Versão Beta
Close

Após as mudanças de dezembro em Hearthstone, como que fica o formato livre?

Comentamos sobre as alterações de balanceamento de dezembro de Hearthstone, e como que deve ficar o Formato Livre

Salve a todos! Passaram alguns dias desde o lançamento do patch de balanceamento surpresa, que nerfou diversos cards relevantes tanto pro modo padrão quanto pro modo livre, nesse artigo eu vou comentar um pouco sobre como deve ficar a situação dos decks que esses cards eram estrelas, sobre como deve ficar a situação dos decks que eram fortes e fracos contra esses decks (que sofreram nerfs) e também a situação do formato como um todo.

Caso tenha alguma dica ou sugestão, deixem suas opiniões nos comentários!

Veneno Sorvedouro e o Ladino Mill

Veneno Sorvedouro Card de Hearthstone
Veneno Sorvedouro

Vamos começar falando sobre o nerf que provavelmente vai ser o mais impactante para o formato. O fato do Veneno Sorvedouro custar 1 a menos agora não é o suficiente para fazer valer o fato de que ele só ficará ativo por um turno, sendo assim o Ladino Kingsbane Mill que era um dos decks mais populares e poderosos do formato provavelmente deve desaparecer. Outros decks do arquétipo Mill como Ladino Mill N’zoth e Druida Fadiga vão receber mais atenção no formato neste início do novo meta, e provavelmente algum deles devem subir alguns tiers pela necessidade que o meta livre tem de ter um deck Mill.

Com a queda de popularidade e eficiência do Ladino Kingsbane Mill, o Sacerdote Big vai se tornar muito mais opressor e tóxico no formato (já que ele perdeu o seu maior counter, e não recebeu alteração nenhuma), além de tudo Druidas Combo também estão em baixa desde os últimos nerfs, fazendo com que os dois decks mais fortes contra Sacerdote Big não existam mais no meta após esse patch.

Ruína dos Reis Card de Hearthstone
Ruína dos Reis

Por causa desse fator eu não gostei do nerf no Veneno Sorvedouro, o Sacerdote Big precisava de counters para não sair completamente do controle (como era no meta da Naga Bruxa do Mar) e agora sem eles provavelmente estaremos entrando numa era sombria no formato, com 4 meses de Xamã Par, Ladino Impar e principalmente Sacerdote Big dominando completamente as partidas ranqueadas.

Subiu de Nivel e o Paladino Impar

Subiu de Nível - Card de Hearthstone
Subiu de Nível - Card de Hearthstone

Esse nerf foi bem objetivo, subindo o custo do card Subiu de Nível para 6 você não só torna o seu uso mais lento, o seu impacto menor em relação ao valor na curva, porém você também impede que decks Baku ou Ímpar usem o card, fazendo com que o Paladino Ímpar não possua mais tantas formas de buffar os próprios recrutas. Como podemos perceber esse nerf é mais focado no padrão, onde o Paladino Ímpar era um dos decks agressivos mais opressores, ainda mais por conta da escassez de remoções e principalmente a consistência que o poder heroico da Baku traz a classe Paladino.

Contudo no livre esse nerf também foi extremamente relevante, Paladino Ímpar era um dos principais decks agressivos no formato também, mas não só isso, ele era o counter direto do Ladino Ímpar (que é o deck mais agressivo do formato), e também era counter de decks que não tem fácil acesso a muitas remoções, já que o deck tinha uma capacidade quase infinita de colocar pressão na mesa. O grande diferencial no livre, é que ao invés de 4 cards que buffam os recrutas, os Paladinos só vão poder usar 2, isso claramente vai fazer o deck sair do Tier 1 do formato, porém não necessariamente o fará sumir do meta.

O deck ainda continua podendo criar uma presença de mesa muito forte, e mesmo o Subiu de Nível sendo umas das principais formas de segurar a pressão e virar a partida contra decks mais agressivos, o deck deve se adaptar para se sair bem sem a presença desse card.

Em geral esse nerf é bem positivo para o formato, já que os decks agressivos do Paladino estavam bem saturados e pouco diversificados graças ao grande número de vantagens que a Baku te dava ao montar sua lista.

Saronitas e o Xamã Calafrarte

Extratores de Saronita - Card de Hearthstone PTBR
Extratores de Saronita - Card de Hearthstone PTBR

Esse nerf na real foi insignificante para o metagame do formato: claro que o Xamã Calafrarte se tornou ainda pior, e provavelmente não verá mais jogo nenhum no livre somente em forma de meme. Os Xamã Calafrarte Reno por outro lado, não jogam tanto em volta do combo mas sim em ser um deck controle com bastante valor, provavelmente vão continuar presentes no meta mas mesmo assim também vão perder força.

Em geral esse nerf foi especificamente para balancear o meta padrão, impedindo que o Xamã Calafrarte dominasse os torneios daquele formato. No livre o Calafrarte já era lento demais para funcionar e agora com esse nerf se tornou ainda mais inconsistente.

O nerf também afetou decks que usam buffs de mão ou Keleseth, já que a cópia do Saronita não recebe o bônus quando jogada. Após esse balanceamento, com tudo isso em mente, podemos imaginar que o Saronita não irá mais ver jogo nenhum no livre, já que se fosse só pelo provocar o formato tem diversas opções melhores.

Nutrir, Crescimento Silvestre e os decks lentos do Druida

Nutrir - Card de Hearthstone - Versão Atual com 6 manas
Nutrir - Card de Hearthstone - Versão Atual com 6 manas

Esse nerf com certeza foi o mais impactante para a construção de decks no formato livre. Druida que já tinha sofrido bastante em seus arquétipos combo com o nerf da Aviana, mais uma vez recebe um ataque violento do balanceamento, a classe já estava numa situação bem mais saudável do que no meta passado, possuindo apenas um deck tier 1, um deck tier 2 e dois decks tier 3. Porém com essas mudanças críticas podemos afirmar tranquilamente que esse decks vão ficar absurdamente mais fracos.

A mudança de um no custo de mana pode não parecer muita coisa, mas para uma classe que durante a maior parte do jogo teve como identidade ganhar cristais de mana rápido, fazer esse processo mais lento logicamente vai tornar a classe muito inferior. Nutrir custando 6 mana possivelmente ainda vai ver jogo na maioria dos decks de Druida, mais focado na sua compra de card do que no ganho de cristais porém ainda continua sendo um ótimo card, já o Crescimento Silvestre agora é um card estritamente pior que o Crescimento de Jade (exceto pelo fato de que pode se ciclar no fim de jogo) e provavelmente deve sumir das listas de Druida do formato.

Concluindo esse pensamento temos como deve ficar a situação dos decks da classe. Os combos que já tinham problemas na consistência se tornaram ainda menos consistentes e ainda mais lentos, fazendo com que Druida deixe de ser uma classe tão combo-cêntrica (dando espaço para Paladino e Mago tomarem esse papel) e foque mais no valor e no ganho de armadura, e por fim o Druida Jade vai sofrer um grande impacto porém provavelmente não deve cair abaixo do Tier 2.

Conclusão

Em geral os nerfs foram muito benéficos para o formato. Paladino Ímpar e Druidas Combo, Jade e Valor eram decks com uma força bem acima da média, e quando eles compravam bem era bem difícil de conseguir responder ou voltar para a partida. Por outro lado o nerf no Saronita é irrelevante e não modificaria em nada o meta do formato se tivesse sido nerfado sozinho

Para o Veneno Sorvedouro, esse sim acabou sendo prejudicial ao formato, mesmo o Ladino Mill sendo um deck bem forte, e para muitos até um deck tóxico, o deck era bem balanceado e sua fraqueza contra decks agressivos o tornava justo no formato. Apesar disso, o fator mais relevante é que ele era o principal counter do deck mais tóxico da história do formato livre, isso me deixa bem preocupado com a saúde do formato.

Já rolaram 4 atualizações de nerf que interferem massivamente no modo livre (1.Remendo, 2.Naga, 3.Aviana e agora 4.Crescimento Silvestre), nessas 4 ondas de nerfs, decks poderosos contra o Sacerdote Big foram extremamente enfraquecidos e o Sacerdote passou sem nenhuma alteração, o problema disso é bem simples: caso não surja uma lista extremamente counter do Big, o deck irá se tornar ainda mais presente no formato, diminuindo a variedade de decks no meta e principalmente tornando a construção de decks no formato extremamente limitada.

Redator e Jogador do Formato Livre, alguns me conhecem como Cientista Louco. Jogo desdo beta e sempre buscando testar novos decks e novos combos para o Modo Livre. Email: gabriel.dias@cardnamanga.com.br