Versão Beta
Close

Guia de Ranqueada - Guerreiro Tempo (Livre)

Lista, cards essenciais, estratégias e dicas para o Guerreiro Tempo, deck do formato livre de Hearthstone (O Ringue do Rastakhan).

Introdução:

Salve a todos! Continuando com nossa série de guias sobre o formato livre e dessa vez vamos visitar uma classe que andou bastante esquecida nos últimos tempos, mesmo com decks viáveis nunca esteve nos holofotes do formato mas que a cada expansão recebe mais ferramentas para tornar isso possível novamente. Estou falando nada mais nada menos que do Guerreiro e mais especificamente neste artigo do Guerreiro Tempo com dragões e piratas.

Essa lista específica eu peguei lá no twitter do jhjgenius, que conseguiu top200 lenda com ela nesse mês de dezembro, acabei gostando bastante da lista então não fiz nenhuma modificação.


Coração do Deck

Imediato de Nzoth Card
Imediato de Nzoth

Imediato de N'Zoth

Lacaio de custo 1 excelente já que além de equipar uma arma muito útil para trocas também é um pirata, então já puxa o Remendo bem no início da partida.

Remendo, O Pirata
Remendo, O Pirata

Remendo, o Pirata

Mesmo não possuindo muitos piratas no deck, Remendo é excelente pelo simples fato de garantir um corpo adicional quando você joga um pirata, e também por filtrar as suas compras futuras aumentando a chance de comprar o card que você precisa.

Campeã de Alexstrasza Card de Hearthstone
Campeã de Alexstrasza

Campeã de Alexstrasza

Lacaio muito poderoso que foi bastante popular na época do primeiro Guerreiro Tempo que usufruia da sinergia de dragões. Com o retorno desse arquétipo para o meta esse card logicamente não poderia faltar, seu potencial tanto de troca quanto de burst de dano no início do jogo é absurdo, e na verdade ele é o principal motivo para se querer jogar com a sinergia de dragões na classe.

Saqueadora da Vela Sangrenta Card
Saqueadora da Vela Sangrenta

Saqueadora da Vela Sangrenta

Mais um pirata na lista, presente simplesmente por ter um corpo forte pra curva e a possível sinergia com armas e o Remendo.

Berserker Espumante Card PTBR
Berserker Espumante

Berserker Espumante

Lacaio de custo 3 muito popular em qualquer deck agressivo ou midrange da classe guerreiro, se não respondido ele rapidamente sai de controle e ganha a partida sozinho graças ao ataque massivo que ele pode adquirir.

Lanceira Fumocardo Card de Hearthstone
Lanceira Fumocardo

Lanceira Fumocardo

A principal adição do Ringue de Rastakhan para o Guerreiro com Dragões, Lanceira Fumocardo funciona basicamente como um Executar com o diferencial de custar 1 mana a mais e vir com um corpo 3/2. Como geralmente você vai ter um dragão na mão em todos os momentos o seu ativador acaba não sendo um obstáculo.

Guardião do Crepúsculo - Card de Hearthstone
Guardião do Crepúsculo

Guardião do Crepúsculo

Esse lacaio lançado em Grande Torneio é um dos principais suportes neutros para qualquer deck que queira jogar com a sinergia de dragões. Para todos os efeitos acaba sendo basicamente um 4 mana 3/6 com provocar, o que é bem acima da curva.

Elite Korkron Card
Elite Korkron

Elite Kor'kron

Lacaio muito presente nos decks mais agressivos da classe, no geral é tão forte quanto nessas listas mais tempo-cêntricas já que os 4 de dano imediatos podem servir tanto para trocas quanto para agressivar ainda mais o seu oponente.

Mordida da Morte Card
Mordida da Morte

Mordida da Morte

Mais um card de custo 4 que lhe concede 4 de dano imediato porém com o grande diferencial de ser uma arma. Além do dano, Mordida da Morte possui um último suspiro que pode ser altamente beneficial para esse deck, seja por ativar uma Lanceira Fumocardo ou simplesmente por remover uma mesa de pequenos lacaios sozinha ou combinada com outras fontes de dano.

Calcinador Presa do Dragão - Card de Hearthstone
Calcinador Presa do Dragão

Calcinador Presa do Dragão

Outra adição que tivemos no Ringue de Rastakhan para os arquétipos que usam dragões, Calcinador Presa do Dragão é excelente nesse arquétipo. Pode ser útil de diversas formas, removendo pequenos lacaios, ativando a Lanceira, tornando trocas mais favoráveis ou simplesmente por ser um dragão na sua mão para ativar o efeito de outros cards.

No geral um card muito potente no formato e que merece bastante seu lugar na lista.


Outros Cards

Dom Finlei Card
Dom Finlei Mrrggltone

Dom Finlei Mrrggltone

A chance de trocar seu poder heroico inicial que é praticamente inútil em partidas onde você quer ser agressivo, pelo poder heroico do Caçador ou Bruxo é praticamente quebrado. Por esse motivo Finlei acaba sendo incluído em praticamente qualquer deck mais rápido de classes como Guerreiro.

Pregoeiro
Pregoeiro

Pregoeiro

Um lacaio de custo 1 com efeito de compra de card é sempre forte, com um efeito de compra direcionada mais forte ainda, e pelo fato da compra direcionada sempre comprar lacaios com Rapidez (que servem como remoções) fazem desse lacaio o seu melhor custo 1 em partidas contra outras listas agressivas.

Comandante da Milícia Card
Comandante da Milícia

Comandante da Milícia

Um dos lacaios com rapidez presentes na lista, os 5 de ataque que ele possui no turno que é jogado geralmente conseguem remover qualquer lacaio que seu oponente jogou até o turno 4 (se ele não for um Xamã) e caso sobreviva, o corpo que sobrar pode ser útil para trocas futuras mesmo só tendo 2 de ataque.

Darius Crowley - Card de Hearthstone
Darius Crowley

Darius Crowley

O outro lacaio com rapidez presente na lista, Darius é bem mais poderoso que Comandante da Milícia, mesmo tendo menos ataque no turno que é jogado, ele fica cada vez maior ao remover lacaios e isso pode sair completamente do controle caso seu oponente não o remova rapidamente.

Escamorte Cobalto - Card de Hearthstone
Escamorte Cobalto

Escamorte Cobalto

Um dragão muito eficiente em aumentar a sua presença de mesa pois além de um corpo grande buffa seus lacaios menores que já estão no campo.

Repugnaz Card de Hearthstone
Repugnaz

Repugnaz

Praticamente obrigatório em qualquer deck agressivo, Repugnaz provavelmente é a melhor lendária do formato livre atualmente, e certamente é a mais versátil. Os motivos para ele estar aqui são os mesmos de sempre, inutilizar turnos de oponentes mais lentos que dependem de feitiços para limpar a mesa.

Esmagador Draconídeo - Card de Hearthstone
Esmagador Draconídeo

Esmagador Draconídeo

Lacaio com corpo bem forte pra curva, em geral acaba sendo seu finalizador, já que é o único lacaio com custo acima de 5 presente na lista.


Lista

Guerreiro Tempo - Deck do Modo Livre de Hearthstone
Cards do deck de Guerreiro Tempo

Código

AAEBAQcE+g6EF5G8As3vAg0cjgXnB40O0RGJFMYVgrACyssCnfAC0fUCi4cD7IkDAA==


Substituições

Contra decks Controle e Mill

-2 Pregoeiro
-2 Comandante da Milicia

+1 Alexstraza
+1 Ysera
+2 Historiadora Draconica

Contra decks Agressivos

-2 Escamorte Cobalto
-2 Esmagador Draconídeo

+2 Fada do Fogo
+2 Rastejante do Pinche


Mulligan

Mantenha sempre Dom Finley, Imediato de N'Zoth, Pregoeiro e Campeã de Alexstrasza. Em algumas partidas específicas você deve manter cards especiais:

Contra Sacerdote, Druida e Mago 

Mantenha também Repugnaz.                              

Contra Ladino e Paladino

Mantenha também Mordida da Morte.


Pilotando o deck

Como qualquer deck Tempo, essa versão do Guerreiro Tempo possui uma fórmula bem linear de ser pilotado, a variação do gameplay acaba dependendo muito mais dos cards específicos que seu oponente jogar do que propriamente o arquétipo que ele está usando. Basicamente o objetivo desse deck é vencer o jogo no menor número de turnos possíveis, porém diferente de decks como Guerreiro Pirata ou Bruxo Zoo ele possui um número consideravelmente maior de lacaios de meio de jogo (custos 3,4, 5 e 6) e consequentemente um poder muito menor de colocar pressão bem no início da partida. Graças a esse fator o Guerreiro Tempo busca compensá-lo com jogadas poderosas, e lacaios com efeitos versáteis que ajudam você a gerar tempo ao longo da partida.

Contra decks mais agressivos o plano de jogo é bem simples: você busca nos primeiros turnos fazer o máximo de trocas possíveis e ao máximo manter o controle da mesa. Assim quando o jogo transitar para os turnos 4/5/6 você consegue assumir a dianteira da partida graças aos seus lacaios de maior valor. Contra qualquer deck mais lento que o seu você busca tomar a postura mais agressiva possível porém ao mesmo tempo sempre manejando seus recursos, jogando em volta de remoções para assim sempre ter ameaças disponíveis para conseguir finalizar essas partidas.

Em geral o deck é bem intuitivo, por ter uma posição fluida entre agressivo e midrange muitos podem se complicar no início com as escolhas feitas com a lista, porém se torna natural a percepção de qual jogada deve ser feita contra um oponente específico quanto mais você joga com a lista. Por exemplo: contra um Paladino Par você muitas vezes vai preferir jogar lacaios menores no turno 4 para evitar que um lacaio grande seja removido com uma arma e ao mesmo tempo forçar seu oponente a gastar uma consagração ineficientemente e evitando que no futuro ela seja combinada com igualdade removendo uma mesa maior.

Conclusão

A classe guerreiro foi com certeza a que menos recebeu atenção nos períodos de teste, porém agora com o meta se consolidando cada vez mais, diversos jogadores tem jogado bastante com os arquétipos mais agressivos e também os mais tempo-cêntricos da classe. Em geral este deck está numa posição boa no formato, sendo bem adaptável em questão de jogabilidade permite que você tenha boas chances contra a maior parte do meta e garante também bastante diversão e variedade de partidas quando pilotando essa lista.

As partidas costumam variar bastante entre curtas, médias e um pouco demoradas podendo levar de 7 a 25 minutos dependendo é claro do deck que você está enfrentando. Mesmo essa lista sendo bem mais lenta que a variante Pirata da classe, ela também é muito forte, já que consegue ganhar partidas que a variante Pirata não tem gás o suficiente para vencer.

Redator e Jogador do Formato Livre, alguns me conhecem como Cientista Louco. Jogo desdo beta e sempre buscando testar novos decks e novos combos para o Modo Livre. Email: gabriel.dias@cardnamanga.com.br