Versão Beta
Close

Guia de Ranqueada - Paladino Shirvallah (Livre)

Lista, cards essenciais e dicas para o Paladino Shirvallah, deck do formato livre/wild de Hearthstone (com cards da expansão Ringue do Rastakhan).

Introdução

Salve a todos! Dessa vez trago mais um deck que se mostrou muito forte no formato livre com o lançamento do Ringue de Rastakhan, o Paladino Shirvallah OTK. Esse deck é muito interessante já que ele tem uma temática muito semelhante aos primeiros decks combo-cêntricos do Hearthstone, com muitas compras de cards, remoções globais eficientes e é claro um combo para finalizar a partida.

Assim como esses decks antigos, o Paladino Shirvallah pode vencer partidas sem precisar do combo, graças ao seu potencial de controlar a partida. Além disso o deck também possui outra forma muito eficiente de vencer(ou pelo menos criar bastante pressão na mesa) que é o combo do Sumo Sacerdote Thekal com os Gigantes Derretidos, combo esse que se não for respondido finaliza a partida em poucos turnos.

Coração do Deck

Banqueiro Perverso
Banqueiro Perverso

Banqueiro Perverso

Esse card é uma peça essencial do combo, basicamente o combo consiste em comprar seu deck todo e usar o grito de guerra do Banqueiro para embaralhar uma Shirvallah no seu deck. Após isso ao jogar uma Ira Sagrada você tem certeza que irá causar 25 de dano. Como o deck roda dois Banqueiros e duas Iras Sagradas você tem um potencial máximo de 50 de dano com o seu OTK.

Clarão de Luz
Clarão de Luz

Clarão de Luz

Cura com compra de card, muitos pensaram que esse card seria apenas mais um card não tão usado e lançado para preencher espaços na expansão, mas mesmo assim o card tem se mostrado excelente nessa lista, onde ele atende diversas necessidades que o deck possui.

Igualdade Card PTBR
Igualdade

Igualdade

Fazer com que todos os lacaios tenham 1 de vida torna bem mais simples a tarefa de limpar a mesa do seu oponente, seja com Recrutas Punho de Prata (vindo do seu poder heroico) ou combinando a Igualdade com cards como Consagração e Piromante Selvagem funcionando basicamente como um botão de recomeçar para o campo.

Piromante Selvagem Card
Piromante Selvagem

Piromante Selvagem

Lacaio de custo 2 que raramente é jogado no turno 2, principalmente nessa lista, Piromante Selvagem é um dos seus principais recursos para limpar grandes mesas adversárias, seja combinado com Igualdade para ter uma limpeza completa ou simplesmente usufruir do seu efeito para limpar mesas menores.

Oraculo da Luz Fria
Oraculo da Luz Fria

Oráculo da Luz Fria

Uma das compras de cards mais poderosas presentes no deck, é importante tomar muito cuidado ao utilizar esse card contra oponentes agressivos para não os conceder gás adicional. Contra decks mais lentos você busca sempre usá-lo para queimar cards do seu oponente, além de simplesmente comprar cards.

Tempo Técnico Card
Tempo Técnico

Tempo Técnico

Basicamente um Bloco de Gelo para a classe, com o grande diferencial de que você precisa jogá-lo no turno anterior ao que você iria perder a partida, esse fator te da um lado positivo e um negativo, o positivo é que você sempre sabe a quantidade de vida que você começa no próximo turno, o negativo é que contra decks que finalizam com feitiços seu oponente pode simplesmente guardar os recursos e esperar o próximo turno.

Consagração Card
Consagração Card

Consagração

Remoção em área muito eficiente contra decks agressivos como Ladino Ímpar e Bruxo Zoo. Além disso quando combinada com Igualdade pode facilmente remover a mesa inimiga inteira por 6 de mana.

Ira Sagrada Card
Ira Sagrada Card

Ira Sagrada

Assim como Banqueiro, uma peça essencial do combo, Ira Sagrada é o seu método de finalização, nunca gaste esse card fora do combo (a menos que você vá perder a partida caso não o utilize). Em alguns momentos você pode ter que arriscar um RNG positivo para vencer uma partida já perdida.

Raio Encolhedor
Raio Encolhedor

Raio Encolhedor

Este card é um dos principais motivos da consistência desse deck, além de enfraquecer a mesa inimiga por completo ele diminui em 5 o custo da Shirvallah tornado bem mais simples jogá-la por 0 mana mais pro final da partida. Em alguns momentos, caso você não possua lacaios na mesa, Raio Encolhedor também irá travar o campo do seu oponente impedindo que ele jogue mais lacaios e obrigando ele a manter o máximo de 7 de dano em forma de lacaios fazendo pressão.

Vigília Solene Card
Vigília Solene Card

Vigília Solene

Assim como o Raio Encolhedor é um dos principais feitiços presentes no deck, pelo mesmo motivo de reduzir o custo da Shirvallah, comprar 2 cards é sempre muito bom em decks combo, principalmente se você consegue fazer isso por 0,1 ou 2 mana o que é bem normal de acontecer, graças ao grande número de remoções em área que essa lista possui.

Alexstrasza - Card de Hearthstone
Alexstrasza

Alexstrasza

Não é tão necessária na lista quanto todos os outros cards mencionados acima, contudo contra oponentes que sobem muita armadura, como Druidas e Guerreiros, você provavelmente irá precisar do efeito dela para colocar seu oponente no raio do combo.

Shirvallah A Tigresa - Card
Shirvallah A Tigresa

Shirvallah, a Tigresa

Principal card presente no deck, todos os cards presentes na lista giram em torno diretamente da Shirvallah ou simplesmente em segurar o jogo e se proteger até que a mesma seja jogável e você possa realizar o combo.


Outros Cards

Cura Proibida Card
Cura Proibida Card

Cura Proibida

Uma adição muito útil, mesmo não reduzindo o custo da Shirvallah permitir que você cure até 20 de vida é muito importante num meta agressivo como o que temos hoje me dia.

Engenheira Novata Card PTBR
Engenheira Novata

Engenheira Novata

Card muito popular em decks combo em geral por ciclar automaticamente pelo seu deck por 2 de mana.

Brann Barbabronze Card
Brann Barbabronze

Brann Barbabronze

Assim como nos arquétipos Mill temos a presença desse card, quase que exclusivamente pela sua sinergia com o Oráculo da Luz Fria que ajuda a você comprar seu deck todo bem mais rapidamente.

Sumo Sacerdote Thekal Card
Sumo Sacerdote Thekal

Sumo Sacerdote Thekal

O campeão lendário da classe está recebendo muita atenção no formato livre graças ao seu combo com Gigantes Derretidos, além desse combo poderosíssimo que muitos Paladinos vem usando, o deck também conta com muitos cards que curam fazendo com que você possa tirar ainda mais valor do grito de guerra do Thekal.

O Curador - Card de Hearthstone
O Curador - Card de Hearthstone

O Curador

Compra de card direcionada e provocar são dois efeitos muito interessantes, mesmo não sendo essencial aumenta bastante o potencial dessa lista.

Gigante Derretido
Gigante Derretido

Gigante Derretido

É usado quase que exclusivamente para ser combinado com o grito de guerra do Sumo Sacerdote, porém em alguns casos, contra oponentes mais agressivos, você pode acabar jogando ele da forma normal.


Lista

Paladino Shirvallah (Livre)
Paladino Shirvallah (Livre)

Código:

AAEBAZ8FBsUEhReKrgK5sgK9hgPOhwMMnAKzA9wD9AX2B/gH3AriEaf3AoT8As+GA+yGAwA=


Substituições

Infelizmente esse deck é muito fechado e você não deve cortar nem sequer um card dele se quiser manter a sua taxa de vitórias lá no alto. Mesmo assim você pode cortar, O Curador e Alexstrasza ou Sumo Sacerdote Thekal e os Gigantes, caso não possua os cards, e buscar adicionar mais remoções ou compra de card.


Mulligan

Você busca sempre manter Vigília Solene, Engenheira Novata e Clarão de Luz. Contra algumas classes você deve fazer algumas escolhas especiais:

Contra Paladino, Ladino, Caçador e Xamã

Mantenha também Igualdade,Consagração e Piromante Selvagem.

Contra Bruxo, Sacerdote e Druida

Mantenha também Oráculo da Luz Fria e caso já possua o Oráculo na mão, também o Brann.


Pilotando o deck

Esse deck segue uma perspectiva muito linear, e mesmo em cada partida diferente as escolhas podem variar muito o objetivo é sempre o mesmo. Seja contra um oponente agressivo ou um oponente controle, o seu objetivo é sempre, comprar muitos cards até seu deck ficar vazio, responder as maiores ameaças e se curar o suficiente para sobreviver até o combo. Em alguns casos Thekal + Gigantes vai te ganhar essas partidas mas na maioria das situações você irá ter que esperar até a fadiga para conseguir finalizar a partida. O mesmo se dá em partidas contra decks Combo, com a única diferença de que você precisa fazer isso o mais rápido possível e não necessariamente terão muitas ameaças para serem respondidas, são nessas partidas que muitas vezes você gasta feitiços só para esvaziar a mão e diminuir o custo da Shirvallah. Nunca faça isso em partidas contra decks agressivos e controle a menos que seja extremamente necessário ( exemplo: caso você vá queimar um card, e alguma peça do combo ainda esteja no deck) já que você vai precisar desses cards para responder ameaças mais pro futuro da partida.

O deck sempre tem o mesmo início de jogo, não importa qual seja o oponente, você sempre quer comprar cards o mais rápido possível e se necessário usar seu poder heroico, remoções e outros poucos lacaios que você possui para manter o controle da mesa. O meio de jogo vai variar bastante de acordo com o seu oponente, sempre busque ser o mais eficiente possível com as suas remoções nessa etapa do jogo, já que mais pro fim da partida uma remoção gasta de forma ineficiente pode te custar a partida. Esse deck não dá abertura para muitos erros então você pode acabar perdendo muitas partidas para erros pequenos caso não esteja prestando muita atenção no jogo ou esteja aprendendo ainda a pilotar esse arquétipo.

Mesmo assim no geral o deck é bem forte, claro que quando controlado por alguém mais experiente os resultados aumentam bastante, mas não precisam de preocupar, qualquer um pode jogar com essa lista e se sair bem, lendo esse artigo você já tem uma base boa do funcionamento do deck, e com treino esses pequenos erros vão se tornando muito menos comuns. Outro ponto importante é quando você enfrenta oponentes Mill ou que certamente possuem um Rato Sujo na lista, caso perca uma parte do seu combo para a queima de cards você provavelmente não conseguirá vencer, então sempre tente manter um número máximo de 6 cards na mão contra decks mill. Já contra oponentes que possuem o Rato, busque guardar lacaios na mão se não precisar do efeito deles de imediato para assim diminuir a chance do Rato puxar uma peça do combo.


Conclusão

Esse deck é para os amantes dos arquétipos OTK, e também para aqueles que amam a classe Paladino e estão em busca de um deck forte após o nerf no Subiu de Nivel, o deck é excelente contra diversos dos maiores titãs no formato atualmente, e não possui muitas partidas desfavoráveis. No geral as partidas são bem longas levando de 20 a 35 minutos podendo levar até mais, ao mesmo tempo podem levar bem menos caso você consiga comprar o deck rapidamente ou jogar o combo do Thekal + Gigantes em um dos primeiros turnos da partida.

Como já foi provado pelo criador da lista Gunnolf, o deck é realmente viável e consegue tranquilamente chegar ao ranque lenda no meta atual.

Redator e Jogador do Formato Livre, alguns me conhecem como Cientista Louco. Jogo desdo beta e sempre buscando testar novos decks e novos combos para o Modo Livre. Email: gabriel.dias@cardnamanga.com.br