Confira as principais notícias e acontecimentos de 2018 em Hearthstone! Desde o Beakman no Projeto Cabum, Joel Santana, festas de pré-lançamento, a Corrida por Rastakhan e mais!
2018 foi um ano bem interessante para o Hearthstone, com as novas expansões, mudanças de cards e algumas novidades no card game da Blizzard Entertainment! Também tivemos diversas surpresas que movimentaram a comunidade, com a estreia do Card na Manga, as participações de Beakman e do Joel Santana em 2 webséries temáticas e muito mais!
Em novembro, durante a revelação de cards do Ringue do Rastakhan pra comunidade, também tivemos a honra de revelar um card para o mundo!
Confira abaixo uma retrospectiva com os principais acontecimentos este ano em Hearthstone! Mas antes de começar a ler, dê play no vídeo abaixo do Tauz!
As primeiras mudanças no sistema ranqueado deste ano (Fevereiro)
Em fevereiro Hearthstone recebeu algumas mudanças no sistema ranqueado: a partir de então os jogadores sempre voltam 4 ranques a cada mês, e quem estava no Lenda volta pro ranque 4. Também tiveram algumas mudanças de balanceamento, com o Remendo perdendo Investida e o efeito de Poder Heróico de Raza, o Acorrentado, para 1 (ao invés de 0).
O início do ano do Corvo (Abril)
Com o Ano do Corvo tivemos a rotação de alguns sets, que se tornaram exclusivos do Modo Livre, além da adição de 3 cards ao Salão da Fama: Bloco de Gelo, Oráculo da Luz Fria e Gigante Derretido. A Lunara também foi disponibilizada como personagem (da classe Druida), onde o jogador libera a personagem ao vencer 10 partidas no Modo Ranqueado!
Com isso o Formato Padrão este ano tem as expansões Jornada a Un’goro, Cavaleiros do Trono de Gelo e Kobolds & Catacumbas (lançadas em 2017) e as novas expansões de 2018: Bosque das Bruxas (lançada em Março), Projeto Cabum (Agosto) e Ringue do Rastakhan (Dezembro).

A expansão Bosque das Bruxas e a aventura Caça aos Monstros (Abril)
Em abril foi lançada a expansão “Bosque das Bruxas”, primeira expansão do Ano do Corvo ecom 135 novos cards. As novas palavras-chave adicionadas foram Eco e Rapidez, com a primeira gerando uma nova cópia na mão temporariamente (ou seja, o card poderia ser usado mais de 1 vez no mesmo turno) e Rapidez, onde o lacaio pode atacar outro lacaio no turno que ela entra na mesa. A mecânica de Rapidez foi usada com mais frequência nas expansões seguintes este ano.
Pouco tempo depois foi disponibilizada a aventura “Caça aos Monstros”, da expansão Bosque das Bruxas, com 4 heróis para escolher e enfrentando diversos perigos em 8 confrontos para cada personagem. Tess Greymane (Rastreadora), Darius Crowley (Canhoneiro), Mestre da Matilha Shaw e Toki, a Troca-Tempo. Vencendo as 4 alas é liberado o confronto final contra Hagatha, a Bruxa.
Balanceamento da missão de Ladino e Nerf em Paladino Par (Maio)
Em nova atualização de balanceamento, as principais alterações foram nos efeitos da missão de Ladino (Caverna das Profundezas), que reduziu os atributos dos lacaios para 4/4 (antes era 5/5) e no Chamado às Armas, que passou de 4 para 5 manas, reduzindo o poder de 2 decks de Paladino que estavam fortes na época: o Paladino Par e o de Murlocs.

Tavernas do Tempo (Junho)
Em uma Taverna Especial, os jogadores acessaram uma versão da Arena com cards temáticos e que não estão disponíveis nos outros modos de jogo, como Murozond, Crona e Cutelo do Destino. As missões diárias especiais concederam ouro e pó arcano, durando algumas semanas.
Também teve uma Oferta Especial “Vem pra Cá”, com 10 pacotes por um preço especial de R$ 19,90!
Estreia do Card na Manga! (Julho)
Em julho entramos em plena atividade, com muitos artigos prontos e mais posts divulgados regularmente desde então: artigos com guias de decks nos formatos Padrão e Livre, notícias e conteúdos de comunidade! O lançamento foi em uma festa na Taverna Medieval em São Paulo com a participação de membros da comunidade de Hearthstone!

Festival do Fogo e Ajustes nos Tipos de Lacaios (Julho)
Julho também veio com ajustes nos tipos de lacaios, com as adições de “Elemental” nos cards Gigante Derretido e Gigante da Montanha, Demônio na Flautista do Bosque e os cards Kraken do Mar do Norte e Luniscante da Selva ganharam o tipo “Fera“. Mas a alteração mais significativa foi no Urso do Bosque das Bruxas, que ganhou uma nova arte, ligeiramente diferente da anterior.
Em julho também tivemos o Festival do Fogo de Ragnaros, onde as missões diárias concediam o dobro de ouro de recompensa!
Festas de Pré-lançamento do Projeto Cabum
Um pouco antes do lançamento do Projeto Cabum, em agosto, a Blizzard organizou diversas festas de pré-lançamento, com uma delas acontecendo em São Paulo, na Taverna Medieval. Durante o evento foi possível acessar conteúdo de Projeto Cabum e abrir pacotes e jogar com os cards revelados em duas Contendas Fireside.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Beakman e o Projeto Cabum (Agosto)
A segunda expansão de Hearthstone, Projeto Cabum, foi lançada em 7 de agosto com mais 135 cards e nova mecânica com o Magnético, onde os jogadores podem juntar determinados mecanoides e transformas eles em verdadeiras máquinas de guerra! Também tivemos magias lendárias bem poderosas (como o Elemento Instável de Myra, que compra o deck inteiro) e a Galáxia Portátil de Luna, que muda o custo dos lacaios do seu deck para (1). Cada classe recebeu uma magia lendária e você pode conferir todos os cards da expansão em nosso guia visual!
Além da expansão, a Blizzard chamou o ator Paul Zaloom, que retornou como Beakman, famoso professor de um programa norte-americano que fez bastante sucesso aqui no Brasil! Em 3 capítulos ele ensinou para os jogadores o funcionamento do magnetismo, clima e evolução de frutas e legumes!
Laboratório de Enigmas (Agosto)
Lançada pouco tempo depois, a aventura “Laboratório de Enigmas” veio com uma premissa até então diferente das aventuras de Hearthstone, com desafios para os jogadores testarem as suas habilidades e decisões. São mais de 100 etapas divididas em 4 temas: Letais, Espenho, Tabuleiro Limpo e Sobrevivência, com todas as alas contendo chefes desafiadores. No final de cada ala o jogador enfrenta o Dr. Cabum!

‘Lii’ é o grande vencedor do HCT Buenos Aires (Agosto)
O americano ‘Lii’ foi o vencedor do HCT de Buenos Aires, que aconteceu em agosto, vencendo o canadense Monsanto. O torneio também teve a participação de Lucas ‘Rase’, que chegou ao Top 8, mas acabou perdendo para o Monsanto.
As listas de decks de todos os 16 classificados para a etapa presencial do HCT Buenos Aires podem ser conferidas AQUI.

HGG Cheer (Setembro)
Em setembro tivemos uma nova parceria da Blizzard com a Twitch com o HGG Cheer. Os jogadores escolhiam uma equipe favorita ganhando recompensas especiais, comprando Cheering com Bits na Twitch. Quando o jogador torce usando o Cheermote exclusivo e personalizado da equipe, uma parte da renda vai para os jogadores da equipe. Durante algumas semanas os jogadores desbloquearam recompensas especiais, incluindo um verso de card temático e exclusivo.

Dias de Trono de Gelo (Setembro)
Ainda em setembro tivemos o evento “Dia do Trono de Gelo”, com tavernas especiais e recompensas adicionais: um card dourado do Carniçal Feliz e 2 missões concedendo 300 de ouro cada!
Também teve uma Oferta Invernal, com 30 pacotes de cards de Cavaleiros do Trono de Gelo por um preço especial!

Atualização focada em jogadores iniciantes (Outubro)
Em uma das atualizações mais importantes do ano em Hearthstone o jogo ficou mais amigável para jogadores iniciantes, com a adição de 50 novos ranques para novos jogadores e com recompensas especiais ao avançar nestes níveis. Também foi adicionado um novo pacote de Boas-Vindas com 10 pacotes do set clássico e um dragão lendário garantido!

Languagehacker vencedor do HCT
Nas finais do Hearthstone Championship tour 2018 (HCT) de outubro, Languagehacker venceu bloodyface por 3 a 1 em uma final altamente disputada!
Decks bloodyface
- Malygos Druida: AAECAZICCLQDxQTeBcLOApnTApvoAuT7AvX8AgtAX+kB0wPkCKDNAofOApjSAp7SAtvTAr/yAgA=
- Caçador de Segredos: AAECAR8MhwTJBK4GncwC180C3dIC39IChtMCy+wCmPACgPMCp4IDCZ4BqAK1A+sHlwj+DI7DAuPSAovlAgA=
- Ladino ímpar: AAECAaIHCLICyAOvBPMFysMCnvgC4vgC5/oCC4wCywPUBfUF3QiBwgKfwgLrwgLR4QKL5QKm7wIA
- Bruxo Zoo: AAECAf0GBPcEysMCnOICj4IDDTCEAc4Hwgj3DJvLAvfNAp/OAvLQAtHhAofoAvT3AtP4AgA=
Decks Languagehacker
- Druida Provocar: AAECAZICBMLOAq/TAvHqAo3wAg1AX+kBxAbkCMnHApTSApjSAp7SAubTAovhAoTmAt3rAgA=
- Caçador último suspiro: AAECAR8I+wX4CIbTApziArbqAsvsAoDzAqCAAwuNAd4FlwirwgLYwgKczQLd0gKL4QLh4wLy8QK5+AIA
- Ladino ímpar: AAECAaIHBsgDrwTzBZ74AuL4Auf6AgyMAssD1AX1Bd0IgcICn8IC68ICysMC0eECi+UCpu8CAA==
- Xamã Calafrarte: AAECAaoICPsMnccCnOICq+cCw+oCp+4C7/cCmfsCC4EE9QTeBf4F/wWyBpfBAsfBApvLAvPnAu/xAgA=

Noturnália e Dom Azucrina (Outubro)
Nos dias dias 17 e 31 de outubro foi liberado um evento especial, com um card dourado do Caldeirão da Bruxa de recompensa, tavernas temáticas e o Cavaleiro Sem-Cabeça, onde o jogador escolhia uma fantasia e um Poder Heróico único.
Além disso, os jogadores puderam adquirir o Dom Azucrina, novo personagem da classe Paladino, em uma oferta especial com o personagem e mais 20 pacotes de Bosque das Bruxas!

Brasil no HGG
Com uma campanha impressionante, o Brasil começou a avançar nas etapas do Hearthstone Global Games (HGG), vencendo os adversários um a um, perdendo apenas pra Portugal na fase de grupos. Lucas ‘Rase’, Lucas ‘CRT’, Lucas ‘Neves’ e Rodrigo ‘Perna’ alcançaram o placar de 8-1 e garantiram a vaga pra Blizzcon 2018!
A confiança foi sendo adquirida jogo a jogo, primeiro contra a Rússia, depois contra Grécia, Singapura e, enfim, a difícil partida contra a Espanha, que definitivamente injetou a confiança necessária para a arrancada final: “A vitória nos garantiria no Top 16. A série estava empatada em 2×2 e a match era Even Warlock (nós) contra Malygos Druid (eles). Quando eles deram naturalizar e queimaram nosso Gul’dan, muita gente achou que o jogo estava perdido. Porém, conseguimos jogar de forma agressiva e vencemos a série”, relata Rase, que definiu este como seu momento favorito durante a campanha.
Hearthstone na Blizzcon: Anúncio do Ringue do Rastakhan e Brasil na final do HGG (Novembro)
Na Blizzcon em 2018 tivemos o anúncio do Ringue do Rastakhan, nova expansão com a temática dos trolls Zandalari. Com o evento os jogadores também garantiram recompensas especiais: 2 cards dourados na sexta-feira, 02 de novembro (do Alinhador Astral e do Plano Secreto) e um pacote do Projeto Cabum no sábado (03).
Nos Esports, o Brasil entrou para a história ao chegar na final do HGG e enfrentaram a China. Os chineses tiveram uma performance irretocável e a dose ideal de sorte, levando a série por 3×0 sem maiores dificuldades.
O último confronto veio com muita sorte pros chineses, com um Príncipe Keleseth no começo, mais os Estratores de Saronita, logo na sequência, ficou difícil para os brasileiros voltarem para o jogo. Conversamos com eles logo após o confronto lá na Blizzcon:
A marca de 100 milhões de jogadores (Novembro)
Pouco depois da Blizzcon 2018, a Blizzard anunciou que o Hearthstone ultrapassou 100 milhões de jogadores em todo o mundo! Eles anunciaram a marca em um vídeo especial de agradecimento:
O nosso card reveal de Rastakhan! (Novembro)
A cada expansão a Blizzard envia diversos cards para a comunidade, onde streamers, criadores de conteúdo, jornalistas e sites revelam novos cards para os jogadores. E nós revelamos um card pro mundo! O Chicote do Suserano é uma arma de Guerreiro 2/4 com “Depois que você jogar um lacaio, cause 1 de dano a ele”. Saiba mais aqui e veja também todos os cards do Ringue do Rastakhan em nosso Guia Visual!
Anúncio das mudanças nos torneios para 2019 (Novembro)
Em 2019 teremos diversas mudanças, com classificatórias, torneios presenciais globais e uma competição principal, que começará após o HCT World Championship e chega ao clímax com um encerramento épico no fim do ano! Com as mudanças eles irão abandonar o formato conquista.
“Basicamente, queremos que Hearthstone reflita melhor, como e-sport, a experiência de jogar, sendo mais fácil de acompanhar por novos espectadores. O novo formato, que será revelado nos próximos meses, poderá ser jogado em todo o ecossistema.”
Confira abaixo um vídeo detalhando as mudanças:
Lançamento do Ringue do Rastakhan (Dezembro)
Em dezembro tivemos o lançamento do Ringue do Rastakhan, terceira expansão este ano em Hearthstone e com temática dos trolls Zandalari. Os embates acontecem na Arena Gurubashi e foi adicionado a palavra-chave Massacre, que acionam efeitos extras quando matam um lacaio causando dano que exceda a vida dele.
Também tivemos cards de Espírito (que ficam com furtividade no primeiro turno que entram na mesa) e os Loas, que são lendários de alto poder. Veja abaixo os tipos de cards adicionados na expansão:
Ringue do Rastakhan | ||
![]() |
![]() |
![]() |
Adote um Loa (Dezembro)
Em uma iniciativa muito bonita da Blizzard, eles firmaram uma parceria com o abrigo Adote um Focinho para representar a essência de cada loa com Cães Fofos de Cosplay. As fantasias foram criadas por Vinicius “Ironside” Mendonça e Rafael “DKosmaker” Pereira. O Rafael nunca tinha criado cosplay pra dogs e eles encararam o desafio com a maior alegria e fez novas versões caninas pra lá de criativas dos loa do Ringue do Rastakhan. Tudo por uma boa causa!
O Card na Manga também esteve por lá! Saiba como foi!
Você pode adotar no site oficial!
Sessão no Ringue (Dezembro)
Lançada em 13 de dezembro, a Sessão no Ringue é a aventura de 1 jogador do Ringue do Rastakhan. Você deve escolher um Santuário (de 3 opções aleatórias) e tem de derrotar 8 chefes, com o deck sendo montado aos poucos a cada vitória, similar às aventuras anteriores. Cada Santuário representa uma classe e um Loa e tem de sempre inutilizar o santuário adversário, e assim ir bem em cada confronto.

Corrida por Rastakhan e Desafio na Taverna com Joel Santana (Dezembro)
Também em dezembro tivemos 2 acontecimentos interessantíssimos para os jogadores aqui no Brasil! a Blizzard chamou o técnico Joel Santana, usando as suas técnicas de treinamento na webserie “Desafio da Taverna: Treinando Hearthstone com Joel Santana”. Ao longo de 3 episódios, Joel usou suas habilidades de treinador vitorioso, ajudando o Igor3K a usar os cards e mecânicas da nova expansão de Hearthstone: Ringue do Rastakhan!
Em 16 de dezembro os jogadores participaram da Corrida por Rastakhan, um desafio de corrida de obstáculos que aconteceu em Interlagos, e o Card na Manga esteve no evento! Veja abaixo como que foi:
Balanceamentos: Nerfs no Ladino Arma e no Paladino Ímpar
Nos últimos dias ocorreu uma nova rodada de balanceamentos, com mudanças em cards que reduziram totalmente a potencialidade de decks considerados “overpower”: as principais foram mudança do Subir de Nível, que agora terá 6 de mana (que era praticamente o coração dos decks de Paladino Ímpar com Recrutas, e agora o arquétipo perdeu muita eficácia no Modo Padrão) e no Veneno Sorvedouro, que adicionava o efeito de Roubar Vida permanente às armas de Ladino (sobretudo a Ruína dos Reis). Como isso aumentava absurdamente a potencialidade de decks de Ladino Arma com a Ruína dos Reis, a mudança do card (que agora adiciona o efeito apenas por 1 turno) deixará o jogo mais equilibrado para quem for enfrentar a classe.

Para a classe Druida, as mudanças deixam o deck mais lento, com diversos jogadores comentando que as mudanças vão direto na Infestação Total, que muitas vezes muda os rumos do confronto dependendo do ponto que ele é utilizado nas partidas. E em Xamã, uma alteração no Extratores de Saronita, que, apesar de ser um card neutro, afetava diretamente o Calafrarte, que era usado muitas vezes em uma mesma partida. Com isso o efeito multiplicador do lendário de Xamã reduziu bastante.
Feliz Ano Novo a você, amigo e leitor do Card na Manga e que 2019 seja ainda melhor!