Versão Beta
Close

Confira os últimos assuntos abordados no quadro 'Papo na Taverna de Hearthstone'

O quadro "Papo na Taverna de Hearthstone" visa responder muitas questões e curiosidades da comunidade, uma forma de aproximar a equipe de desenvolvedores e jogadores.

O time de desenvolvedores andou tirando um tempo para acompanhar as dúvidas e problemas que têm sido levantados pela comunidade, e o objetivo é tentar trazer novas questões toda semana.

Confira abaixo as perguntas realizadas pela comunidade e as respostas dos desenvolvedores.

Existe alguma recompensa a mais para jogadores que chegarem ao patamar de Herói Dourado com todas as classes?

Normalmente, quando criamos as recompensas, a ideia é que ela possa ser obtida por pelo menos 10% dos jogadores. Pouquíssimos têm os 9 Heróis Dourados, o que já é um grande feito por si só.

Vocês planejam alguma mudança na experiência inicial do jogador? 

Tem algumas mudanças que gostaríamos de fazer no ranking em algum momento, voltadas principalmente para os jogadores recém-chegados. A mudança consistiria em acrescentar alguns ranques acima do 25, nos quais os jogadores pudessem passar um tempo antes de enfrentar gente mais experiente. Neles, só seria possível avançar, de forma que, mesmo perdendo, o jogador não cairia.

O que vocês acham de fazer artes alternativas ou reeditar conjuntos de cards antigos?

Artes alternativas para os cards é uma coisa que evitamos, pois é pela arte que os jogadores reconhecem os cards e sabem imediatamente o que cada um faz. A jogabilidade é muito importante para nós, por isso evitamos apresentar mais de uma arte para o mesmo card.

Vocês estão pensando em inovar as expressões ou permitir personalização?

Adicionamos expressões de herói especiais em alguns eventos, como os fogos de artifício no Festival do Fogo do ano passado, e também atualizamos as expressões em confrontos espelhados. O plano é continuar fazendo coisas desse tipo, mas não pretendemos mudar as expressões básicas.

Existem planos para novos modos de jogo, como modo cooperativo ou multijogador com 2×2 e 2xIA?

Estamos sempre testando formatos diferentes na Contenda de Taverna e na Contenda Fireside. Vamos continuar fazendo esse tipo de experimento no futuro. Na verdade, o desafio para nós é descobrir quais elementos tornam a coisa divertida e interessante. As poucas ideias loucas que sobreviveram aos nossos testes de jogabilidade acabaram sendo excelente conteúdo para contendas e campanhas solo. Sem falar no modo torneio interno que ainda será lançado — a possibilidade de usar vários decks em um torneio online com amigos nos interessa muito.

Vocês pensam em criar mais tipos de lacaio, como Kobold e Espírito?

Alguns dos melhores deck temáticos são montados com base em tipos de lacaio. Deck de Elemental, de Murloc, de Mecanoide… todos dependem de um tipo de lacaio e são um ótimo ponto de partida para quem quer montar. Mas o excesso de tipos de lacaio pode causar situações em que um card parece pertencer a vários tipos. Se você vir um demônio de tapa-olho, vai achar que é um Pirata ou Demônio? E se um Mecanoide tiver aparência de urso, vai ser Fera ou Mecanoide? Sempre temos esse tipo de problema, e isso vai se agravar se houver mais tipos no jogo. Já pensamos em colocar mais tipos. Por exemplo, chegamos a testar um tipo Sectário quando criamos C’Thun para Sussurros dos Deuses Antigos, mas não é algo que está nos planos por enquanto.

Tyrande em Hearthstone
Tyrande em Hearthstone

O que a equipe de Hearthstone acha de adicionar mais Heróis cosméticos ou trazer de volta Heróis antigos, como Tyrande?

Temos vontade de pôr mais Heróis cosméticos no jogo. Assim como versos de card, Heróis cosméticos dão aos jogadores mais opções de personalização. Também queremos trazer de volta Heróis antigos para que mais pessoas tenham a oportunidade de obtê-los. Estamos sempre preparando novidades, mas, por motivos diversos, demora um pouco até conseguirmos implementá-las no jogo. Estamos trabalhando bastante para garantir que suas aventuras de Hearthstone contem com cada vez mais Heróis valentes e diversos!

Por que a Team 5 não faz alterações de balanceamento com mais frequência? 

Alterações de balanceamento podem ser muito positivas para Hearthstone. Elas revigoram o meta, fazem as pessoas experimentar decks diferentes em busca das combinações mais fortes e divertidas. Além disso, após as alterações, geralmente mais decks e classes se tornam viáveis, dando aos jogadores mais liberdade para jogarem como quiserem.

No entanto, existem algumas desvantagens em mudanças frequentes nos cards.

Algumas pessoas preferem metas já bem estabelecidos. Desse modo, é mais fácil montar um deck que funcione bem contra o meta. É muito mais difícil montar um deck bom contra o meta quando todos estão experimentando com classes diferentes.
Mudanças frequentes tiram o valor da conquista da sua coleção. Assim você dificilmente sentirá alguma empolgação por ter um card específico em algum deck.
Se implementássemos mudanças toda semana, os jogadores não teriam tempo de explorar todas as possibilidades de cada card.
Geralmente as pessoas têm decks favoritos e se acostumam com eles. Quando esses decks sofrem mudanças frequentes devido a alterações no balanceamento, os jogadores perdem a confiança no jogo.

Vocês pretendem, algum dia, passar a aceitar artes de cards de jogadores?

Nós adoramos o trabalho artístico dos jogadores envolvendo Hearthstone ou o universo de Warcraft. Muitas das imagens hoje no jogo foram criadas por artistas contratados diretamente pela Blizzard, mas muitas outras foram criadas por colaboradores externos. Já entramos em contato, por exemplo, com Monica Langlois e pedimos permissão para usar o desenho do Rastejante do Pântano dela no jogo. Também descobrimos artistas como Wei Wang e Tooth por desenhos enviados por fãs.

É possível enviar seu portfólio para a equipe de Hearthstone através do e-mail: artsubmissions@blizzard.com (inclui CommunityCreationsLA@blizzard.com). Não se esqueça de colocar “Hearthstone Art Submission” no título!


As informações do Papo na Taverna de Hearthstone estão sendo disponibilizadas no fórum oficial em Português pelo Community Manager Honourael.

Vivo o universo de Warcraft há 10 anos, e há 3 crio conteúdo de Hearthstone no Fansite Cristal de Mana, além de ser aspirante a pro player e streamer. Email: day@cardnamanga.com.br . Twitter: @_daycris_