado

Acima de tudo, Hearthstone deixa uma lição ao fim de cada jogo. Ganhando ou perdendo, o jogador assimila seus erros e acertos para repetir ou evitar na próxima partida.

Além disso o card game é divertido, rápido, gratuito e intuitivo. Apreciado sem exageros, ele pode potencializar habilidades importantes em diversas situações cotidianas. Aproveite Hearthstone e conte-nos como o card game mudou sua vida.

Jornalista especializada em e-sports, ao qual dedicou sua monografia e atualmente desenvolve sua pós-graduação. Locutora comercial nos freelas - antes se aventurou como comentarista em campeonatos amadores de LoL. Sommelier de jogos da Steam, doramas, animes e mangás dos anos 80. Email: amanda.santos@cardnamanga.com.br . Twitter: @aryatully